Prefeitura liberal
de Suzano (SP) promove cerimônia “Mulheres Fazendo História na Cidade de Suzano”
São Paulo - A prefeitura de Suzano, por meio do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), promoveu na noite da última terça-feira, 22, a cerimônia “Mulheres Fazendo História na Cidade de Suzano”.
O projeto, que resgata o protagonismo de mulheres que promoveram avanços sociais no município, homenageou 14 suzanenses escolhidas pela própria população em votação livre. A cerimônia, sediada no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré, foi prestigiada pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi e pela primeira-dama e dirigente do Saspe, Larissa Ashiuchi.
Os 14 nomes homenageados durante cerimônia são referentes às escolhas do público nas edições de 2021 e 2022, sendo que a gestora social Graziella Porfírio e a diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Suzano, Claudinéia da Silva Machado, foram indicadas à premiação nas duas edições em sequência.
Para 2021, também foram escolhidas para a homenagem a advogada Sueleide Pereira Serafim Cirino de Oliveira; a monitora de Liang Gong, Sônia Matsumura Kudeken; a coordenadora da Associação de Apoio para Deficientes Visuais de Suzano (AADEVIS), Cleomarcia de Oliveira Silva Barboza; a empreendedora Michele Oliveira; e as voluntárias Shirley Rodrigues e Luciana dos Santos Cavalcante.
Já em 2022, se somam às homenageadas as voluntárias Elzilene Cruz de Souza e Ana Santana; a deputada federal Katia Sastre (PL-SP); a vereadora Gerice Lione; a médica Alice Keiko Konishi; e a empresária Francine Drumond. As indicadas receberam um troféu simbólico e foram destacadas em um vídeo especial para exibição na cerimônia do projeto.
Em sua fala, a deputada federal Katia Sastre reforçou a importância do reconhecimento. “Para mim é uma honra, como mulher suzanense, receber esse troféu em reconhecimento ao nosso trabalho e também em representação a todas as demais mulheres da cidade”, disse. A vereadora Gerice Lione endossou o discurso ao destacar o protagonismo feminino no município. “Precisamos cada dia mais celebrar as conquistas das mulheres em Suzano porque, a cada novo espaço que ganhamos, conseguimos ampliar a voz do público feminino e fazer ainda mais por nossas mulheres”.
Para a diretora de projetos do Saspe, Sandra Lopes Nogueira, o “Mulheres Fazendo História” cumpre sua missão em mais um ano de cerimônia. “Estamos na terceira edição do projeto, sendo uma das mais aguardadas porque, após um ano suspenso devido à pandemia, finalmente conseguimos promover essa justa homenagem às mulheres indicadas pela população. Assim, marcamos mais um mês de março especialmente dedicado às mulheres”.
A primeira-dama Larissa Ashiuchi finalizou reforçando a importância do projeto para toda a sociedade. “Quando uma mulher avança, toda a sociedade avança. Embora as mulheres sejam mais da metade da população brasileira, ainda somos a minoria na política, nos cargos de destaque e recebemos salários menores. Tudo isso é reflexo de uma cultura machista que precisamos combater. Então, retomar a trajetória dessas suzanenses indicadas ao troféu é reforçar a posição de destaque que devemos cada dia mais almejar para ampliar a voz das mulheres e defender nossos direitos em uma sociedade mais justa”.
Presenças
A cerimônia ainda contou com as presenças dos vereadores Givaldo Freitas dos Santos, o Baiano da Saúde, e José Oliveira Lima, o Zé Oliveira, além de representantes dos vereadores Márcio Alexandre de Souza, o Márcio Malt; Antonio Rafael Morgado, o Professor Toninho Morgado; e Lazario Nazaré Pedro, o Lázaro de Jesus.
Já o Executivo suzanense esteve representado pela secretária de Administração, Cintia Renata Lira, pelo secretário de Segurança Cidadã, Elias Marques, pelo assessor estratégico da pasta de Segurança Cidadã, Jefferson Ferreira dos Santos, e pelo chefe de Gabinete, Afrânio Evaristo da Silva.
Importantes membros da luta da mulher suzanense também compareceram à solenidade, como a delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher, Silmara Marcelino; a comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Rosemary Caxito; a presidente da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Suzano, Maria Margarida Mesquita; e a representante da diretoria da OAB Suzano, Cíntia Duarte.
Ainda estiveram presentes integrantes de entidades do município, como o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Associação Cultural Suzanense, Rotary Club Suzano Sul, Associação Cultura Chinesa de Suzano e Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP).
|


|