Presidente do PR PR nos estados Manchetes Download Hino Nacional do Brasil
História do PR Fale com o PR Notícias Republicanas Manual de Aplicação da Marca PR
Prefeituras do PR Ficha de Filiação ao PR Fotos dos Deputados do PR Assessoria Jurídica
Vereadores do PR Fórum Republicano Fotos dos Senadores do PR Vinheta do PR
Estatuto do Partido da República Manifesto do Partido da República Código de Ética do Partido da República Programa do Partido da República
 

Notícias do Correio 22 - Partido da República

29/09/2015
 
 
Senador Wellington Fagundes (PR-MT)
Senador Wellington Fagundes (PR-MT) (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)
Brasília - Ao participar na última quinta-feira, 24, de sessão especial para celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, realizada pelo Senado Federal, o senador Wellington Fagundes (PR-MT) disse que “não se mede a grandeza de um País apenas por sua economia, seus recursos naturais ou por sua extensão”. Segundo ele, “mede-se a grandeza de um País também pelo respeito que o Estado demonstra a seus cidadãos” e ainda “pelo grau de civilidade com que as pessoas são tratadas, e pela observância aos princípios dos direitos humanos”.

Comparando a primeira Constituição do Brasil com a atual e ainda as evoluções registradas no Estatuto da Pessoa com Deficiência recém aprovado e sancionado, o republicano destacou “o ganho de estatura” que o segmento conquistou no Brasil. E fez questão de enaltercer a luta de “homens e mulheres, com ou sem deficiência” que atuaram para viabilizar o que classificou como “evolução civilizatória”.

“Os dispositivos constitucionais que tratam de questões relativas à deficiência são frutos de quase 40 anos de trabalho dos movimentos das pessoas com deficiência. Cada artigo, parágrafo e alínea de nossa Constituição que se refere a essas pessoas foi uma vitória obtida após muita luta e empenho” - disse.
Vice-líder do Governo no Senado, Fagundes ressaltou que as pessoas com deficiência “não querem ser objeto de piedade” e também “não querem ser vistas como incapazes, ou apenas como pacientes”. Depois de destacar as lutas históricas, o senador republicano lembrou que os deficientes querem “ser reconhecidos como capazes e autônomos; querem ser donos de seus destinos e exercitar seus direitos como qualquer outro cidadão”.

Para ele, a acessibilidade “deve ser uma preocupação constante do Estado e dos demais cidadãos brasileiros, por uma questão de equidade, não de caridade”. E arrematou: “Fazer com que essa visão se torne comum, que todos entendam que as pessoas com deficiência têm tanto direito ao exercício da cidadania quanto qualquer outro brasileiro, é o grande desafio a ser vencido”.

Na mesma solenidade, aconteceu a entrega da Comenda Dorina de Gouvêa Nowill, uma das mais atuantes defensoras das pessoas com deficiência no Brasil. Foram agraciadas com a honraria instituída pelo Senado: Aracy Maria de Silva Lêdo, Loni Elisete Manica, Mara Gabrilli, Maria Luiza Costa Câmera, Roseane Cavalcante de Freitas e Solange Sotelo Pinheiro Calmon. “Cada uma dessas agraciadas, a seu modo, mantém de pé a luta pelas pessoas com deficiência, um trabalho longo, árduo, multifacetado e que ainda está longe de terminar” - acrescentou.



Fonte: Assessoria de Imprensa do senador
Topo


© - 2007 www.partidodarepublica.org.br - Todos os direitos reservados

SEDE NACIONAL DO PARTIDO DA REPÚBLICA

ENDEREÇO:

SHS quadra 6 Bloco A sala 903 - Brasil XXI . CEP: 70.316-102 - Asa Sul . Brasília-DF




Tel.: - (61) 32029922



Mais uma realização do Instituto Alvaro Valle Tel.: - (61) 32029922


LEAD         TVNEWSWEB

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing

SHIN CA 09 LT 16 SALA 115 - ED. GREEN HILLS - LAGO NORTE CEP: 71503-509

http://www.leadbrasilia.com.br/

http://www.tvnewsweb.com.br/