Presidente do PR PR nos estados Manchetes Download Hino Nacional do Brasil
História do PR Fale com o PR Notícias Republicanas Manual de Aplicação da Marca PR
Prefeituras do PR Ficha de Filiação ao PR Fotos dos Deputados do PR Assessoria Jurídica
Vereadores do PR Fórum Republicano Fotos dos Senadores do PR Vinheta do PR
Estatuto do Partido da República Manifesto do Partido da República Código de Ética do Partido da República Programa do Partido da República
 

Notícias do Correio 22 - Partido da República

 
  14/07/2011
 
   
Deputado Federal Laércio Oliveira (PR-SE)
Deputado Federal Laércio Oliveira (PR-SE)
O deputado federal Laércio Oliveira participou da reunião da Subcomissão Especial do Pré-Sal (da Comissão de Minas e Energia) que discutiu a distribuição dos royalties do petróleo. Como membro-titular da subcomissão, o deputado tem buscado defender os interesses de Sergipe, já que esse é um dos temas mais importantes para o estado.

A legislação atual concentra recursos nos municípios e estados produtores, principalmente no Rio de Janeiro e Espírito Santo, que produzem cerca de 90%. "É preciso uma distribuição mais justa, afinal quase todo petróleo é extraído do mar. Não é correto que os recursos fiquem concentrados nos municípios que tenham apenas sorte geográfica", afirmou o parlamentar.

Em recente reunião entre governadores , os estados não produtores concordaram em dar tratamento diferenciado para os produtores.
Em compensação, os produtores terão de colaborar para que a riqueza do petróleo comece a ser dividida por todo o País tão logo a nova legislação seja aprovada. "Essa medida vai promover uma desconcentração de renda, ao mesmo tempo que beneficiará o estado de Sergipe", disse Laércio.

No ano passado, o Congresso Nacional aprovou o novo marco regulatório do pré-sal. Foi aprovada a Emenda Ibsen na Câmara e a Emenda Simon no Senado, que redistribuía todos os recursos oriundos da plataforma continental entre todos os brasileiros, via FPM. Elas foram vetadas pelo presidente Lula. O Congresso ameaça derrubar o veto. Para evitar a derrubada, que poderia impor perdas graves de arrecadação, os governadores do Rio de Janeiro e Espírito Santo tentam agora negociar uma saída que contemple os dois lados.

Toda vez que o Congresso legislou sobre os royalties de petróleo e gás, houve uma concentração para poucos beneficiários, como aconteceu com a regulamentação do pós-sal, pela Lei do Petróleo 9478/1997. "Atualmente somente 20 cidades ficaram com 60% do total da receita da soma entre de royalties e participação especial , todas elas localizadas no Rio de Janeiro e Espírito Santo. É justo que poucas cidades tenham essa abundância de recursos de uma riqueza que é de todos os brasileiros?", questionou.

Sergipe é o quarto maior produtor de petróleo do Brasil, arrecadando no mês passado R$ 11,1 milhões em royalties. Carmópolis, Aracaju, Rosário do Catete e Japaratuba, responderam por 75,2% do montante destinado ao estado, totalizando juntos R$ 8,3 milhões no mês passado.



Fonte: Carla Passos
Assessoria de imprensa do deputado federal Laércio Oliveira
(61) 3215-5629
(61)8183-8643
www.laerciooliveira.com.br
www.twitter.com/laerciofederal
   




LEAD         TVNEWSWEB

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing

SCN Qd. 2 Bl. D Torre A Sala 225 Brasília - DF - CEP: 70712-904

http://www.leadbrasilia.com.br/

http://www.tvnewsweb.com.br/

© - 2007 www.partidodarepublica.org.br - Todos os direitos reservados

SHS quadra 6 Bloco A sala 903 - Brasil 21 . CEP: 70.316-102 - Asa Sul . Brasília-DF



Tel.: - (61) 32029922



Mais uma realização do Instituto Alvaro Valle Tel.: - (61) 32029922