Presidente do PR PR nos estados Manchetes Download Hino Nacional do Brasil
História do PR Fale com o PR Notícias Republicanas Manual de Aplicação da Marca PR
Prefeituras do PR Ficha de Filiação ao PR Fotos dos Deputados do PR Assessoria Jurídica
Vereadores do PR Fórum Republicano Fotos dos Senadores do PR Vinheta do PR
Estatuto do Partido da República Manifesto do Partido da República Código de Ética do Partido da República Programa do Partido da República
 

Notícias do Correio 22 - Partido da República

 
  07/11/2011
   
Secretário Estadual de Saúde atende demandas da Frente Parlamentar do Alto Tietê e anuncia medidas para contemplar a região
Secretário Estadual de Saúde atende demandas da Frente Parlamentar do Alto Tietê e anuncia medidas para contemplar a região
Até o final do ano, Estado deverá concluir estudo de toda a região, visando alterações e adequações das ações do governo a fim de racionalizar o uso dos recursos público.

Nesta sexta-feira (4), a Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Alto Tietê, coordenada pelo deputado estadual André do Prado, reuniu-se com o secretário estadual de Saúde, Giovanni Guido Cerri, para apresentar a ele o trabalho efetuado após a jornada de reuniões e visitas a 3 hospitais do Alto Tietê - Luzia de Pinho Melo - Mogi das Cruzes, Hospital Geral de Itaquaquecetuba - Santa Marcelina e Hospital Dr. Osíris Florindo Coelho - Ferraz de Vasconcelos.
Estiveram presentes à reunião os deputados André do Prado (PR) e Luis Carlos Gondim (PPS), além do presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), prefeito Abel Larini (Arujá), e da secretária de saúde de Biritiba-Mirim, Virginia Leme, representando o colegiado de secretários da região.

Os parlamentares entregaram ao secretário de Saúde uma planilha contendo um resumo da realidade de cada hospital, em que constavam os pleitos de credenciamento, recursos para custeio, manutenção, reforma e ampliação de unidades hospitalares.

Questionado por André do Prado após discussão dos assuntos, ficou acertado que até o final deste ano a Secretaria Estadual de Saúde concluirá um estudo de toda a região do Alto Tietê, visando alterações e adequações das ações do governo a fim de racionalizar o uso dos recursos públicos.

Também ficou o compromisso de o Estado concluir um estudo com relação aos hospitais estaduais, não descartando a hipótese de um aporte financeiro, visando melhorar este atendimento regionalizado. "Entregamos ao secretário de Saúde o relatório contendo um panorama da saúde regional diante das vistorias in loco em cada unidade. Elencamos as necessidades prioritárias deste setor, com possibilidade da contemplação pelo Governo do Estado de São Paulo nas demandas e necessidades da região", destacou André do Prado ao afirmar que a regionalização já faz parte do sistema de saúde, mas "é necessária uma implementação mais robusta".

Enfatizada por Prado como umas das principais necessidades do Alto Tietê, a implantação de mais leitos hospitalares na região será atendida pelo Estado. A princípio, conforme se comprometeu o secretário Guido Cerri, em aproximadamente seis meses, o hospital regional Doutor Arnaldo Pezzuti Cavalcante, no distrito de Jundiapeba -Mogi das Cruzes, atenderá os municípios do Alto Tietê, ampliando a capacidade de atendimentos com mais 110 leitos da unidade, que, segundo o secretário de Saúde, ficará à disposição da região.

"Já é um grande avanço, pois esta unidade atenderá a nossa região e desafogará as demandas dos hospitais Luzia, Santa Marcelina e Osíris Florindo Coelho. Além disso, ficou garantido que o Estado já está fazendo um estudo e, diante das necessidades de mais leitos de UTI, atenderá o Alto Tietê no que for necessário", pontuou Prado.

Outra grande conquista anunciada pelo secretário Guido Cerri foi à instalação de um aparelho de ressonância magnética no Luzia de Pinho Melo. "O hospital, ao receber esse importante aparelho, poderá resolver a deficiência desse atendimento na região, afinal o Luzia é uma unidade que atende casos complexos, ocasionando graves problemas ao ter que transferir um paciente para fazer um exame como este. Ficamos satisfeitos com essa notícia", disse Prado.

Com relação à implantação de uma Unidade Hospitalar em Suzano, Guido Cerri afirmou que este pleito é viável, haja vista que o projeto de ampliação do Hospital das Clínicas no município está pronto e deverá ser apresentado em breve para o governador. "O projeto prevê a construção de um novo prédio nas dependências do HC", ressaltou Giovanni. A instalação de uma Clínica de Recuperação de Dependentes Químicos no Alto Tietê também é prioridade para o secretário de saúde. "Já me posicionei com relação a essa demanda e reafirmo que a região tem prioridade devido aos estudos técnicos que identificaram essa deficiência".

A situação das santas casas na região, a maioria delas deficitária, foi outro tema abordado. "Nossas próximas visitas serão nestas instituições, apontaremos as necessidades latentes nas santas casas e vamos trabalhar para garantir melhorias nestas unidades do Alto Tietê", afirmou André do Prado.

Outra questão abordada por Prado foi à contribuição do Estado para o repasse de recursos à atenção básica dos municípios do Alto Tietê. "A boa notícia é que o secretário afirmou a intenção do Estado em reforçar a atenção básica, inclusive com o repasse de recursos do BIRD (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento), para melhorar o atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS)", comemorou o presidente do grupo.

A implementação de um Serviço de Verificação de Óbito (SVO) Regional para melhoria da saúde pública, também apontada pelo grupo como uma necessidade. "Já existe um projeto na Secretaria que está em análise", disse o secretário Guido Cerri.

Por fim, os deputados André do Prado e Gondim ponderaram que, de acordo com as diligências feitas nos hospitais, fica evidenciado que a região necessita mais da intervenção do Estado no sentido sanar os problemas regionais; que as condições físicas e de atendimento das unidades de saúde sejam melhoradas; que o setor de saúde do Alto Tietê receba investimentos expressivos. "O secretário foi muito receptivo com o que foi apresentado, afirmando que está sensível a realidade da região, e que priorizará nas ações do Estado o Alto Tietê", disse André Prado ao enfatizar que a Frente Parlamentar acompanhará e cobrará ações concretas da pasta diante do que foi comprometido.

Ainda na opinião do deputado André do Prado, a reunião foi proveitosa por iniciar uma pauta de discussão dos parlamentares do Alto Tietê diretamente com a Secretaria Estadual de Saúde, visando à melhoria das condições regionais de atendimento da saúde pública na região.



Fonte: Clarissa Johara
Assessora de Imprensa
Deputado André do Prado
Cel: 11- 7776-7026
   




LEAD         TVNEWSWEB

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing

SCN Qd. 2 Bl. D Torre A Sala 225 Brasília - DF - CEP: 70712-904

http://www.leadbrasilia.com.br/

http://www.tvnewsweb.com.br/

© - 2007 www.partidodarepublica.org.br - Todos os direitos reservados

SHS quadra 6 Bloco A sala 903 - Brasil 21 . CEP: 70.316-102 - Asa Sul . Brasília-DF



Tel.: - (61) 32029922



Mais uma realização do Instituto Alvaro Valle Tel.: - (61) 32029922