Presidente do PR PR nos estados Manchetes Download Hino Nacional do Brasil
História do PR Fale com o PR Notícias Republicanas Manual de Aplicação da Marca PR
Prefeituras do PR Ficha de Filiação ao PR Fotos dos Deputados do PR Assessoria Jurídica
Vereadores do PR Fórum Republicano Fotos dos Senadores do PR Vinheta do PR
Estatuto do Partido da República Manifesto do Partido da República Código de Ética do Partido da República Programa do Partido da República
 

Leia Notícias do Correio 22

  09/11/2011
 
   
deputado Luciano Castro (PR-RR)
Deputado Luciano Castro (PR-RR)
O projeto de reforma política, de autoria do deputado Henrique Fontana (PT-RS) teve sua votação adiada na comissão especial que analisa o assunto, no último dia 26 de outubro.

Depois que o relator alterou pontos da proposta de sistema de votação nas eleições proporcionais, o deputado Luciano Castro (PR-RR) pediu questão de ordem para que a comissão tivesse mais tempo de análise do novo projeto. "Como ele veio com novo relatório, nós entendemos que deve ter um novo prazo de emendas", destacou o republicano.

Segundo o projeto, o número de vagas obtido pelos partidos será determinado por meio do sistema das maiores médias, a chamada Fórmula D'Hondt (adotada em países como Bélgica, Áustria, Dinamarca e Noruega).

Por essa alternativa, o partido que recebe a maior quantidade de votos garante a primeira cadeira na Câmara e tem sua quantidade de votos dividida por dois. A próxima cadeira é distribuída à legenda que estiver com a maior quantidade de votos no momento.

Se a vaga for preenchida pelo mesmo partido que ocupou a primeira cadeira, a legenda tem novamente seu total de votos dividido, agora por três.
Se a vaga for ocupada por outro partido, ele tem seus votos divididos por dois para a escolha da terceira cadeira. Assim, sucessivamente, o cálculo é feito até a conclusão da quantidade de vagas daquela unidade federativa na Câmara.

"A possibilidade de votarmos esse relatório como está proposto é mínima. Entendemos que a proposta beneficia em especial aos partidos com maior estrutura partidária de longo tempo, como caso o PT", ressaltou Luciano Castro. "Nós temos que ter um sistema que possa criar um equilíbrio partidário, por isso que nós defendemos um maior tempo para análise até porque ele está propondo mudança do sistema eleitoral e de forma muito drástica", analisou o parlamentar, concluindo: "Isso nos causa preocupação em especial aos partidos de médio porte como o PR".



 

Clique no ícone do Media Player para assistir ou fazer download do vídeo em wmv
 

Clique no ícone acima para conhecer a Biblioteca de Vídeos do PR no You Tube
 
 

Clique no ícone acima para assistir ou fazer download do vídeo em Quick Time (plataformas da apple)
 
   




LEAD         TVNEWSWEB

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing

SCN Qd. 2 Bl. D Torre A Sala 225 Brasília - DF - CEP: 70712-904

http://www.leadbrasilia.com.br/

http://www.tvnewsweb.com.br/

© - 2007 www.partidodarepublica.org.br - Todos os direitos reservados

SHS quadra 6 Bloco A sala 903 - Brasil 21 . CEP: 70.316-102 - Asa Sul . Brasília-DF



Tel.: - (61) 32029922



Mais uma realização do Instituto Alvaro Valle Tel.: - (61) 32029922