PL-TV:

Senador Romário solicita audiência
pública sobre doença renal crônica


Brasília - A elevada incidência de doença renal crônica (DRC) e a conscientização sobre a diálise peritoneal como alternativa de tratamento serão debatidas em audiência pública interativa da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) agendada para quarta-feira, 11, às 10h30.

A realização da audiência atende a requerimento do senador Romário (PL-RJ), que chamou atenção para os elevados custos econômicos e sociais da DRC e a baixa difusão de tratamentos alternativos à hemodiálise. A doença é classificada como uma das maiores causas de morte no Brasil.

“Tal fato é a longo prazo ainda mais alarmante quando associado ao fator de envelhecimento da população, e associada à maior prevalência de comorbidades tais como diabetes e hipertensão, e à sua alta incidência anual a qual corresponde a aproximadamente 40 mil novos casos. Estima-se que 1 em cada 10 adultos terá alguma forma de DRC levando a um estágio terminal”, explica o senador na justificação de seu requerimento.

Com base nas estatísticas que apresentou, Romário argumenta que há uma “lacuna no diagnóstico do paciente renal” no país, o que deixa milhares de portadores de DRC sem assistência. Ele acrescenta que a grande maioria dos pacientes em terapia renal substitutiva realiza hemodiálise, enquanto a alternativa de diálise peritoneal — indicada como mais benéfica para 90% dos pacientes — ainda é pouco difundida no Brasil.

Foram convidados para a audiência pública Yussif Ali Mere Junior, presidente da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT); Leonardo Barberes, diretor da ABCDT; Daniel Calazans, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN); Humberto Mendes, representante da Federação Nacional das Associações de Pacientes Renais Transplantados do Brasil (Fenapar); Hugo Abensur, coordenador do Programa de Diálise Peritoneal do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; o deputado estadual do Rio de Janeiro Renato Zaca; e um representante do Ministério da Saúde.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal eCidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal eCidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Fonte: Agência Senado




Provérbios LIBERAR O CMOMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO
Alvaro Valle

 
   
 
 
 
 
<
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
Brasília, 26/05/2021 - PL-TV: O Rio em mãos do bem - Entrevista Cláudio Castro

Brasília, 18/01/2022 - PL-TV: Projeto de Altineu Côrtes propõe condições mínimas de trabalho para entregadores de aplicativos Brasília, 28/12/2020 - PL-TV: Portinho é convidado a assumir Liderança do PL no Senado
Nova Presidente do PL MUlher
Presidente do Partido Liberal, Tadeu Candelária (PL-SP)
Alvaro Valle
Veja aqui todos os nossos vídeos e nossas reportagens

Secretaria de Comunicação do Partido Liberal
FICHA DE FILIAÇÃO EM PDF Deputados Federais do Partido Liberal da 56ª Legislatura
Senadores do Partido Liberal VEJA NOSSO FACE
Veja nossos Vídeos no Youtube
  <area shape= Veja nossos Vídeos no Youtube Veja nossos Vídeos no Youtube veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram BAIXE O VÍDEO EM WMV
BAIXE O VÍDEO EM MOV
VEJA O VÍDEO NO YOUYUBE BAIXE O VÍDEO EM MP4 BAIXE O VÍDEO EM MOV BAIXE O VÍDEO EM FLV