Presidente do Partido da República Senador Alfredo Nascimento Partido da República nos Estados Manchetes do Site do PR Download do Hino Nacional do Brasil
História do Partido da República Fale conosco Notícias do Partido da República Manual da Logomarca do Partido da República
Prefeituras do Partido da República Ficha de Filiação do Partido da República Fotos dos Deputados do Partido da República Assessoria Jurídica
Vereadores do Partido da República Fórum Republicano Fotos dos Senadores do Partido da República Dowloads do Vídeos
Estatuto do Partido da República Manifesto do Partido da República Código de Ética do Partido da República Programa do Partido da República
 
Notícias do Correio 22 - Partido da República

  29/04/2011
 
   
Deputado Luciano Castro (PR-RR)
Deputado Luciano Castro (PR-RR)
A Comissão da Reforma Política reuniu-se nesta quarta-feira (27) com os presidentes das Assembléias Legislativas de vários estados para debater o processo eleitoral, financiamento público e a propaganda nas eleições. A reunião, coordenada pelo presidente da comissão deputado Almeida Lima (PMDB/SE), teve como objetivo preparar as audiências públicas que serão realizadas nas capitais dos estados, já na semana que vem.

A primeira reunião fora de Brasília acontecerá em Goiânia. "Nós iremos, na próxima sexta-feira à Goiânia fazer a primeira conferência estadual. A sociedade precisa participar, em dado momento de forma direta, e de outro de forma indireta. Ela precisa tomar conhecimento que existe no Congresso Nacional a Comissão da Reforma Política, debatendo a necessidade de mudança do sistema eleitoral brasileiro", argumentou Almeida Lima.

Os debates nas capitais terão a participação das lideranças políticas dos estados e dos municípios, através das Assembléias e Câmaras de Vereadores e deverão acontecer em 13 estados durante o mês de maio e início de junho.
Segundo informou o deputado Almeida Lima, o relatório das conferências estaduais deverá estar pronto na segunda quinzena de junho para deliberação na Comissão.

Com esse novo prazo, o presidente da comissão da Reforma Política afirmou "não acreditar que as mudanças propostas no projeto vigorem nas eleições de 2012, devido ao princípio constitucional da anualidade previsto na legislação eleitoral". Segundo Almeida Lima o texto da Câmara será somado às propostas aprovadas na Comissão do Senado que também trata da matéria. "A partir daí, um relator único elaborará o seu parecer e um substitutivo e a Casa irá debater e deliberar proposta única", informou o deputado.

O deputado Luciano Castro (PR/RR) membro da Comissão e defensor de mudanças nas atuais regras eleitorais concorda que o prazo é curto para aprovação da matéria. "As regras de eleição têm que estar definidas um ano antes, então a reforma teria que ser votada nas duas Casas até 30 de setembro, para valer nas eleições municipais de 2012". Para Castro, o processo de acordo entre as comissões da Câmara e do Senado deve ser longo pois existem muitos pontos divergentes nas propostas que estão sendo elaboradas, avaliou ele.

O presidente da Assembléia Legislativa de Roraima, deputado Chico Guerra (PSDB), disse que o importante é que a proposta seja discutida com a população antes de ser aprovada, independente do prazo que passará a valer. "Olha, se vai sair para 2012 eu não sei, mas 2014 ela já vai servir. O importante é que ela venha, e venha boa para a nossa população. Que ela seja enxuta e que realmente possa resolver todos os problemas que temos em relação à política neste país", concluiu Guerra.



Fonte: Assessoria de Imprensa Deputado Luciano Castro
 
 



LEAD         TVNEWSWEB

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing

SCN Qd. 2 Bl. D Torre A Sala 225 Brasília - DF - CEP: 70712-904

http://www.leadbrasilia.com.br/

http://www.tvnewsweb.com.br/

© - 2007 www.partidodarepublica.org.br - Todos os direitos reservados

SHS quadra 6 Bloco A sala 903 - Brasil 21 . CEP: 70.316-102 - Asa Sul . Brasília-DF



Tel.: - (61) 32029922



Mais uma realização do Instituto Alvaro Valle Tel.: - (61) 32029922