Presidente do PR PR nos estados Manchetes Download Hino Nacional do Brasil
História do PR Fale com o PR Notícias Republicanas Manual de Aplicação da Marca PR
Prefeituras do PR Ficha de Filiação ao PR Fotos dos Deputados do PR Assessoria Jurídica
Vereadores do PR Fórum Republicano Fotos dos Senadores do PR Vinheta do PR
Estatuto do Partido da República Manifesto do Partido da República Código de Ética do Partido da República Programa do Partido da República
 

Notícias do Correio 22 - Partido da República

 
  13/07/2011
 
   
A Comissão Mista de Orçamento aprovou ontem requerimento do deputado Wellington Roberto (PR-PB), que cria um grupo de trabalho, dentro do colegiado, para fiscalizar as obras para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. O grupo será formado por integrantes da comissão, e terá 180 dias para apresentar suas conclusões, podendo recomendar correções na aplicação dos recursos federais em obras para os eventos.

A aprovação foi precedida de manobras regimentais do PSDB, como pedido de verificação de quórum e uso do tempo integral para discussão, na tentativa de evitar a votação da proposta. O partido coordena o Comitê de Avaliação, Fiscalização e Controle da Execução Orçamentária (CFIS), uma das instâncias de assessoramento da Comissão de Orçamento, e vê no grupo de trabalho uma superposição de funções.

A deliberação do requerimento se arrastava desde que ele foi apresentado, em maio. O PSDB conseguiu obstruir diversas reuniões da comissão na tentativa de impedir a votação do texto. Agora, os cinco integrantes do grupo de trabalho serão indicados pelos partidos.

Debate acalorado - A discussão colocou em lados opostos integrantes da base e parlamentares do PSDB, e em alguns momentos o tom do debate subiu. Os tucanos acusaram o requerimento de "usurpar as prerrogativas de um comitê legalmente constituído", como afirmou o deputado Vaz de Lima (SP), coordenador do CFIS.

Também questionaram o fato de o requerimento focar a fiscalização com base na Lei de Licitações, que não valerá para os grandes projetos dos dois eventos esportivos. Na semana passada o Senado aprovou a Medida Provisória 527/11, que cria o Regime Diferenciado de Contratação Pública (RDC) para as licitações de obras para os eventos esportivos que o País vai sediar. A MP já passou pela Câmara e vai à sanção.

O deputado Domingos Sávio (PSDB-MG) questionou os reais interesses por trás do requerimento. As afirmações dos parlamentares do PSDB acabaram provocando um bate-boca entre Sávio e o deputado Wellington Roberto.

O presidente da Comissão de Orçamento, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), conversou pessoalmente com os deputados, na tentativa de evitar uma crise que afetasse a votação do projeto da LDO, principal proposta em discussão no dia.

Mais informações - Para os defensores da criação do grupo de trabalho, não haverá superposição de funções. O deputado José Priante (PMDB-PA) lembrou que o grupo funcionará por um tempo determinado, e sobre um tema específico. "Ele não vai abarcar toda a 'agenda' do comitê", avaliou.

Já o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) afirmou que o Senado constituiu duas subcomissões com funções parecidas. "Esse é o caso de que quanto mais, melhor. É uma forma de acompanhar com mais precisão as obras", disse. (Janary Júnior)



Fonte: Agência Câmara
   




LEAD         TVNEWSWEB

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing

SCN Qd. 2 Bl. D Torre A Sala 225 Brasília - DF - CEP: 70712-904

http://www.leadbrasilia.com.br/

http://www.tvnewsweb.com.br/

© - 2007 www.partidodarepublica.org.br - Todos os direitos reservados

SHS quadra 6 Bloco A sala 903 - Brasil 21 . CEP: 70.316-102 - Asa Sul . Brasília-DF



Tel.: - (61) 32029922



Mais uma realização do Instituto Alvaro Valle Tel.: - (61) 32029922