|
|

|
|
|
15/09/2011 |
|
|

Senador Alfredo Nascimento (PR-AM)) |
PARECER DE NASCIMENTO À MP DESTRAVA PAUTA DO SENADO |
O Presidente nacional do PR, Senador Alfredo Nascimento (AM), ocupou a Tribuna do Senado na última quarta-feira, 14, para apresentar parecer à Medida Provisória número 533.
Além de destrancar a pauta do Senado - que esperava pela tramitação daquela MP para votar outras matérias -, a iniciativa da liderança republicana encurtou a espera por recursos que permitirão a construção de novas creches e pré-escolas do governo federal.
Sem discordância com relação ao mérito, os senadores aprovaram o PLC 22/2011 que autorizou a União a transferir recursos financeiros com a finalidade de prestar apoio a manutenção de novas creches e pré escolas. O projeto foi elogiado por Senadores do governo e oposição.
A transferência de recursos está estimada em R$ 176 milhões para 2011, R$724 milhões em 2012, R$791 milhões em 2013 e R$ 622 milhões em 2014.
Serão beneficiados apenas os estabelecimentos construídos com recursos de programas federais. |
Leia a íntegra do pronunciamento e o voto do Senador à MP 533
Brasília, 14 de setembro de 2011
SENHOR PRESIDENTE,
SENHORAS SENADORAS, SENHORES SENADORES,
OCUPO A TRIBUNA DESTA CASA PARA TRATAR DE UM ASSUNTO DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA TODOS NÓS, BRASILEIROS, ESPECIALMENTE AQUELES QUE SE INTERESSAM PELA AMPLIAÇÃO DO ACESSO E MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO. ESSE É UM DESAFIO DE LONGO PRAZO PARA O BRASIL, CUJA CONQUISTA MOBILIZARÁ AS DIVERSAS INSTÂNCIAS DOS GOVERNOS E TAMBÉM A NÓS, AQUI, NO PARLAMENTO, NA BUSCA DE SOLUÇÕES E PELA FORMULAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE UMA POLÍTICA QUE PERMITA ÀS GERAÇÕES VINDOURAS UMA FORMAÇÃO MAIS ADEQUADA.
ESSE ESFORÇO TEM DE CONCILIAR O COMBATE INCANSÁVEL AO ANALFABETISMO; A GARANTIA DO ACESSO DE NOSSAS CRIANÇAS AO AMBIENTE ESCOLAR JÁ NA PRIMEIRA INFÂNCIA, POR INTERMÉDIO DOS ESTABELECIMENTOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL; E O APRIMORAMENTO E AMPLIAÇÃO DAS VAGAS NOS ENSINOS FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR.
ESTE NÃO É UM DESAFIO TRIVIAL E A APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS DEPENDE DA APLICAÇÃO CONTINUADA E BEM PLANEJADA DE RECURSOS PÚBLICOS; DA PERSISTÊNCIA E FOCO DOS GOVERNOS; E DA NOSSA ENERGIA E DISCERNIMENTO PARA ACOMPANHAR, COMPREENDER E CONTRIBUIR COM TODA E QUALQUER AÇÃO QUE SIGNIFIQUE, NA PONTA, O MAIS AMPLO ACESSO À EDUCAÇÃO. A DESPEITO DO MUITO QUE TEM SIDO FEITO E DA REDUÇÃO SISTEMÁTICA DOS INDICADORES, O BRASIL AINDA NÃO VENCEU A LUTA CONTRA O ANALFABETISMO: TEMOS HOJE CERCA DE 14 MILHÕES DE BRASILEIROS NESTA CONDIÇÃO, SEGUNDO AS ESTATÍSTICAS MAIS RECENTES.
SENHOR PRESIDENTE, SENHORES SENADORES, O ENFRENTAMENTO DESTE PROBLEMA TEM, NA MINHA AVALIAÇÃO, UM INSTRUMENTO FUNDAMENTAL QUE É A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. PORTA DE ENTRADA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA, AS CRECHES E AS PRÉ-ESCOLAS DESEMPENHAM UM PAPEL DECISIVO PARA QUE TODAS AS OUTRAS AÇÕES VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO TENHAM ÊXITO. EM UM PAÍS DAS DIMENSÕES DO BRASIL - E ONDE O ANALFABETISMO IMPERA ESPECIALMENTE NAS ZONAS RURAIS E NAS REGIÕES MAIS POBRES E DE DIFÍCIL ACESSO - TAIS INSTRUMENTOS TORNAM-SE AINDA MAIS IMPORTANTES PARA CONSTRUIR PONTES SEGURAS ENTRE NOSSAS CRIANÇAS E O ENSINO.
APESAR DO SEU CARÁTER ESTRATÉGICO, O ACESSO À EDUCAÇÃO INFANTIL AINDA É INCIPIENTE E DESIGUAL NO BRASIL. PESQUISA NACIONAL POR AMOSTRA DE DOMICÍLIOS - PNAD/2009 - REGISTRA QUE APENAS 18,2% DAS CRIANÇAS DE ZERO A TRÊS ANOS SÃO ATENDIDAS POR CRECHES EM NOSSO PAÍS. ESTAMOS FALANDO DE CERCA DE 13 MILHÕES DE BRASILEIRINHOS. QUANDO CONSIDERAMOS OS OBJETIVOS ESTABELECIDOS NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, PERCEBEMOS QUE OS AVANÇOS FORAM MODESTOS: NÃO CHEGAMOS SEQUER PERTO DA META PROPOSTA PARA O ANO DE 2006, QUANDO O GOVERNO PRETENDIA ATENDER A 30% DAS CRIANÇAS NESTES ESTABELECIMENTOS. ALÉM DISSO, O ACESSO ÀS CRECHES AINDA É IMPEDITIVO NAS REGIÕES MAIS POBRES E MAIS REMOTAS DO BRASIL, ESPECIALMENTE NO NORTE DO PAÍS, ONDE A CARÊNCIA DE VAGAS É MAIS SIGNIFICATI VA.
NO CASO DAS PRÉ-ESCOLAS, O INDICADOR É UM POUCO MAIS ANIMADOR: 74,8% DAS CRIANÇAS DE QUATRO A SEIS ANOS ESTÃO MATRICULADAS, EM UM UNIVERSO QUE ALCANÇA CERCA DE 10 MILHÕES DE PESSOAS. CABE FRISAR SENHOR PRESIDENTE, QUE O GOVERNO FEDERAL TEVE QUE REVER SUAS PROJEÇÕES E AJUSTAR AS METAS PARA O ATENDIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: O ESFORÇO PROMETIDO ADIA DE 2011 PARA 2020 A OFERTA DE VAGAS EM CRECHES PARA 50% DE NOSSAS CRIANÇAS ENTRE ZERO E TRÊS ANOS; ASSIM COMO FIXA EM 2016 O PRAZO PARA QUE TODAS AS CRIANÇAS DE QUATRO A SEIS ANOS ESTEJAM FREQUENTANDO A PRÉ-ESCOLA.
CONSIDERANDO A ATUAL ASFIXIA DOS COFRES PÚBLICOS MUNICIPAIS, UMA DAS MAIS IMPORTANTES FERRAMENTAS PARA A CONQUISTA DE TAIS OBJETIVOS, CERTAMENTE, É A DESTINAÇÃO DE RECURSOS FEDERAIS PARA A CONSTRUÇÃO E MANUTENÇÃO DE NOVAS CRECHES E PRÉ-ESCOLAS. ESSE APOIO AOS MUNICÍPIOS E AO DISTRITO FEDERAL É FUNDAMENTAL PARA GARANTIR ÀS NOSSAS CRIANÇAS A PRIMEIRA ETAPA DO SEU PROCESSO EDUCACIONAL E CABE A NÓS, NESTE CONGRESSO, DARMOS UMA CONTRIBUIÇÃO FIRME PARA QUE TAL PROPOSTA SAIA DO PAPEL E SE TRADUZA NOS REGISTROS ESTATÍSTICOS FUTUROS. A AMPLIAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO É UM OBJETIVO A SER PERSEGUIDO COM PERSISTÊNCIA E O INVESTIMENTO CONTINUADO NO SETOR.
POR ISSO, SENHOR PRESIDENTE, CONVOCADO POR VOSSA EXCELÊNCIA PARA EXAMINAR E PROFERIR VOTO SOBRE O PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO 22 DE 2011, NÃO ME AFASTEI DA RESPONSABILIDADE DE CRIAR AS CONDIÇÕES PARA QUE A LIBERAÇÃO DESSES RECURSOS SEJA EFETIVA.
COMO OS SENHORES SABEM, MEUS COLEGAS SENADORES, TAL PROJETO RESULTA DA APROVAÇÃO DA MEDIDA PROVISÓRIA 533 POR NOSSOS COLEGAS DEPUTADOS DIAS ATRÁS. UM EXAME RIGOROSO DA PROPOSTA REVELA QUE SUA APROVAÇÃO SIGNIFICARÁ UMA INJEÇÃO SIGNIFICATIVA DE RECURSOS PARA ESTE FIM: ESTAMOS FALANDO DE POUCO MAIS QUE CENTO E SETENTA E SEIS MILHÕES DE REAIS EM 2011 E DE MAIS DE SETECENTOS E VINTE E QUATRO MILHÕES EM 2012.
DEFENDENDO OS INTERESSES E PENSANDO NO FUTURO DE NOSSAS CRIANÇAS, CABE À MIM RECOMENDAR SUA APROVAÇÃO.
É O QUE PROPONHO NO PARECER QUE PASSO A LER:
(Parecer do relator no outro anexo)
PARECER Nº , DE 2011
|
Clique no ícone do Media Player para assistir ou fazer download do vídeo em wmv |
|
|
Clique no ícone acima para conhecer a Biblioteca de Vídeos do PR no You Tube |
|
|
|
Clique no ícone acima para assistir ou fazer download do vídeo em Quick Time
(plataformas da apple) |
|
|
|
|
| | | |