Presidente do PR PR nos estados Manchetes Download Hino Nacional do Brasil
História do PR Fale com o PR Notícias Republicanas Manual de Aplicação da Marca PR
Prefeituras do PR Ficha de Filiação ao PR Fotos dos Deputados do PR Assessoria Jurídica
Vereadores do PR Fórum Republicano Fotos dos Senadores do PR Vinheta do PR
Estatuto do Partido da República Manifesto do Partido da República Código de Ética do Partido da República Programa do Partido da República
 

Notícias do Correio 22 - Partido da República

 
  08/06/2011
 
   
Ministro da integração garante ajuda e chega a Roraima na quinta-feira
Ministro da integração garante ajuda e chega a Roraima na quinta-feira
O Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, garantiu hoje (7) socorro imediato para o estado que vive situação de calamidade pública devido às chuvas e enchentes deste mês. O anúncio foi feito, nesta terça-feira, em reunião com o governador de Roraima, José de Anchieta, o deputado Luciano Castro (PR/RR), a deputada Teresa Surita (PMDB/RR), o deputado Berinho Bantin (PSDB/RR) e o senador Romero Jucá (PMDB/RR).

Na reunião também estiveram presentes o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general de Exército José Elito Carvalho Siqueira, além do secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, e do chefe da Casa Civil do governo de Roraima, Sérgio Pillon.

Segundo o ministro, há ordens expressas da presidente Dilma Rousseff para dar todo o apoio necessário a Roraima. "Já estamos acionando os órgãos do governo federal, como a Defesa Civil e as Forças Armadas, que irão reforçar o trabalho que  já  está   sendo   feito
pelo governo do estado", disse Fernando Bezerra. O ministro informou ainda que, na próxima quinta-feira, irá visitar o estado, juntamente com os parlamentares e o secretário Nacional de Defesa Civil.

O deputado Luciano Castro manifestou preocupação com a situação de emergência vivida por Roraima, pois há previsão de mais chuvas para o estado até o final do mês. "O nível do rio Branco, em especial, vai subir ainda muito mais. Estamos preocupados com Boa Vista, mas, principalmente com as cidades do interior, como Caracaraí. Lá as pessoas não têm para onde ir. É uma cidade plana e cercada pelo rio Branco e a população está isolada", disse Castro.

O governador de Roraima, José de Anchieta, fez um relato da situação de emergência que vive a população e informou ao ministro que as chuvas já desalojaram cerca de 350 pessoas e desabrigaram cerca de 150 famílias, mas que a situação mais grave é o isolamento de vários municípios que tiveram as rodovias de acesso interditadas por alagamentos e queda de pontes.

Anchieta estima que aproximadamente 40% das pessoas já estão sendo direta ou indiretamente afetadas pelas chuvas e pela cheia dos principais rios que cortam o estado. Como cerca de 65% dos 395.725 roraimenses vivem na capital, o governador acredita que o maior problema no interior do estado é o risco de desabastecimento e a falta de comunicação.

A situação das estradas é outro ponto que preocupa o deputado Luciano Castro, já que trechos das quatro rodovias federais estão interditados. "A BR 174 já está interrompida em três trechos, no rio Mucajaí, no rio Branco e no rio Anauá. Por isso, vamos ter dificuldade de abastecimento. A situação é de muita gravidade. Nós devemos ter atenção com as pessoas na questão de energia, combustível, alimentação, medicamentos, e eventualmente nas evacuações que temos que fazer em algumas cidades", informou Castro.

De acordo com o governador Anchieta, enquanto a temporada de chuvas não chegar ao fim - o que deve ocorrer apenas em agosto, quando termina o inverno, período chuvoso na região - o estado concentrará os esforços para tentar manter as estradas trafegáveis e ajudar a população das áreas isoladas.

"O que queremos é garantir a trafegabilidade das estradas para que possamos atravessar o inverno. A recuperação definitiva, infelizmente, só ocorrerá no verão", disse Anchieta, ao comentar a possibilidade de que, se necessário, alimentos, combustível e remédios sejam transportados por aviões, balsas e barcos.

O governador já formalizou o pedido de ajuda, especificando as formas de apoio do governo federal. As ações de ajuda serão realizadas em conjunto pelo Ministério da Integração Nacional, Ministério da Defesa (Marinha, Exército e Aeronáutica) e do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR).

O ministro Fernando Bezerra aguarda relatório do governo estadual para que sejam enviados os recursos necessários ao estado. "Vamos liberar recursos para ampliar a capacidade de resposta do governo estadual e que isso seja feito o mais tardar até a próxima sexta-feira. Além disso, equipes das Forças Armadas, sobretudo do Exército, serão mobilizados além, de técnicos do Corpo de Bombeiros de outros estados poderão ser deslocados para ajudar a Defesa Civil de Roraima", garantiu o ministro.

No final da reunião, o deputado Luciano Castro alertou que as ações do governo federal estão apenas no começo devido à maior enchente do estado nos últimos 30 anos. "Depois há a segunda fase, que é reestruturar de novo estas cidades, recuperar. Este é um segundo momento, e que certamente vamos precisar ainda mais da ajuda do governo federal", concluiu Castro.



Fonte:Assessoria de Imprensa
Deputado Luciano Castro
   




LEAD         TVNEWSWEB

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing

SCN Qd. 2 Bl. D Torre A Sala 225 Brasília - DF - CEP: 70712-904

http://www.leadbrasilia.com.br/

http://www.tvnewsweb.com.br/

© - 2007 www.partidodarepublica.org.br - Todos os direitos reservados

SHS quadra 6 Bloco A sala 903 - Brasil 21 . CEP: 70.316-102 - Asa Sul . Brasília-DF



Tel.: - (61) 32029922



Mais uma realização do Instituto Alvaro Valle Tel.: - (61) 32029922