TV-PR: LINCOLN PORTELA QUER MELHORIAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
O líder do PR na Câmara, deputado Lincoln Portela (PR-MG), defendeu, nesta terça-feira, 26, durante discurso em plenário, o investimento de recursos do Governo Federal para a melhoria da qualidade no ensino superior do Brasil.
Portela ficou insatisfeito com a 232° posição em que o país, representado pela Universidade de São Paulo (USP), conseguiu no ranking das melhores universidades do mundo. "O Brasil é o único dos BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China) a não ter nenhuma instituição de ensino superior entre as melhores", comentou o deputado.
Segundo o republicano, o investimento na educação deve abranger também as etapas do ensino médio e fundamental, não só para a melhoria do ensino, mas para acessibilidade de todos à universidade. "É essencial a recuperação da qualidade do ensino público fundamental e médio, como condição para que as universidades públicas não se tornem privilégio dos mais abastados", explicou Portela.
O deputado também destacou o problema do financiamento da pesquisa em nível regional. "Este deveria ser apoiado, em grande parte, pelas fundações estaduais de amparo à pesquisa, às quais, porém, os Governos dos Estados não estão transferindo os recursos que lhes são devidos", ressaltou.
O Governo Federal enviou projeto para reestruturar o Plano Nacional de Educação para a Câmara dos Deputados. Uma Comissão Especial já está formada e deve elaborar uma nova meta do Governo para resolver os problemas dos ensinos Fundamental e Médio no Brasil.
Ranking
Mais de 13 mil professores, de 131 países do mundo, participaram do processo de seleção. A Universidade de Harvard é a líder do ranking, com pontuação máxima em todos os critérios.
A pesquisa reforça a percepção de que o ensino brasileiro ainda precisa de ajustes para chegar ao patamar das instituições de nível internacional. "Muito tem sido feito, mas podemos fazer mais e melhor, sob pena de inviabilizarmos todo o esforço político e econômico que a Nação vem desenvolvendo para acelerar seu crescimento e propiciar melhor distribuição de renda" ressaltou Lincoln Portela.
Instituições da Rússia, China, Hong Kong e Cingapura apareceram entre as 50 maiores do mundo. No grupo entre as posições 51ª e 100ª aparecem universidades de países emergentes, como a Universidade de Seul, na Coréia do Sul, Universidade de Taiwan e o Instituto de Ciência da Índia.
Fonte: Agência Câmara
Clique no ícone do Media Player para assistir ou fazer download do vídeo em wmv
Clique no ícone acima para conhecer a Biblioteca de Vídeos do PR no You Tube
Clique no ícone acima para assistir ou fazer download do vídeo em Quick Time
(plataformas da apple)
Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing
SCN Qd. 2 Bl. D Torre A Sala 225 Brasília - DF - CEP: 70712-904