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Notícias do Correio 22 - Partido da República

 
  28/06/2011
 
   
Presidente Nacional do PR Mulher, Nilmar Ruiz
Presidente Nacional do PR Mulher, Nilmar Ruiz
Sendo professora, com muito orgulho, por muitas vezes nos cursos de capacitação que ministrei para professores, repeti uma história semelhante a essa: Se uma pessoa dormisse há 100 anos e depois acordasse agora, ficaria assombrada com as mudanças que encontraria no mundo. A televisão com imagens em cores; o telefone celular, permitindo a comunição em qualquer lugar; os computadores, cada vez menores e mais móveis, globalizando as informações, formando redes sociais e democratizando o conhecimento. Porém, se entrasse numa sala de aula encontraria pouca diferença. Os alunos sentados um atrás do outro, com a professora à frente, diante do quadro negro, com um giz à mão. A tecnologia, por mais esforços que tenham sido feitos, pouco interferiu na prática pedagógica.

Foram muitos os programas implantados nesses ultimos anos. O Ministério da Educação (MEC) distribuiu kits tecnológicos para todas as escolas brasileiras. Foram televisores, DVD's e antenas parabólicas que, na maioria das vezes, em pouco tempo estavam sucateadas pelo mau uso ou pela inexistência de manutenção. Depois foi a distribuição macissa de computadores para a modernização administrativa, os laboratórios de informática, um computador para cada professor, um computador por aluno, acesso à banda larga. Porém, por mais esforços que venham sendo empreendidos no decorrer do tempo para trazer a tecnologia para dentro da escola, pouco se avançou no que se refere às mudanças reais do fazer pedagógico. A escola está muito longe do que realmente interessa às crianças e jovens do mundo de hoje. Há um grande descompasso entre o que se ensina na escola e o avanço tecnológico. Essa dicotomia entre o que se faz e aprende na escola com o que se vive fora dela vem trazendo sérias consequências como indisciplina, violência, bullying e outros males.
Pesquisas apontam que dos jovens que acessam a Internet, 60% o fazem nas lan houses e o restante, na maioria, nas suas próprias casas. O numéro de jovens que acessam a internet nas escolas é insignificante.

As causas são muitas, mas destaco como principais o pouco acesso da população em geral e também dos professores à informática, ao conhecimento globalizado e o despreparo dos professores para o uso das tecnologias na prática pedagógica.

A minha participação no Fórum de Ciências, Tecnologias e Inovaçoes do Tocantins, que teve como objetivo propor ações para o desenvolvimento do nosso Estado, teve como foco o que aprendi com o Governador Siqueira Campos no período em que fui Secretária da Educação: "Temos que preparar nossos alunos para serem cidadãos do mundo", dizia ele.

Com as experiências que adquiri nos últimos anos como prefeita da capital, Palmas, e também como Deputada Federal integrante das Comissoes de Educação e Cultura e Ciência e Tecnologia, percebi, com toda clareza, que a nossa obrigação como políticos e educadores é promover ações para que os nossos jovens sejam netcidadãos e se capacitem para terem sucesso nesse mundo on-line em que vivemos hoje.

Foi nesse sentido que apresentei algumas propostas durante o Fórum. Entendendo ser necessárias açoes estratégicas de base, para que se efetue mudanças que realmente promovam a verdadeira inclusão digital e transformem a escola em pólo de conhecimento, onde os alunos tenham prazer de estar e busquem cada vez mais adquirir novas habillidades para serem produtivos e felizes.

Entre minhas propostas está o acesso à informàtica e ao conhecimento, sendo necessário ampliar significativamente o acesso à internet e às novas tecnologias. Criar centros de inclusão digital públicos, em locais diversos, como nas escolas e em prédios governamentais. Estabelecer parcerias com entidades públicas e privadas, de modo a garantir mais oportunidades de acesso ao mundo virtual. Criar também ambientes virtuais que permitam aos cidadãos participarem pró- ativamente da vida do Estado, tornando-os netcidadãos do Tocantins, compartilhando do momento de desenvolvimento em que estamos vivendo, adquirindo novas habilidades e ampliando seus horizontes. As escolas, os professores e os alunos têm que estar totalmente integrados a esse processo para que seja garantida a transformação da escola e, dessa forma, da sociedade.

No que se refere ao ensino, o investimento primordial tem que ser no professor. Claro que será necessario fazer o levantamento da quantidade e das condiçoes dos equipamentos hoje disponíveis no sistema educacional para que se tenha uma rede física suficiente para o desenvolvimento das açoes. Porém, é a preparação dos professores para o uso dos equipamentos e das tecnologias na educação que vai fazer a diferença. Visando, ainda, melhorar a atuação do professor em sala de aula, poderão ser oferecidos também cursos de atualização para cada área do conhecimento, através da modalidade da educação a distância (EAD).

Uma outra ação importante para elevar o desempenho dos professores e valorizar a profissão é conceder incentivos para aumentar o nível de escolaridade dos docentes. Da mesma forma que no passado recente, o Tocantins foi exemplo em habilitar seus professores no nível superior, agora cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado poderão ser oportunizados aos professores das redes de ensino.

Mas, além de tudo que já foi colocado, há ainda uma ação que poderá trazer um grande diferencial para o salto na qualidade da educação no Tocantins. É a criação de comunidades virtuais de professores para a troca de experiêcias e aquisição de novos conhecimentos.

Acreditamos que com a implantação desssas açoes, agregadas às que já estão em execução e às que estão nos planejamentos, hávera uma grande mudança nos processos pedagógicos e na prática de ensino no Tocantins, tornando-o referência em Educação para os demais Estados brasileiros.



Fonte: Assessoria de Imprensa do PR Mulher
   




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