Esta Matéria não tem vídeo
O senador Romário, presidente da comissão, ao lado de Carlos Portinho, relator do colegiado







 
O senador Romário, presidente da comissão, ao lado de Carlos Portinho, relator do colegiado
Esta Matéria não tem 
vídeo

 

Comissão

presidida por Romário cobra informações sobre
ações da União para auxílio a Petrópolis


Brasília - A comissão temporária do Senado que busca soluções para a população atingida pelas fortes chuvas em Petrópolis (RJ) aprovou na última segunda-feira, 21, requerimentos de informações sobre providências do governo federal para auxiliar a cidade. O colegiado também promoveu uma audiência pública sobre o tema.

Os requerimentos aprovados foram apresentados pelo líder do PL no Senado, senador Carlos Portinho (PL-RJ), que é o relator da comissão. Neles, são solicitadas informações da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) sobre o que vem sendo feito para atender a população atingida pelas chuvas.

O presidente da comissão, senador Romário (PL-RJ), destacou a importância das iniciativas.

“É preciso que a União discrimine os repasses relativos a 2022, detalhando a destinação dos recursos. No que tange ao MDR, por exemplo, são necessários os dados sobre projetos de recuperação da infraestrutura de drenagem em Petrópolis. Queremos mais dados sobre a ampliação do Rio Palatinato, assim como informações sobre outras obras de drenagem”, afirmou Romário.

Carlos Portinho ressaltou que a participação federal é essencial na busca de soluções para os atingidos pelas chuvas.

“Esta comissão atua por ações das três esferas de Poder. Petrópolis tem sofrido há décadas, e são ações efetivas conjuntas que farão com que mais esta iniciativa não seja em vão. O ideal é não permitir a ocupação dos morros, mas isso não é tão simples quanto possa parecer ao senso comum. O prefeito pessoalmente me apresentou demandas relativas a desonerações e dilatação de prazos de pagamentos à Caixa, que poderão ser levadas em consideração”, declarou Portinho.

Audiência pública

A comissão também promoveu uma audiência pública na segunda-feira (assista à íntegra do debate). Um dos participantes, o diretor-geral da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Wagner Victer, disse que não são efetivas as propostas que incluem a retirada das populações de encostas. Victer afirmou que só pessoas sem experiência em políticas públicas, que, segundo ele, chegam a defender o corte de serviços de água e energia elétrica nessas regiões, defendem a retirada de populações das regiões de encostas em Petrópolis.

— É primário achar que a solução é tirar todo mundo, porque não vai tirar. Só quem não conhece a realidade propõe soluções desse tipo. Em Petrópolis, Teresópolis e Friburgo há poucas áreas planas para reassentamentos. Talvez ampliar a cota para ampliar lugares baixos seja algo favorável — argumentou Victer.

A audiência ainda contou com a participação de outras autoridades, que abordaram, entre outros temas, as ações de auxílio às populações atingidas pelas chuvas — inclusive pelos temporais que voltaram a afetar Petrópolis no último final de semana.

A comissão volta a se reunir na próxima quinta-feira, 24, quando discutirá os impactos da tragédia sobre a saúde mental das populações atingidas.

Fonte: Agência Senado




Provérbios LIBERAR O CMOMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO

 
   
 
 
 
 
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
Brasília, 26/05/2021 - PL-TV: O Rio em mãos do bem - Entrevista Cláudio Castro

Brasília, 18/01/2022 - PL-TV: Projeto de Altineu Côrtes propõe condições mínimas de trabalho para entregadores de aplicativos Brasília, 28/12/2020 - PL-TV: Portinho é convidado a assumir Liderança do PL no Senado
Nova Presidente do PL Mulher
Presidente do Partido Liberal, Tadeu Candelária (PL-SP)
Veja aqui todos os nossos vídeos e nossas reportagens

Secretaria de Comunicação do Partido Liberal
FICHA DE FILIAÇÃO EM PDF Deputados Federais do Partido Liberal da 56ª Legislatura
Senadores do Partido Liberal Veja todas Notícias no Facebook Veja nossos Vídeos no Youtube
  <area shape= Veja nossos Vídeos no Youtube Veja nossos Vídeos no Youtube veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram