Esta Matéria não tem vídeo
Evento contou com a participação de representantes da prefeitura de Paraty, Iphan, IFB e Ministério do Turismo

Evento contou com a participação de representantes da prefeitura de Paraty, Iphan, IFB e Ministério do Turismo
Esta Matéria não tem 
vídeo

 

Ministério

do Turismo lança Programa Nacional
de Turismo Gastronômico


Brasília - O Ministério do Turismo lançou no último domingo, 27, o Programa Nacional de Turismo Gastronômico. A iniciativa desenvolvida em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) tem o objetivo de desenvolver o segmento e efetivar a vocação do Brasil como destino de excelência.

O documento foi anunciado durante o 1º Seminário Internacional de Turismo Gastronômico que vai até esta terça-feira, 29, em Paraty (RJ). A programação do seminário, que conta com especialistas do segmento do Brasil e de outros países, pode ser acompanhada pelo canal no YouTube do IFB e, também, pelas redes sociais do MTur. Para acessar a programação do evento clique AQUI.

“É uma realização ver este evento acontecer e este programa se concretizar. Precisamos aperfeiçoar o nosso turismo gastronômico e esse evento é o start que estávamos precisando para alavancar este segmento no país. Temos diversas cidades reconhecidas pela Unesco na gastronomia e vamos estruturá-las para valorizar a nossa vocação e dar o estalo para que outras possam surgir. O turismo gastronômico está entre as nossas prioridades para fomento ao turismo no país”, destacou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto (PL).

O Programa Nacional de Turismo Gastronômico é um marco para o turismo brasileiro e traz os fatores históricos e culturais que contribuíram para o desenvolvimento do segmento, a relação indissociável entre turismo e gastronomia, o panorama do segmento no mundo e no Brasil, o papel essencial das políticas públicas em seu desenvolvimento, além do posicionamento do Brasil e os objetivos estratégicos da iniciativa. O texto convida ainda a todos os atores envolvidos, sejam pequenos produtores ou grandes empresários, gestores públicos e privados, viajantes e comunidade a tomarem "Gosto pelo Brasil!".

Durante o lançamento, o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Fábio Pinheiro, destacou a dimensão que o evento e que o programa terá para a construção de políticas assertivas para o segmento. “Falar de gastronomia no Brasil é complexo, porque em qualquer cidade ou região do país você tem experiências únicas. O desafio dos senhores, que estão aqui hoje, é muito grande e vocês têm um papel muito importante, que é o de transformar vidas, de trocar experiências”, pontuou.

O turismo gastronômico já é um dos maiores motivadores de viagens por todo o mundo, e seu protagonismo vem aumentando a cada dia. A ascendência deste segmento vem acompanhada pela valorização do caráter regional dos destinos, suas peculiaridades, seu patrimônio histórico e cultural, que juntos proporcionam experiências únicas para os visitantes. Considerando sua vantagem competitiva, cada vez mais cidades ao redor do mundo procuram se posicionar como destinos de gastronomia e direcionam suas estratégias para o desenvolvimento e para a promoção do turismo gastronômico.

SEMINÁRIO INTERNACIONAL

Durante os três dias de evento, a expectativa é de que cerca de 30 expoentes do turismo e da gastronomia, nacionais e internacionais, se reúnam para debater diversos temas relacionados ao segmento. Convidadas como a canadense e CEO da Culinary Tourism Alliance, Rebecca Mackenzie; e a diretora de cursos e mestrados da Faculdade de Gastronomia do Basque Culinary Center, na Espanha, Idoia Calleja; devem compartilhar suas experiências com os presentes.

A pesquisadora e professora de gastronomia do IFB e coordenadora do projeto Prospectivas para o Turismo Gastronômico no Brasil, Ana Paula Jacques, ressaltou a importância deste seminário para o país. “Nós sabemos que para desenvolver uma política contínua, de longo prazo no turismo, é um desafio, mas é também um privilégio, porque esse país, é um país mega diverso, culturalmente rico e que tem potencial para fomento à gastronomia e ao turismo. Conectando esses dois elementos da nossa cultura estamos fazendo com que os nossos destinos possam se desenvolver cada vez mais”, disse.

Ainda durante a abertura do seminário, o Ministério do Turismo e o Instituto Federal de Brasília certificaram cerca de 140 alunos da primeira turma de turismo gastronômico do IFB. Ainda na ocasião, o MTur apresentou o Programa Nacional de Turismo Gastronômico, que se baseia em ações de estruturação e promoção com o objetivo de desenvolver o turismo gastronômico e efetivar a vocação do Brasil como destino de excelência neste segmento, valorizando a diversidade e singularidade de sua gastronomia e contribuindo diretamente para ampliação das vantagens competitivas e o posicionamento do Brasil como destino gastronômico internacional.

Na manhã desta segunda-feira (28.03), os Programas Nacional de Turismo Gastronômico e o Experiências do Brasil Rural foram temas de mesas de debates. Entre os assuntos, a coordenadora-geral de Turismo Responsável do Ministério do Turismo, Rafaela Lehmann, e o chef de cozinha, Zeca Amaral, discutiram pontos-chaves das duas iniciativas, que pretendem desenvolver os segmentos no país.

TURISMO GASTRONÔMICO

Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) apontam que a gastronomia é o terceiro maior impulsionador de viagens no mundo. No Brasil, o segmento já movimenta cerca de R$ 250 bilhões anuais, segundo cálculos da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). O Brasil também possui quatro cidades reconhecidas internacionalmente pela Unesco por conta da inovação na gastronomia: Paraty/RJ, Belo Horizonte/MG, Florianópolis/SC e Belém/PA.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo




Provérbios LIBERAR O CMOMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO

 
   
 
 
 
 
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
Brasília, 26/05/2021 - PL-TV: O Rio em mãos do bem - Entrevista Cláudio Castro

Brasília, 18/01/2022 - PL-TV: Projeto de Altineu Côrtes propõe condições mínimas de trabalho para entregadores de aplicativos Brasília, 28/12/2020 - PL-TV: Portinho é convidado a assumir Liderança do PL no Senado
Nova Presidente do PL Mulher
Presidente do Partido Liberal, Tadeu Candelária (PL-SP)
Veja aqui todos os nossos vídeos e nossas reportagens

Secretaria de Comunicação do Partido Liberal
FICHA DE FILIAÇÃO EM PDF Deputados Federais do Partido Liberal da 56ª Legislatura
Senadores do Partido Liberal Veja todas Notícias no Facebook Veja nossos Vídeos no Youtube
  <area shape= Veja nossos Vídeos no Youtube Veja nossos Vídeos no Youtube veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram