Presidente do PR PR nos estados Manchetes Download Hino Nacional do Brasil
História do PR Fale com o PR Notícias Republicanas Manual de Aplicação da Marca PR
Prefeituras do PR Ficha de Filiação ao PR Fotos dos Deputados do PR Assessoria Jurídica
Vereadores do PR Fórum Republicano Fotos dos Senadores do PR Vinheta do PR
Estatuto do Partido da República Manifesto do Partido da República Código de Ética do Partido da República Programa do Partido da República
 

Notícias do Correio 22 - Partido da República

 
  17/08/2011
   
Laércio defende a interiorização da UFS
Laércio defende a interiorização da UFS
O deputado federal Laércio Oliveira (PR-SE) participou na terça-feira, 16, no Palácio do Planalto da solenidade de criação de quatro universidades federais, na terceira etapa do Programa de Expansão da Rede de Educação Superior. Ele destacou a importância de promover a interiorização da universidade Federal de Sergipe, investindo nos que já estão em fase de construção em Itabaiana e Lagarto e criando outros campi em Nossa Senhora da Glória, Estância e Propriá para atender as populações do sertão, do sul e do norte do estado, respectivamente. "Por esse motivo, estive essa semana na Universidade Federal de Sergipe para conhecer os projetos de criação dos campi no interior do estado", disse o parlamentar.

A UFS tem projetos de campi focados, ou seja, com concentração em uma área.
A idéia é que o campus do Alto Sertão tenha cursos de agronomia, zootecnia, veterinária e engenharia florestal para atender as necessidades econômicas e vocacionais da região. O de Estância seria focado em Engenharia, em função da natureza industrial da cidade e do norte do estado da Bahia. Seriam 10 cursos: Civil, Mecânica, Elétrica/Eletrônica, Computação, Química, Minas, Naval, Petróleo, Produção e Materiais. Laércio destaca ainda a importância de criar um em Propriá para atender a região que tem que tem uma economia voltada para agricultura, em especial a produção de arroz e a pesca.

"Temos que aproveitar esse programa de expansão do Governo federal para levar universidades para o interior do estado. A de Estância, por exemplo, beneficiaria uma população de 12 municípios, que juntos tem uma população de cerca de 200 mil habitantes. Já o de Glória atenderia sete municípios do sertão, ou cerca de 150 mil pessoas", informou o parlamentar.

Segundo Laércio, é preciso inserir Sergipe nesse Programa de Expansão da Rede de Educação. As quatro novas universidades lançadas pelo governo federal serão criadas em estados do Norte e Nordeste. Elas serão divididas em 17 novos campi, ao todo. A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) terá sede na cidade de Marabá. A Universidade Federal da Região do Cariri (UFRC), no Ceará, terá sede em Juazeiro do Norte. Na Bahia, a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufoba) terá sede em Barreiras. O estado ainda receberá a Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba), no município de Itabuna. A criação das universidades ainda precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional.

Além da interiorização da UFS, o parlamentar defende o fim do vestibular. Segundo ele, a educação brasileira precisa avançar para oferecer condições a todos os estudantes brasileiros. "Defendo o livre acesso às universidades. O Prouni (Programa Universidade para Todos) tem ajudado nesse sentido, porém defendo que precisamos avançar ainda mais", disse Laércio.





Fonte: Carla Passos
Assessoria de imprensa do deputado federal Laércio Oliveira
(61) 3215-5629
(61)8183-8643
www.laerciooliveira.com.br
www.twitter.com/laerciofederal
   




LEAD         TVNEWSWEB

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing

SCN Qd. 2 Bl. D Torre A Sala 225 Brasília - DF - CEP: 70712-904

http://www.leadbrasilia.com.br/

http://www.tvnewsweb.com.br/

© - 2007 www.partidodarepublica.org.br - Todos os direitos reservados

SHS quadra 6 Bloco A sala 903 - Brasil 21 . CEP: 70.316-102 - Asa Sul . Brasília-DF



Tel.: - (61) 32029922



Mais uma realização do Instituto Alvaro Valle Tel.: - (61) 32029922