
Para Palacio, o Pronasci é uma importante arma no combate ao crime em São Caetano |
A cidade de São Caetano do Sul ganha a partir de abril um Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), requisito essencial para adesão ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Destinado à prevenção e repressão da criminalidade com articulação de ações de segurança pública e de políticas sociais, esse programa é executado numa parceria da União com os municípios. A iniciativa atende uma indicação prioritária do vice-líder do governo na Câmara Municipal, vereador Fabio Palacio (PR), protocolada no dia 24 de janeiro deste ano. "Esse tipo de atitude tende a melhorar a segurança, reduzindo assim os nossos índices de criminalidade", afirmou o parlamentar.
Criado pelo chefe do Executivo por meio do Decreto Municipal nº 10.205, de 29/3/11, o GGI-M é vinculado ao Gabinete do Prefeito e será composto por autoridades municipais, como o próprio secretário de Segurança da Prefeitura, pelo comando da Guarda Civil Municipal (GCM), Defesa Civil, e representantes das demais secretarias municipais, além da assessoria especial da Coordenação da Ação Social e chefia de Gabinete do Prefeito.
A estrutura física do gabinete funcionará no Centro de Monitoramento 199, situado na Avenida Goiás com a Rua Aurélia, no Bairro Santa Paula, que será reinaugurado no dia 13 de abril. "Porém, antes de iniciar os trabalhos, o GGI-M ainda dependerá de algumas estruturações. Vamos acompanhar de perto todo esse processo de adesão ao Pronasci para assim assegurarmos mais segurança à nossa população", ressaltou Fabio Palacio.
Autoridades do Governo do Estado de São Paulo, como representantes do comando da Polícia Militar na região do Grande ABC, da Polícia Civil, dos Bombeiros, e da Coordenadoria Regional de Defesa Civil estão presentes no grupo do GGI-M, assim como representantes do Ministério da Justiça Federal. "Trata-se de uma importante arma para combater o crime e para buscar a integração entre as forças do Grande ABC", concluiu.
|