Esta Matéria não tem vídeo
 Criado para localizar crianças, ‘Alerta Pri’ começa a funcionar

Criado para localizar crianças, ‘Alerta Pri’ começa a funcionar
Esta Matéria não tem 
vídeo

 

Começa

funcionar sistema de alerta criado por Castro para
localizar crianças e adolescentes desaparecidos no RJ


Rio de Janeiro - Começou a funcionar na noite da última quarta-feira, 23, o "Alerta Pri", primeiro sistema de alerta por telefone do país para localizar crianças e adolescentes desaparecidos. Criado pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Polícia Civil e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, com base na Lei nº 9.182, o mecanismo com os primeiros disparos das mensagens já está sendo enviado aos usuários.

- Este é mais um grande avanço do setor da segurança pública fluminense. Com o ‘Alerta Pri’, nosso objetivo é aumentar o índice de solução de casos de desaparecidos de crianças e adolescentes. É um dos tipos de ocorrência mais cruéis, porque, além da vítima, a família dela também sofre. Fica uma ferida aberta na alma dos familiares. O Estado trabalha sempre para dar uma resposta ao cidadão – disse o governador Cláudio Castro (PL-RJ).

A ferramenta é disparada pela Secretaria de Polícia Civil para os telefones de pessoas que se cadastrem para receber o serviço. A mensagem de urgência enviada pelo Alerta Pri vai conter o nome, a idade, as características físicas, o local de desaparecimento e outras informações pertinentes da Delegacia de Descoberta de Paradeiros. O objetivo é agir rapidamente quando esse tipo de crime for registrado no sistema.

- Trata-se de mais um instrumento na investigação que visa a localização de crianças e adolescentes que desapareceram em todo o Estado do Rio de Janeiro. Temos o objetivo de alcançar cerca de 3 milhões de usuários do serviço de telefonia móvel. A sociedade civil pode nos ajudar neste trabalho a partir do cadastramento para que possam receber este alerta – explicou a titular da Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA), delegada Elen Souto.

De acordo com a Polícia Civil, em todo o ano de 2021, foram registrados 371 casos de pessoas desaparecidas na faixa etária entre 0 e 17 anos. Destes, 324 foram localizados.

Diálogo com as operadoras de telefonia móvel

Regulamentada pelo governador Cláudio Castro, a lei nº 9.182 torna obrigatória a divulgação de fotos e informações das vítimas pelas companhias de telefonia celular. Desde então, o governo estadual, a Alerj e as operadoras de telefonia dialogam para viabilizar a operação do sistema.

O Alerta Pri homenageia Priscila Belfort, desaparecida há 18 anos, e foi idealizado pela sua mãe, Jovita Belfort, que atualmente é superintendente de Prevenção e Enfrentamento ao Desaparecimento de Pessoas do Estado do Rio, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

- Cada hora e cada dia são importantes quando estamos buscando um familiar desaparecido. A criação do Alerta Pri traz uma contribuição muito grande nessa luta, pois permite que as informações sobre os desaparecidos cheguem, rapidamente, muito mais longe. Esse é um passo muito importante no Estado do Rio. O lançamento dá esperança de um reencontro – afirmou Jovita.

O alerta foi elaborado nos moldes do Alerta Amber, dos Estados Unidos, que também é utilizado em outros 27 países e é uma das ferramentas mais eficazes no combate ao desaparecimento de pessoas. Entre 1996, ano da criação, e 2013, o programa salvou mais de 650 crianças sequestradas.

- Esse sistema vai nos permitir ter uma resposta mais rápida em casos de desaparecimentos, o que aumenta significativamente as chances de encontrar essas crianças e jovens desaparecidos - completou o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio, Matheus Quintal.

Como funciona

Toda vez que uma criança desaparecer no Estado do Rio e o registro for feito em uma distrital ou especializada, a Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA) emitirá um relatório às operadoras de telefonia. Assim, o alerta será enviado para os números de celulares. Quem tiver interesse em receber o alerta terá que se cadastrar enviando um SMS para o número 55190 com o CEP de onde reside.

Fonte: http://www.rj.gov.br/NoticiaDetalhe.aspx?id_noticia=20843&pl=criado-para-localizar-crian%C3%A7as,-




Provérbios LIBERAR O CMOMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO

 
   
 
 
 
 
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
Brasília, 26/05/2021 - PL-TV: O Rio em mãos do bem - Entrevista Cláudio Castro

Brasília, 18/01/2022 - PL-TV: Projeto de Altineu Côrtes propõe condições mínimas de trabalho para entregadores de aplicativos Brasília, 28/12/2020 - PL-TV: Portinho é convidado a assumir Liderança do PL no Senado
Nova Presidente do PL Mulher
Presidente do Partido Liberal, Tadeu Candelária (PL-SP)
Veja aqui todos os nossos vídeos e nossas reportagens

Secretaria de Comunicação do Partido Liberal
FICHA DE FILIAÇÃO EM PDF Deputados Federais do Partido Liberal da 56ª Legislatura
Senadores do Partido Liberal Veja todas Notícias no Facebook Veja nossos Vídeos no Youtube
  <area shape= Veja nossos Vídeos no Youtube Veja nossos Vídeos no Youtube veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram