
Deputado Lincoln Portela (PR-MG) |
O líder do PR na Câmara, deputado Lincoln Portela (PR-MG), esteve em sessão solene em comemoração ao Dia do Índio na última terça-feira, 19, e prestou uma homenagem ao povo indígena. O parlamentar destacou principalmente a defesa pelo direito à educação de qualidade a todos os povos indígenas.
Em discurso, o deputado mineiro citou o exemplo de diversos profissionais indígenas que atuam na sociedade. "Rosaldo Albuquerque Souza, o primeiro indígena a entrar no mestrado pela UnB; Karaidju (Caraiju) o primeiro indígena a se tornar técnico em agropecuária em Santa Catarina; Silvia Nobre Lopes, que apesar do nome português nasceu na tribo Waiãpi (Vaiãpi), a primeira mulher indígena a se formar aspirante do Exército Brasileiro; e para finalizar, assistimos em 2008, na tribuna do STF, a uma mulher, a advogada Joênia Batista de Carvalho, do povo Wapichana (Vapixana), defender os interesses do seu povo no caso da Raposa Serra do Sol" destacou o republicano.
Ao fim do discurso Lincoln Portela também fez uma homenagem especial ao índio professor Paltú Kamayurá, que estava no Plenário da Câmara dos Deputados. Hoje Kamayurá faz doutorado na Universidade de Brasília (UnB), na área de Linguística.
|