Presidente do PR PR nos estados Manchetes Download Hino Nacional do Brasil
História do PR Fale com o PR Notícias Republicanas Manual de Aplicação da Marca PR
Prefeituras do PR Ficha de Filiação ao PR Fotos dos Deputados do PR Assessoria Jurídica
Vereadores do PR Fórum Republicano Fotos dos Senadores do PR Vinheta do PR
Estatuto do Partido da República Manifesto do Partido da República Código de Ética do Partido da República Programa do Partido da República
 

Notícias do Correio 22 - Partido da República

 
  08/08/2011
   
Nilmar Ruiz, Presidente Nacional do PR Mulher
Nilmar Ruiz, Presidente Nacional do PR Mulher
A Feira Literária Internacional do Tocantins (Flit) marcou um novo tempo na história do Estado e me fez reviver grandes momentos. Vimos a nossa grande Praça dos Girassóis ser transformada num espaço realmente democrático, com milhares de pessoas espalhadas, vivenciando a nossa cultura e conhecendo iniciativas de todo o mundo. Quem esteve lá acompanhou, nesses 10 dias de Flit, a cultura vivida com intensidade nas mais diversas manifestaçoes artísticas como literatura, música, cinema, artes plásticas, teatro, circo...

Foi uma enorme satisfação ver o público se encantando com a Literatura de Cordel e a habilidade dos repentistas nordestinos. A atenção que todos tiveram em palestras como a da Fernanda Montenegro, que me fez voltar mais de dez anos no passado, quando, ainda na função de Secretária da Educação e Cultura de Palmas, juntamente com o então Prefeito Eduardo Siqueira Campos, inauguramos o Espaço Cultural e o Teatro Fernanda Montenegro. A atriz de talento incalculável encheu de emoção a todos nós, quando disse que tinha orgulho em lembrar-se do momento em que esteve aqui emprestando o seu nome ao nosso teatro.

Tenho certeza que, como eu, muitos se sentiram orgulhosos em ver os artistas locais como Genésio Tocantins, Juraildes da Cruz e tantos outros, renomados ou pouco conhecidos, oferecerem momentos inesquecíveis às pessoas que lotavam todos os espaços. Espero que a partir de agora, nossos artistas voltem a ter mais oportunidades na nossa terra. Precisamos retomar o desenvolvimento artístico e cultural do nosso Estado, pois só assim reforçaremos as nossas raízes e abriremos perspectivas para o turismo.


Essa aproximação entre a cultura em sua forma mais humana e a população, proporcionada pela Flit e outros eventos como esse, pode semear a curiosidade e produzir conhecimentos importantes para o futuro da nossa gente.

Tenho que confessar que quando soube que a Flit seria, como muitas ediçoes do Salão do Livro, na Praça dos Girassóis, fiquei decepcionada. Por que gastar tanto dinheiro para se montar uma estrutura, se temos há quase oito anos o Parque do Povo, nosso Centro de Convençoes e Eventos, inacabado? Mas só depois de vivenciar a Flit, entendi que a concepção não foi de utilizar um só espaço, mas sim de integrar todas as estruturas já existentes e outras adaptadas para que a praça toda se transformasse num grande espaço de convivência. Sei, pelo tempo em que convivi como Secretária de Educação e Cultura do Estado, que esse sempre foi um grande sonho do Governador Siqueira Campos: aproximar o poder do povo. Por isso, construiu a grande Praça dos Girassóis e, sinceramente, vimos a Flit materializar esse sonho.

Não posso deixar de destacar a integração, perceptível a todos, dos diferentes órgãos do Governo, assim como o envolvimento dos funcionários da Secretaria da Educação para que tudo saísse a contento.

Mas, o que mais me emocionou foi o encerramento. O coral, de mil vozes, composto pelos alunos de Palmas me fez sentir saudades do meu tempo como professora e como Secretária da Educação. A Orquestra Sinfônica de Brasília me remeteu dez anos atrás, quando ainda prefeita da nossa capital trouxe, com o apoio do Governo do Distrito Federal e do Governo do Tocantins, a orquestra para as comemoraçoes do aniversário de Palmas. Lembrou-me de como foi difícil convencer de que, já naquela época, o nosso povo iria gostar e reconhecer a beleza de uma sinfônica. Voltou-me a mente o gramado do Espaço Cultural lotado e a nossa gente embevecida com o espetáculo. Não pude esconder as lágrimas, quando o Maestro Claúdio, como que adivinhando os meus pensamentos, encerrou com um entusiasmado: Parabéns Palmas!



Fonte: Nilmar Ruiz
Presidente Nacional do PR Mulher
   




LEAD         TVNEWSWEB

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing

SCN Qd. 2 Bl. D Torre A Sala 225 Brasília - DF - CEP: 70712-904

http://www.leadbrasilia.com.br/

http://www.tvnewsweb.com.br/

© - 2007 www.partidodarepublica.org.br - Todos os direitos reservados

SHS quadra 6 Bloco A sala 903 - Brasil 21 . CEP: 70.316-102 - Asa Sul . Brasília-DF



Tel.: - (61) 32029922



Mais uma realização do Instituto Alvaro Valle Tel.: - (61) 32029922