Esta Matéria não tem vídeo
São Gonçalo tem programa voltado para combate à hipertensão
 

'
São Gonçalo tem programa voltado para combate à hipertensão
Esta Matéria não tem 
vídeo

 

Gestão liberal

de São Gonçalo (RJ) tem programa
voltado para combate à hipertensão


Rio de Janeiro - A prefeitura liberal de São Gonçalo, comandada pelo prefeito Capitão Nelson (PL-RJ) realizou, na última terça-feira, 26, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, mais uma edição do Programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia).

De acordo com a gestão liberal, a ação atua em toda rede municipal da Atenção Básica do município, com a vigilância dos casos, monitoramento e desenvolvimento das linhas de cuidado para a doença.

A coordenadora do Programa Hipertensão/Diabetes da secretaria, Mara Cortazio, explicou que o objetivo do programa é monitorar e identificar, através dos fatores de risco existentes, as possíveis complicações relacionadas e qualificar a assistência prestada. “A partir dessas informações, o programa orienta os profissionais envolvidos no atendimento aos pacientes sobre fluxo de atendimentos, protocolos e linhas de cuidados, com o objetivo de garantir a qualidade da assistência e enfatizar a importância das ações de prevenção, promoção e humanização à saúde dos pacientes hipertensos e diabéticos”.

Segundo a administração, a cidade tem um total de 104.846 hipertensos cadastrados e o programa ajuda a promover o autocuidado dos pacientes, evitando hospitalizações e complicações. Nos atendimentos nas unidades de saúde, o Programa de Hipertensão e Diabetes orienta os moradores sobre a importância da mudança de estilo de vida, evitando o estresse e praticando atividades físicas.

“No programa, mostramos o que as pessoas podem fazer, como evitar o consumo de alimentos gordurosos, reduzir o consumo de sal, optar por frutas e legumes, reduzir o consumo de álcool e tabaco. Também incentivamos as pessoas a parar de fumar, buscando o Programa de Tabagismo em unidades de saúde”, finalizou a coordenadora.

Regulação

Todas as consultas para as unidades de saúde da rede pública de São Gonçalo são marcadas através da Central de Regulação da secretaria. Para marcar, o gonçalense pode procurar qualquer unidade de saúde da rede municipal, independente se será atendido naquele local. As unidades inserem os pacientes no sistema da Central de Regulação, que vai entrar em contato – através do telefone – para avisar sobre a marcação do serviço, que será agendado em local que for mais próximo de sua residência.

Por isso, é muito importante que os pacientes mantenham um telefone que funcione e esteja atualizado no cadastro. O contato e endereço do morador também podem ser atualizados em qualquer unidade de saúde.

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial


Segundo informações do Ministério da saúde, a data do dia 26 de abril, instituída pela Lei nº 10.439/2002, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença.

A hipertensão é caracterizada pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial, acima de 140×90 mmHg (milímetro de mercúrio), popularmente conhecida como 14/9 – o primeiro número se refere à pressão máxima ou sistólica, que corresponde à contração do coração; o segundo, à pressão do movimento de diástole, quando o coração relaxa.

A hipertensão arterial pode ser primária, quando geneticamente determinada ou secundária, quando decorrente de outros problemas de saúde, como doenças renais, da tireoide ou das suprarrenais. É fundamental diagnosticar a origem do problema, para que seja introduzido o tratamento adequado.

Fonte: https://www.saogoncalo.rj.gov.br/sao-goncalo-tem-programa-voltado-para-combate-a-hipertensao/




Provérbios LIBERAR O CMOMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO

 
   
 
 
 
 
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
Brasília, 26/05/2021 - PL-TV: O Rio em mãos do bem - Entrevista Cláudio Castro

Brasília, 18/01/2022 - PL-TV: Projeto de Altineu Côrtes propõe condições mínimas de trabalho para entregadores de aplicativos Brasília, 28/12/2020 - PL-TV: Portinho é convidado a assumir Liderança do PL no Senado
Nova Presidente do PL Mulher
Presidente do Partido Liberal, Tadeu Candelária (PL-SP)
Veja aqui todos os nossos vídeos e nossas reportagens

Secretaria de Comunicação do Partido Liberal
FICHA DE FILIAÇÃO EM PDF Deputados Federais do Partido Liberal da 56ª Legislatura
Senadores do Partido Liberal Veja todas Notícias no Facebook Veja nossos Vídeos no Youtube
  <area shape= Veja nossos Vídeos no Youtube Veja nossos Vídeos no Youtube veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram