Presidente do PR PR nos estados Manchetes Download Hino Nacional do Brasil
História do PR Fale com o PR Notícias Republicanas Manual de Aplicação da Marca PR
Prefeituras do PR Ficha de Filiação ao PR Fotos dos Deputados do PR Assessoria Jurídica
Vereadores do PR Fórum Republicano Fotos dos Senadores do PR Vinheta do PR
Estatuto do Partido da República Manifesto do Partido da República Código de Ética do Partido da República Programa do Partido da República
 

Notícias do Correio 22 - Partido da República

 
  28/09/2011
   
Estudante sul-mato-grossense escolhida para integrar Parlamento Jovem da Câmara dos Deputados
Estudante sul-mato-grossense escolhida para integrar Parlamento Jovem da Câmara dos Deputados
O deputado federal Giroto (PR/MS) parabenizou na manhã de hoje (27/09) a sul-mato-grossense Vanessa Kazuko Grauth, que é um dos 77 estudantes de escolas públicas e privadas de todos os estados do País escolhidos para a 8ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro. A estudante participou da Sessão solene de posse dos deputados jovens, realizada no plenário da Câmara dos Deputados.

Os participantes, que foram escolhidos entre quase mil estudantes que elaboraram projetos de lei e os encaminharam às secretarias estaduais de educação, vão mergulhar durante cinco dias no processo legislativo do país e vivenciar a rotina de trabalho dos parlamentares, de acordo com o regimento interno da Câmara. O evento ocorrerá de 26 a 30 de setembro, em Brasília.

De acordo com a Câmara, mais da metade dos projetos apresentados pelos "candidatos a deputado" tratam de educação. Outros temas escolhidos foram economia, saúde, segurança pública, meio ambiente, esporte, cultura. As proposições sugerem desde a inclusão de disciplinas nas grades curriculares das escolas públicas até a adoção de energias renováveis e práticas sustentáveis, por exemplo. Assuntos que fazem parte do universo dos estudantes.
A estudante Vanessa Grauth garantiu sua participação ao apresentar projeto de lei que altera os artigos 26, 35 e 36 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação (Lei 9.394/96). "Eu inclui na grade escolar o ensino obrigatório de organização básica do Estado, do direito do consumidor e do direito ambiental. Infelizmente o jovem tem concepção errônea de política e corrupção. O meu objetivo é mostrar a realidade política, que ela não é só um joguinho. Todos deveriam saber o básico",. Destacou Grauth após a solenidade realizada no Plenário Ulysses Guimarães.

Da sessão solene também participou Fátima Aparecida de Carvalho, técnica pedagógica da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e de Cheila Cristina Vendrami, secretária-adjunta de Estado de Educação. "A secretaria não interfere na elaboração da proposição do estudante, o que fazemos é fornecer todo o material informativo sobre o Parlamento Jovem para as escolas", enfatizou Fátima Carvalho.

Para o deputado Giroto, a experiência da estudante é importante para que "leve ao Estado informações sobre como funciona a Câmara dos Deputados, como é o processo legislativo na elaboração de leis e na tramitação das matérias, bem como é o trabalho parlamentar em comissões, reuniões de bancada, nas frentes parlamentares e no plenário". O parlamentar parabenizou Vanessa Grauth por ter sido um das escolhidas após disputar a vaga com mil concorrentes do país.

Durante o Parlamento Jovem, que vai até o dia 30 deste mês, os estudantes participarão de sessões simuladas, onde vão dar parecer e votar os projetos de sua autoria. Os textos que forem aprovados poderão , se transformar em propostas reais e tramitar normalmente, caso algum deputado ou a Comissão de Legislação Participativa os apresente na Câmara dos Deputados.



Fonte: Clodoaldo Silva
Assessor de Imprensa
Deputado Giroto (PR-MS
   




LEAD         TVNEWSWEB

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing

SCN Qd. 2 Bl. D Torre A Sala 225 Brasília - DF - CEP: 70712-904

http://www.leadbrasilia.com.br/

http://www.tvnewsweb.com.br/

© - 2007 www.partidodarepublica.org.br - Todos os direitos reservados

SHS quadra 6 Bloco A sala 903 - Brasil 21 . CEP: 70.316-102 - Asa Sul . Brasília-DF



Tel.: - (61) 32029922



Mais uma realização do Instituto Alvaro Valle Tel.: - (61) 32029922