Presidente do PR PR nos estados Manchetes Download Hino Nacional do Brasil
História do PR Fale com o PR Notícias Republicanas Manual de Aplicação da Marca PR
Prefeituras do PR Ficha de Filiação ao PR Fotos dos Deputados do PR Assessoria Jurídica
Vereadores do PR Fórum Republicano Fotos dos Senadores do PR Vinheta do PR
Estatuto do Partido da República Manifesto do Partido da República Código de Ética do Partido da República Programa do Partido da República
 

Notícias do Correio 22 - Partido da República

 
  03/11/2011
   
Laércio defende investimentos na região citrícola e no Baixo São Francisco
Laércio defende investimentos na região citrícola e no Baixo São Francisco
Chamar atenção para a situação da região citrícola de Sergipe e para rizicultura do Baixo São Francisco. Esse foi o objetivo do deputado federal Laércio Oliveira (PR/SE) ao discursar no Plenário da Câmara dos Deputados. Ele destacou que essas atividades econômicas já tiveram um passado glorioso e que atualmente precisam de políticas públicas para retomar a prosperidade.

"A citricultura possuía 50 mil hectares de área plantada, levando Sergipe à posição de sexto produtor mundial de laranja, o segundo nacional e o primeiro nas regiões Norte e Nordeste. Esse passado glorioso se transformou em um presente no qual a maioria dos produtores encontra-se endividada e a área de plantio se reduziu a 35 mil hectares", disse o parlamentar.

Dentre os problemas, Laércio destacou profissionais desmotivados, a falta de pesquisa científica e uma defesa sanitária fragilizada e inoperante, que favorece a entrada em Sergipe de frutos oriundos de outros estados, muitas vezes contaminados com pragas e doenças.

O parlamentar falou também sobre a produção de arroz, uma atividade de enorme relevância social, haja vista ser desenvolvida prioritariamente por pequenos produtores. Eles se concentram nas áreas inundáveis em torno de perímetros irrigados de Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume. Ele destacou que mesmo sem as cheias do Rio São Francisco, a produção de arroz persiste por causa da irrigação, mas os equipamentos estão obsoletos, têm mais de trinta anos de uso.
Dados levantados pela equipe técnica da Companhia De Desenvolvimento Do Vale Do São Francisco - a Codevasf - mostram que, na safra do verão de 2010, em uma área colhida de 3,2 mil hectares foram produzidas 20,6 mil toneladas de arroz.

Essa produção gera, na região de abrangência dos perímetros irrigados, uma receita bruta de quase nove milhões de reais, além de criar cerca de cinco mil empregos diretos e indiretos. "Mas é a metade do que se poderia contabilizar, se fosse desenvolvido todo o potencial produtivo da área. O sucateamento dos equipamentos e a estrutura inicialmente feita para a obtenção de duas safras anuais hoje viabiliza apenas uma safra ao ano. Isso significa que deixam de ser gerados cerca de cinco mil novos empregos por ano, além se perder a circulação de recursos da ordem de quase dez milhões de reais no mesmo período", informou.



Fonte: Carla Passos
Assessoria de imprensa do deputado federal Laércio Oliveira
(61) 3215-5629
(61)8183-8643
www.laerciooliveira.com.br
www.twitter.com/laerciofederal
   




LEAD         TVNEWSWEB

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing

SCN Qd. 2 Bl. D Torre A Sala 225 Brasília - DF - CEP: 70712-904

http://www.leadbrasilia.com.br/

http://www.tvnewsweb.com.br/

© - 2007 www.partidodarepublica.org.br - Todos os direitos reservados

SHS quadra 6 Bloco A sala 903 - Brasil 21 . CEP: 70.316-102 - Asa Sul . Brasília-DF



Tel.: - (61) 32029922



Mais uma realização do Instituto Alvaro Valle Tel.: - (61) 32029922