Presidente do PR PR nos estados Manchetes Download Hino Nacional do Brasil
História do PR Fale com o PR Notícias Republicanas Manual de Aplicação da Marca PR
Prefeituras do PR Ficha de Filiação ao PR Fotos dos Deputados do PR Assessoria Jurídica
Vereadores do PR Fórum Republicano Fotos dos Senadores do PR Vinheta do PR
Estatuto do Partido da República Manifesto do Partido da República Código de Ética do Partido da República Programa do Partido da República
 

Notícias do Correio 22 - Partido da República

 
  11/07/2011
 
   
deputado André prestigia ato de lançamento do programa ensino médio técnico
deputado André prestigia ato de lançamento do programa ensino médio técnico junto o Governador Alckmin
Parlamentar comemora programa do Estado com objetivo de atender uma das suas principais bandeiras que é a qualificação profissional e ensino profissionalizante

Nesta segunda-feira (11), o Estado de São Paulo dá um passo importante para o acesso dos jovens à educação profissional. A colocação é do deputado estadual André do Prado (PR), que participou ao lado do governador Geraldo Alckmin do lançamento do programa Rede Ensino Médio Técnico, que articulará a rede estadual ao ensino técnico. O programa foi totalmente apoiado pelo parlamentar que apresentou, no mês passado, uma proposição solicitando ao governador medidas necessárias para oferecer cursos profissionalizantes no contraturno escolar aos alunos que cursam o ensino médio.

Integrando a Comissão de Educação e de Trabalho da Assembleia Legislativa, André do Prado destacou que o programa será executado pela Secretaria  da  Educação  em  parceria  com  o  Instituto  Federal  de
Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e com o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, além de outras instituições de ensino técnico que serão credenciadas mediante chamada pública a ser iniciada nesta semana. Somente para este ano, a iniciativa terá o investimento da ordem de R$ 60 milhões.

De acordo com o deputado André do Prado, a proposta vai estimular os alunos a fazerem o Ensino Médio, preparando-os para a conquista do primeiro emprego e o aproveitamento das oportunidades profissionais geradas pelo desenvolvimento econômico do Estado. "Além de promover a inserção dos jovens no mundo do trabalho, essa integração melhora o desempenho dos alunos no Ensino Médio. Os estudantes passam a dedicar mais tempo aos estudos e criam uma intimidade maior com a aquisição de conhecimento, na medida em que transportam aquilo que aprendem em sala de aula para o universo de uma profissão", afirma André do Prado.

Na ocasião, o governador afirmou que "tudo isso é para estimular os alunos a fazerem o Ensino Médio. Aquele aluno que terminou o 9º ano do Ensino Fundamental não parar de estudar. Para ele ir pro Ensino Médio e diminuir a evasão escolar, sair melhor formado do Ensino Médio para atender ao mercado, porque ele vai ser um técnico diplomado e poder já ter um bom emprego", afirmou.

Duas modalidades

A educação técnica profissional será oferecida em duas modalidades, uma, de forma concomitante, e outra, integrada ao Ensino Médio. Na modalidade concomitante, que terá início a partir de outubro deste ano, o aluno cursará o Ensino Médio na rede estadual e o técnico à parte, em uma das instituições de educação profissional que serão credenciadas pela Secretaria da Educação mediante chamada pública. Esse modelo será implantado nos 155 municípios paulistas com mais de 40 mil habitantes, que juntos somam 1,3 milhão de estudantes matriculados no Ensino Médio da rede estadual.

Já neste segundo semestre, serão ofertadas 30 mil vagas. Os alunos matriculados na 2ª série do Ensino Médio das escolas estaduais deverão se inscrever em uma das instituições credenciadas, entre os dias 23 de agosto e 4 de setembro. Caso o número de inscritos supere o de vagas, os estudantes serão selecionados por sorteio.

Na modalidade integrada, que terá início no próximo ano, a formação básica e o ensino técnico serão oferecidos em um único curso estruturado por uma equipe técnica formada por representantes da Secretaria, do Instituto Federal e do Centro Paula Souza. Poderão concorrer às vagas alunos matriculados na 1ª série do Ensino Médio das escolas estaduais selecionadas.

Em 2012, somando as duas modalidades, serão oferecidas cerca de 100 mil vagas. A meta, até 2014, é alcançar 30% das matrículas no Ensino Médio articulado à educação profissional técnica de nível médio, beneficiando aproximadamente 450 mil estudantes.



Fonte: Clarissa Johara
Assessora de Imprensa
Deputado André do Prado
Cel (011) 95993884
   




LEAD         TVNEWSWEB

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing

SCN Qd. 2 Bl. D Torre A Sala 225 Brasília - DF - CEP: 70712-904

http://www.leadbrasilia.com.br/

http://www.tvnewsweb.com.br/

© - 2007 www.partidodarepublica.org.br - Todos os direitos reservados

SHS quadra 6 Bloco A sala 903 - Brasil 21 . CEP: 70.316-102 - Asa Sul . Brasília-DF



Tel.: - (61) 32029922



Mais uma realização do Instituto Alvaro Valle Tel.: - (61) 32029922