TV-PR: LILIAM SÁ DEFENDE COMBATE UNIFICADO CONTRA PEDOFILIA
A deputada Liliam Sá (PR-RJ) aguarda para os próximos dias o ato em que a presidente da República, Dilma Rousseff, sancionará a lei que vai unificar a Polícia Federal e as polícias militares e civis, de todos os estados, no combate a qualquer forma de exploração sexual de crianças e adolescentes.
A sanção presidencial vai por em prática o chamado Centro Nacional Policial de Proteção Online de Crianças e Adolescentes (Cenapol), que também vai centralizar
informações e ações relacionadas ao desaparecimento de crianças.
Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Liliam Sá elogiou a iniciativa do Governo. Para ela, esse novo centro policial vai "facilitar a detecção dos pontos de prostituição infantil e desaparecimento de crianças".
Engajada em projetos que defendem os direitos das crianças e adolescentes brasileiros, a republicana relembra das dificuldades que teve enquanto vereadora em seu estado. "Eu tive muitas dificuldade no Rio quando procurei crianças desaparecidas. Fui à polícia civil e não tinha nem cadastro digitalizado.
É tudo antigo, feito a mão. Na Polícia Federal a mesma coisa", denunciou Liliam Sá, ao analisar: "Se realmente a gente tiver esse cadastro e ele funcionar, eu acredito que isso vai coibir o mercado de exploração sexual infantil no Brasil".
O centro policial de proteção vai atuar na prevenção desses problemas por meio da capacitação dos policiais nos estados com verbas federais. O Cenapol deverá ainda realizar campanhas nas escolas, por exemplo, para conscientizar os alunos sobre a pedofilia, a exemplo do que já ocorre no programa sobre as drogas.
A deputada Liliam Sá lembrou ainda do Plano Nacional de Atuação em Áreas de Fronteiras no combate ao tráfico de drogas, de armas, entradas de produtos ilícitos, saída irregular de riquezas e crimes conexos, lançada pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Para a republicana, o governo deveria aproveitar esta ação para combater ainda "a saída das crianças do nosso país para a prostituição internacional".
"A internet é outra luta que vamos ter. Essas crianças têm sites pornográficos que são oferecidas em pacotes. E não tem filtros para esses sites, qualquer um pode entrar. Nós temos muito a fazer, temos que legislar e fiscalizar para o cumprimento da lei", analisou a republicana.
Clique no ícone do Media Player para assistir ou fazer download do vídeo em wmv
Clique no ícone acima para conhecer a Biblioteca de Vídeos do PR no You Tube
Clique no ícone acima para assistir ou fazer download do vídeo em Quick Time
(plataformas da apple)
Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing
SCN Qd. 2 Bl. D Torre A Sala 225 Brasília - DF - CEP: 70712-904