Presidente do PR PR nos estados Manchetes Download Hino Nacional do Brasil
História do PR Fale com o PR Notícias Republicanas Manual de Aplicação da Marca PR
Prefeituras do PR Ficha de Filiação ao PR Fotos dos Deputados do PR Assessoria Jurídica
Vereadores do PR Fórum Republicano Fotos dos Senadores do PR Vinheta do PR
Estatuto do Partido da República Manifesto do Partido da República Código de Ética do Partido da República Programa do Partido da República
 

Leia Notícias do Correio 22

Ícone do Windows Media Player
Clique no ícone do Media Player para assistir ou fazer download do vídeo em wmv
 
Ícone do Youtube
Clique no ícone acima para conhecer a Biblioteca de Vídeos do PR no You Tube
 
Ícone do WhatsApp
Clique no ícone acima para fazer download do vídeo em MP4 e enviar pelo WhatsApp
 
Ícone do QuickTime
Clique no ícone acima para assistir ou fazer download do vídeo em Quick Time (plataformas da apple)
 
26/10/2015 — Para assistir o vídeo do lado esquerdo da tela, você precisa instalar o Flash player
 
 
Senador Wellington Fagundes (PR-MT)
Senador Wellington Fagundes (PR-MT)
Brasília – O senado Federal aprovou, na última semana, a instalação de uma Comissão Externa, a ser formada por três senadores, que se se deslocarão até a cidade de Pontes e Lacerda, no Oeste de Mato Grosso, para avaliar e sugerir medidas que possam proteger os interesses maiores da população.

O município vive sob a iminência de um conflito por causa da descoberta de uma mina de ouro, que levou para a região mais de 5 mil garimpeiros em apenas 60 dias. O pedido para instalação da comissão foi encaminhado pelo senador Wellington Fagundes (PR-MT).

Fagundes pediu atenção do Governo Federal para regularizar a extração do ouro e assegurar serviços básicos a essas pessoas, evitando tragédias - como os soterramentos - e a violência no município. “Todos sabem o que aconteceu em Serra Pelada. Virou até livro, filme. Ali houve um problema social muito grande. E é o que já está acontecendo em Pontes e Lacerda”, destacou o republicano.

Aos senadores, Fagundes reportou que a Prefeitura não está preparada para atender a demanda das necessidades criada a partir da ‘corrida pelo ouro’ que se estabeleceu no município, precisamente na Serra da Borda. O senador observou que, por causa do elevado número de pessoas chegando à cidade e da pequena oferta de produtos, um litro de leite em Pontes e Lacerda chega a custar R$ 20,00.

Na semana passada, a Justiça determinou o fechamento imediato do local, que não possui licença do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) para exploração da área.
A notícia de esvaziamento do garimpo acirrou os ânimos dos garimpeiros, que prometem resistir à desocupação. Empresas mineradoras reivindicam a posse para a extração dos minérios locais.

“O caso parece exigir uma intervenção política, uma vez que existe uma cooperativa de garimpeiros que requere a legalização da exploração, situação que pode demandar tempo por conta de estudos e da própria burocracia dos órgãos de controle”, ressaltou o senador, que, na última semana, esteve com o prefeito Donizete Barbosa no Ministério das Minas e Energia e também no DNPM em busca de uma solução.

Em pronunciamento na tribuna do Senado, o senador afirmou que, além da questão ambiental, se preocupa com a questão da segurança, já que houve registro de acidentes, como o que vitimou quatro pessoas - que por pouco não acabaram soterradas.

Outra situação determinante é a questão da proximidade da cidade à fronteira com a Bolívia. Fagundes teme a ação mais efetiva do narcotráfico em função da exploração mineral desordenada. Fora isso, há risco, conforme exporto por veículos de comunicação, de garimpeiros que não conseguirem êxito na aventura acabarem sendo recrutados pelos traficantes.



Fonte: Assessoria de imprensa do senador
Topo


© - 2007 www.partidodarepublica.org.br - Todos os direitos reservados

SEDE NACIONAL DO PARTIDO DA REPÚBLICA

ENDEREÇO:

SHS quadra 6 Bloco A sala 903 - Brasil XXI . CEP: 70.316-102 - Asa Sul . Brasília-DF




Tel.: (61) 3202-9922



Mais uma realização do Instituto Alvaro Valle Tel.: (61) 3202-9922


LEAD         TVNEWSWEB

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing

SHIN CA 09 LT 16 SALA 115 - ED. GREEN HILLS - LAGO NORTE CEP: 71503-509

http://www.leadbrasilia.com.br/

http://www.tvnewsweb.com.br/