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07/04/2011 |
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DEPUTADO GIROTO É ELEITO VICE-PRESIDENTE DA SUBCOMISSÃO QUE FISCALIZA PROJETO DO TREM-BALA E O SETOR FERROVIÁRIO DE CARGAS
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Deputado federal Giroto (PR-MS) |
Um dia após a Câmara dos Deputados aprovar a Medida Provisória do trem-bala, os integrantes da Comissão de Viação e Transportes (CVT) elegeram ontem (06/04) o deputado sul-mato-grossense Giroto (PR) para o cargo de vice-presidente da Subcomissão Especial para acompanhar a implementação do projeto do Trem de Alta Velocidade Brasileiro (TAV), conhecido como trem-bala debater o aprimoramento dos sistemas metropolitanos de transporte de passageiros sobre trilhos e discutir o fortalecimento do setor ferroviário de cargas.
Também o colegiado elegeu para presidente da Subcomissão o deputado Jaime Martins e para relator o deputado Leonardo Quintão. Estes dois parlamentares são de Minas Gerais. Este grupo terá a missão de fiscalizar o andamento das obras do Trem Bala e de toda a reformulação e investimentos do setor ferroviário brasileiro.
A escolha do parlamentar sul-mato-grossense foi motivada por sua experiência no setor de transporte, por ter presidido o Consetrans (Conselho Nacional dos Secretários de Transportes) e por ser grande conhecedor de uma das áreas estratégicas para o setor público, como o de obras púbicas. Giroto foi até ano passado Secretário de Estado de Obras em Mato Grosso do Sul. "Durante minha vida pública adquiri conhecimento e experiência no setor de ferrovias, tanto que integro a comissão especial do Ministério dos Transportes para definir o traçado da Ferroeste. Aliados a este conhecimento tenho a experiência que adquiri na secretaria de obras do Estado que me credencia para acompanhar o projeto do Trem Bala e defender o fortalecimento do setor ferroviário de cargas", enfatizou Giroto após escolha para o cargo.
A subcomissão fará sua próxima reunião no dia 12 de abril, às 19h, na sala da presidência da CVT.
Trem Bala
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Na noite de ontem, o plenário da Câmara dos Deputados, concluiu a votação da Medida Provisória 511/10, que autoriza a União a oferecer garantia para um empréstimo de até R$ 20 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao consórcio construtor do Trem de Alta Velocidade (TAV), o trem-bala. Dos seis destaques apresentados pela oposição, cinco foram rejeitados. Anteontem, os deputados aprovaram o texto principal.
A linha do TAV ligará as cidades de Campinas (SP) e Rio de Janeiro, passando pela capital paulista, em um percurso total de 511 quilômetros. O leilão do empreendimento está previsto para 29 de abril, mas o governo já estuda seu adiamento.
Uma das novidades do texto é a criação da Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade S.A. (Etav), vinculada ao Ministério dos Transportes. Essa empresa pública terá por objetivo agilizar a implantação do serviço e promover o desenvolvimento do TAV de forma integrada com os outros tipos de transporte. A oposição tentou derrubar a criação da Etav e ameaça recorrer ao Supremo Tribunal Federal.
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