Esta Matéria não tem vídeo
Investigadores profissionais são homenageados em solenidade na Alece




Investigadores profissionais são homenageados em solenidade na Alece
Esta Matéria não tem 
vídeo

 

Liberal

promove sessão solene em homenagem aos
investigadores profissionais na Alece


Ceará - O Dia Estadual do Investigador Profissional, celebrado anualmente em 11 de abril, foi destacado na última segunda-feira,11, em sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. A homenagem foi proposta pelo deputado Delegado Cavalcante (PL-CE).

O parlamentar informou que é autor do projeto de lei que deu origem à Lei 17.503, de 25 de maio de 2021, que cria o Dia Estadual do Investigador Profissional, e defendeu segurança jurídica para que os investigadores possam exercer seu trabalho.

O deputado também elencou algumas das atribuições dos profissionais: fornecimento de elementos de delito, formação de opinião ao Ministério Público, desencadeamento ou não de ação penal pública e embasamento para medidas cautelares ao juiz, entre outras.

Na ocasião, o diretor do Conselho Regional de Detetives Particulares do Ceará (CRD), José Ivan de Souza, assinalou que a profissão de detetive, hoje em dia, não se limita mais somente à investigação de casos conjugais, possuindo uma área de atuação bem ampla. “O estado do Ceará já é conhecido pelos trabalhos de investigação que aqui existem. Temos reconhecimento em outros estados, que usam e precisam do nosso trabalho. Temos ótimos profissionais”, destacou.

Representando os 39 investigadores profissionais homenageados, o investigador profissional André Luiz Diógenes Matos acentuou que a homenagem representa uma vitória para a classe da investigação privada no Estado. “Hoje os investigadores privados estão tendo voz e vez. São profissionais que somam e contribuem com grande trabalho de investigação”, pontuou.

O presidente da Associação Sete Zero, Antônio Emerson Bezerra Barros, explicou que a escolha do dia 11 de abril deve-se à Lei Federal nº 13.432/17, publicada em 11 de abril de 2017 no Diário Oficial da União (DOU), salientando que a existência de lei própria garante-lhes direitos e deveres e permite a colaboração com investigações policiais em curso, sejam elas federais ou estaduais. “Nossa profissão vai além de um caso conjugal, vai de uma investigação empresarial até a criminal, de acordo com a Constituição e as leis brasileiras”, afirmou.

Também esteve presente na solenidade o advogado João Henrique Dummar Antero.

Fonte: https://www.al.ce.gov.br/index.php/ultimas-noticias/item/100821-11042022soleneinvestigadoresprofissionais




Provérbios LIBERAR O CMOMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO

 
   
 
 
 
 
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
Brasília, 26/05/2021 - PL-TV: O Rio em mãos do bem - Entrevista Cláudio Castro

Brasília, 18/01/2022 - PL-TV: Projeto de Altineu Côrtes propõe condições mínimas de trabalho para entregadores de aplicativos Brasília, 28/12/2020 - PL-TV: Portinho é convidado a assumir Liderança do PL no Senado
Nova Presidente do PL Mulher
Presidente do Partido Liberal, Tadeu Candelária (PL-SP)
Veja aqui todos os nossos vídeos e nossas reportagens

Secretaria de Comunicação do Partido Liberal
FICHA DE FILIAÇÃO EM PDF Deputados Federais do Partido Liberal da 56ª Legislatura
Senadores do Partido Liberal Veja todas Notícias no Facebook Veja nossos Vídeos no Youtube
  <area shape= Veja nossos Vídeos no Youtube Veja nossos Vídeos no Youtube veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram