Presidente do PR PR nos estados Manchetes Download Hino Nacional do Brasil
História do PR Fale com o PR Notícias Republicanas Manual de Aplicação da Marca PR
Prefeituras do PR Ficha de Filiação ao PR Fotos dos Deputados do PR Assessoria Jurídica
Vereadores do PR Fórum Republicano Fotos dos Senadores do PR Vinheta do PR
Estatuto do Partido da República Manifesto do Partido da República Código de Ética do Partido da República Programa do Partido da República
 

Notícias do Correio 22 - Partido da República

 
  01/09/2011
   
Deputado federal Giroto (PR-MS)
Deputado federal Giroto (PR-MS)
O deputado federal Giroto (PR-MS) vai realizar reunião da Frente Parlamentar da Mineração Brasileira da Câmara dos Deputados em Mato Grosso do Sul como forma de intensificar o debate com a sociedade sobre a exploração dos recursos do subsolo do Estado. Esta meta foi definida na solenidade de lançamento da Frente Parlamentar, realizada na noite de ontem (31/08), em Brasília.
No evento, o presidente do colegiado, Lourival Mendes (PTdoB-MA), enfatizou que a Frente "tem objetivo de identificar as reais condições socioambientais e econômicas dos processos da mineração no território nacional", destacando que também vai identificar as renúncias fiscais em cada estado e município; os valores dos impostos e contribuições pagas pelas mineradoras; avaliar denúncia de informações privilegiadas e enriquecimento de proprietários de mineradoras; apurar denúncia de evasão de divisas e exportação irregular de minérios, principalmente ouro; entre outras atividades.

O deputado Giroto, que é o primeiro vice-presidente do colegiado, enfatizou que há estudo do Governo federal para dobrar a alíquota dos royalties no setor de mineração, dos atuais 2% para 4% e defendeu mudanças na legislação atual que favorece os minérios exportados na forma bruta, em detrimento dos bens de valor agregado. "Temos de discutir com a sociedade novos marcos regulatórios, temos de escutar os prefeitos, os governadores, o governo federal e, principalmente, o cidadão", enfatizou Giroto.

O parlamentar sul-mato-grossense também ressaltou que a empresas mineradoras não pagam ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) por causa da Lei Kandir - que desonera os produtos exportados - e estão dispensadas da contribuição do PIS (Programa de Integração Social) e da Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social).

É por este motivo que Giroto vai defender na Frente Parlamentar que as empresas mineradoras agreguem valor aos produtos extraídos do subsolo sul-mato-grossense e de todo o Brasil, como forma de "gerar riquezas nos municípios, criar empregos e pólos de pesquisa, além de dar condições para o aumento da arrecadação estadual".

O representante do Ministério de Minas e Energia (MME), Claudio Sclair, afirmou que a pasta está à disposição da Frente Parlamentar "para contribuir com o trabalho que venha a realizar", citando que três projetos de lei serão apresentados no Congresso Nacional: um sobre o marco regulatório do setor, outro criando a Agência Nacional de Mineração e por último um texto reformulando a questão do pagamento de royalties. Para instalar a frente foram coletadas assinatura de 220 parlamentares federais, tendo em sua diretoria representantes dos estados do Maranhão, Mato Grosso do Sul, Espírito do Santo, Bahia, Distrito Federal, Tocantins e Minas Gerais.



Fonte:Assessoria de imprensa do deputado Edson Giroto
   




LEAD         TVNEWSWEB

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing

SCN Qd. 2 Bl. D Torre A Sala 225 Brasília - DF - CEP: 70712-904

http://www.leadbrasilia.com.br/

http://www.tvnewsweb.com.br/

© - 2007 www.partidodarepublica.org.br - Todos os direitos reservados

SHS quadra 6 Bloco A sala 903 - Brasil 21 . CEP: 70.316-102 - Asa Sul . Brasília-DF



Tel.: - (61) 32029922



Mais uma realização do Instituto Alvaro Valle Tel.: - (61) 32029922