Presidente do PR PR nos estados Manchetes Download Hino Nacional do Brasil
História do PR Fale com o PR Notícias Republicanas Manual de Aplicação da Marca PR
Prefeituras do PR Ficha de Filiação ao PR Fotos dos Deputados do PR Assessoria Jurídica
Vereadores do PR Fórum Republicano Fotos dos Senadores do PR Vinheta do PR
Estatuto do Partido da República Manifesto do Partido da República Código de Ética do Partido da República Programa do Partido da República
 

Notícias do Correio 22 - Partido da República

 
  10/10/2011
 
   
Em pronunciamento na última quinta-feira, 6, o senador Blairo Maggi (PR-MT) afirmou que estuda, com outros senadores, uma maneira jurídica de fazer com que o Congresso Nacional aprecie os vetos presidenciais, como determina a Constituição. A questão dos vetos vem à tona em meio à discussão sobre a apreciação do veto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Emenda Ibsen, que prevê a distribuição dos 'royalties' do petróleo por todos os estados e municípios.

- Se for o caso de ter que ir ao Supremo Tribunal Federal para fazer cumprir esse artigo da Constituição, nós devemos ir - defendeu o senador.

De acordo com o artigo 66 da Constituição, quando uma proposição é rejeitada pelo presidente, no todo ou em parte, o veto deve ser apreciado dentro de 30 dias pelos parlamentares, em sessão conjunta. Atualmente, aguardam deliberação vetos relativos a 154 projetos, de acordo com a Secretaria de Coordenação Legislativa do Congresso Nacional. Do total, 41 projetos foram vetados totalmente e 113 contêm vetos parciais a 2.320 dispositivos.

- Nós não podemos nos curvar a isso. Aqui, talvez, nenhum senador se lembre do último veto a ser derrubado. Não se apreciam vetos - afirmou.

Para Blairo Maggi, o Congresso Nacional se enfraquece ao deixar de cumprir uma de suas funções. O senador afirmou que o recurso da derrubada do veto permitiria à Casa fazer o "enfrentamento de idéias" com o Executivo.

- O Congresso Nacional tem tantos projetos bons quantos tem o Executivo mas o que vale é o que o Executivo quer. Só anda, nesta Casa, o que o Executivo deseja e acho que passa da hora do Senado e o Congresso Nacional tomarem para si a responsabilidade de apreciar os vetos que foram colocados.



Fonte: Agência Senado
   




LEAD         TVNEWSWEB

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing

SCN Qd. 2 Bl. D Torre A Sala 225 Brasília - DF - CEP: 70712-904

http://www.leadbrasilia.com.br/

http://www.tvnewsweb.com.br/

© - 2007 www.partidodarepublica.org.br - Todos os direitos reservados

SHS quadra 6 Bloco A sala 903 - Brasil 21 . CEP: 70.316-102 - Asa Sul . Brasília-DF



Tel.: - (61) 32029922



Mais uma realização do Instituto Alvaro Valle Tel.: - (61) 32029922