Gestão liberal
de Itaboraí (RJ) promove Semana de Luta Contra a Tuberculose
Rio de Janeiro - A prefeitura de Itaboraí, comandada pelo prefeito Marcelo Delaroli (PL-RJ), promoveu na última semana, a Semana Nacional de Mobilização e Luta Contra a Tuberculose, em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado no dia 24 de março.
De acordo com a administração liberal, a programação teve início na sede do programa, no Centro, com palestra para os pacientes atendidos. E ainda nas Unidades de Saúde da Família (USF) de Pachecos e Reta Velha, e no CRAS de Cabuçu. A programação conta ainda com atividades educativas e de mobilização social em prol do controle da doença, além de rodas de conversa e dinâmicas nas USFs.
Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Maria José Fernandes Pereira, as ações visam intensificar a busca dos sintomáticos respiratórios, sendo as pessoas com tosse por mais de três semanas.
“A tuberculose tem diagnóstico, tratamento e cura. E em Itaboraí somos referência no tratamento da doença, inclusive temos o Laboratório Municipal de Saúde Pública aqui no setor, que atende além de Itaboraí, os municípios de Maricá, Tanguá, Rio Bonito e Silva Jardim, com o teste rápido molecular”, explicou a coordenadora.
A gestão liberal informou que os pacientes são acompanhados por equipe multiprofissional no setor de Referência Secundária da Tuberculose, composta por médico, enfermeiro e assistente social. E também pelas equipes das Unidades de Saúde da Família e das Unidades Básicas de Saúde, com médico, enfermeiro e agente comunitário de Saúde. O tratamento leva, no mínimo, seis meses, por isso a recomendação é de que seja feito o uso correto da medicação até receber alta.
Programação
A programação das atividades, que foi realizada durante toda semana finalizou na última sexta-feira, 25, as ações aconteceram, às 9h, no Hospital Municipal Desembargador Leal Junior e, às 13h, na Unidade de Saúde da Família de Areal.
Saiba mais
O Centro de Referência Secundária do Programa Municipal de Controle da Tuberculose fica na Rua Desembargador Ferreira Pinto, nº 9, fundos, no Centro.
A doença
A tuberculose é uma doença que pode atingir qualquer pessoa e o tratamento é realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A transmissão ocorre pelo ar, através da tosse, espirros e fala. Entre os sintomas causados estão: tosse seca por mais de três semanas (com ou sem catarro), febre ao final da tarde, perda de apetite e de peso, dor no peito e cansaço.
|


|