Esta Matéria não tem vídeo
Itaboraí promove Semana de Luta Contra a Tuberculose






 
Itaboraí promove Semana de Luta Contra a Tuberculose
Esta Matéria não tem 
vídeo

 

Gestão liberal

de Itaboraí (RJ) promove Semana de
Luta Contra a Tuberculose


Rio de Janeiro - A prefeitura de Itaboraí, comandada pelo prefeito Marcelo Delaroli (PL-RJ), promoveu na última semana, a Semana Nacional de Mobilização e Luta Contra a Tuberculose, em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado no dia 24 de março.

De acordo com a administração liberal, a programação teve início na sede do programa, no Centro, com palestra para os pacientes atendidos. E ainda nas Unidades de Saúde da Família (USF) de Pachecos e Reta Velha, e no CRAS de Cabuçu. A programação conta ainda com atividades educativas e de mobilização social em prol do controle da doença, além de rodas de conversa e dinâmicas nas USFs.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Maria José Fernandes Pereira, as ações visam intensificar a busca dos sintomáticos respiratórios, sendo as pessoas com tosse por mais de três semanas.

“A tuberculose tem diagnóstico, tratamento e cura. E em Itaboraí somos referência no tratamento da doença, inclusive temos o Laboratório Municipal de Saúde Pública aqui no setor, que atende além de Itaboraí, os municípios de Maricá, Tanguá, Rio Bonito e Silva Jardim, com o teste rápido molecular”, explicou a coordenadora.

A gestão liberal informou que os pacientes são acompanhados por equipe multiprofissional no setor de Referência Secundária da Tuberculose, composta por médico, enfermeiro e assistente social. E também pelas equipes das Unidades de Saúde da Família e das Unidades Básicas de Saúde, com médico, enfermeiro e agente comunitário de Saúde. O tratamento leva, no mínimo, seis meses, por isso a recomendação é de que seja feito o uso correto da medicação até receber alta.

Programação

A programação das atividades, que foi realizada durante toda semana finalizou na última sexta-feira, 25, as ações aconteceram, às 9h, no Hospital Municipal Desembargador Leal Junior e, às 13h, na Unidade de Saúde da Família de Areal.

Saiba mais O Centro de Referência Secundária do Programa Municipal de Controle da Tuberculose fica na Rua Desembargador Ferreira Pinto, nº 9, fundos, no Centro.

A doença

A tuberculose é uma doença que pode atingir qualquer pessoa e o tratamento é realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A transmissão ocorre pelo ar, através da tosse, espirros e fala. Entre os sintomas causados estão: tosse seca por mais de três semanas (com ou sem catarro), febre ao final da tarde, perda de apetite e de peso, dor no peito e cansaço.

Fonte: https://portal.ib.itaborai.rj.gov.br/44229/itaborai-inicia-semana-de-luta-contra-a-tuberculose/




Provérbios LIBERAR O CMOMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO

 
   
 
 
 
 
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
Brasília, 26/05/2021 - PL-TV: O Rio em mãos do bem - Entrevista Cláudio Castro

Brasília, 18/01/2022 - PL-TV: Projeto de Altineu Côrtes propõe condições mínimas de trabalho para entregadores de aplicativos Brasília, 28/12/2020 - PL-TV: Portinho é convidado a assumir Liderança do PL no Senado
Nova Presidente do PL Mulher
Presidente do Partido Liberal, Tadeu Candelária (PL-SP)
Veja aqui todos os nossos vídeos e nossas reportagens

Secretaria de Comunicação do Partido Liberal
FICHA DE FILIAÇÃO EM PDF Deputados Federais do Partido Liberal da 56ª Legislatura
Senadores do Partido Liberal Veja todas Notícias no Facebook Veja nossos Vídeos no Youtube
  <area shape= Veja nossos Vídeos no Youtube Veja nossos Vídeos no Youtube veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram