Esta Matéria não tem vídeo

Esta Matéria não tem 
vídeo

   

PL-TV:

PL é o maior e mais importante
Partido da Câmara com 77 deputados federais


Brasília - Com o fim da janela partidária, na última sexta-feira, 1º, o Partido Liberal (PL), presidido por Valdemar Costa Neto, se tornou a maior bancada da Câmara, com 77 deputados federais. É mais do que o dobro do que o partido tinha na época da posse, quando contava com 33 deputados.

A janela partidária permite que deputados federais e estaduais mudem de partido sem correr o risco de perder o mandato. Mesmo com o fim do prazo, os números ainda podem mudar, já que filiações registradas no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até sexta-feira podem ser comunicadas posteriormente à Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados.

Grande parte dos novos deputados do PL veio do União Brasil, partido criado com a fusão do PSL e DEM. Antes da janela partidária, o União contava com 81 deputados, mas agora está com 47, atrás do PT (com 56) e PP (50). Outros partidos que cresceram foram o Republicanos, atualmente com 45 deputados, e o PSD, com 43.

A expectativa do PL era fechar a janela partidária com 75 deputados federais, ou seja, 15% do total da Casa. A legenda de Costa Neto atraiu a maior parte dos bolsonaristas que saíram do União Brasil. Em novembro do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro, e seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), se filiaram à sigla liberal.

O Partido também contou com a filiação de um time de peso de ex-ministros, que deixaram o comando de suas pastas, na última quinta-feira, 31, para concorrerem nas eleições deste ano. Pela legislação, eles precisam se afastar das funções a seis meses do pleito eleitoral.

Filiaram-se ao Partido Liberal:

• Gilson Machado (Turismo), pré-candidato a senador pelo PL em Pernambuco;

• João Roma (Cidadania), pré-candidato a governador da Bahia pelo PL;

• Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações), pré-candidato a deputado federal pelo PL por São Paulo;

• Onyx Lorenzoni (Trabalho e Previdência), pré-candidato a governador do Rio Grande do Sul pelo PL;

• Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), pré-candidato a senador pelo PL no Rio Grande do Norte.


A deputada Flávia Arruda (PL-DF), que comandava a Secretaria de Governo, já é filiada ao PL desde o início da atual legislatura, inclusive eleita como a deputada mais votada do Distrito Federal. Flávia se despediu de suas funções de ministra porque é pré-candidata a senadora pelo PL no DF.

Dos ministros que deixaram os cargos, somente um foi mantido no governo. O general Walter Braga Netto, que também se filiou ao PL, deixou o comando do Ministério da Defesa, e foi nomeado assessor especial do gabinete pessoal de Bolsonaro.

Nesse cargo, ele não precisará cumprir o prazo de afastamento a seis meses da eleição. Segundo a legislação eleitoral, ele deverá deixar a função a três meses das eleições, até 2 de julho.

Braga Netto é cotado para compor a chapa do presidente Jair Bolsonaro à reeleição como candidato a vice-presidente.




Provérbios LIBERAR O CMOMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO

 
   
 
 
 
 
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
Brasília, 26/05/2021 - PL-TV: O Rio em mãos do bem - Entrevista Cláudio Castro

Brasília, 18/01/2022 - PL-TV: Projeto de Altineu Côrtes propõe condições mínimas de trabalho para entregadores de aplicativos Brasília, 28/12/2020 - PL-TV: Portinho é convidado a assumir Liderança do PL no Senado
Nova Presidente do PL Mulher
Presidente do Partido Liberal, Tadeu Candelária (PL-SP)
Veja aqui todos os nossos vídeos e nossas reportagens

Secretaria de Comunicação do Partido Liberal
FICHA DE FILIAÇÃO EM PDF Deputados Federais do Partido Liberal da 56ª Legislatura
Senadores do Partido Liberal Veja todas Notícias no Facebook Veja nossos Vídeos no Youtube
  <area shape= Veja nossos Vídeos no Youtube Veja nossos Vídeos no Youtube veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram