Esta Matéria não tem vídeo
Deputada Joana Darc durante Sessão Especial na Assembleia Legislativa 



Deputada Joana Darc durante Sessão Especial na Assembleia Legislativa
Esta Matéria não tem 
vídeo

 

Deputada

Joana Darc celebra o Dia da Síndrome de Down
na Assembleia Legislativa do AM


Amazonas - Mãe do pequeno Joaquim, de apenas 1 aninho e que foi diagnosticado ainda na barriga, com a Síndrome de Down, a deputada estadual Joana Darc (PL-AM) fez questão de celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down com uma Sessão Especial na Assembleia Legislativa do Amazonas, na última segunda-feira, 21, que contou com a presença do Joaquim, entidades de apoio ao Downs, organizações e a sociedade civil organizada.

Para a parlamentar é preciso sim celebrar a data, para que mais pessoas conheçam as dificuldades das famílias com Síndrome de Down, bem como para desmistificar o preconceito por parte da sociedade e lutar pela qualidade de vida dessas pessoas.

“Eu fiz questão de realizar essa Sessão Especial na Casa do Povo. Nós precisamos acabar com o preconceito e discriminação que envolvem as pessoas com Síndrome de Down e as pessoas com deficiência em geral. E a Assembleia Legislativa é o lugar ideal para representar essa parcela da sociedade, pois é aqui que trabalhamos as leis e políticas públicas em prol das pessoas com deficiência”, pontuou a liberal.

A parlamentar ressaltou ainda que o apoio da família e o acesso à educação, saúde, esporte, lazer, trabalho, entre outras atividades, são fundamentais para um melhor desenvolvimento e inclusão social.

“Hoje, vivenciando essa experiência sei as necessidades de cada família, mas sei também como podemos ajudar, através de recursos de emendas parlamentares, apresentar e financiar projetos de inclusão, como tenho feito, com o projeto das cadeiras de rodas, da CIPTEIA, e muito outros. A gente tem que sair das palavras e ir para as ações, eu sou de ações e estou empenhada cada dia mais para que a pessoa com deficiência tenha políticas públicas de inclusão social, educação, saúde e oportunidades’’, defendeu.

A Síndrome

A síndrome de Down não é um defeito, nem mesmo uma doença, é uma ocorrência genética natural. No Brasil aproximadamente a cada 800 crianças nascidas, uma tem Síndrome de Down. Essa alteração do cromossomo 21 faz com que a criança nasça com características específicas, como implantação mais baixa das orelhas, olhos puxadinhos para cima, entre outros. Como a síndrome de Down é o resultado de uma mutação genética, ela não tem cura, não existindo nenhum tratamento específico para ela.

Proposituras em favor dos Downs

Entre Projetos de Leis e Requerimentos de indicação, a deputada Joana Darc tem sido incansável na luta por melhorias e oportunidades para as Pessoas com Síndrome de Down no Amazonas. Confiram algumas de suas proposituras.

Lei Ordinária nº 5.553, de 04 de agosto de 2021 – Institui o Dia Estadual da Síndrome de Down;

Lei Ordinária nº 4.996, de 11 de novembro de 2019 – Institui a Obrigatoriedade de Contratação de Pessoas com Síndrome de Down pelas Empresas Prestadoras de Serviços aos Órgãos e Entidades Públicas;

Lei Ordinária nº 5.012, de 13 de novembro de 2019 – Dispõe sobre a Proibição da Cobrança de Valores Adicionais, Sobretaxa para Matrícula ou Mensalidade de Estudantes com Síndrome de Down, Autismo, Transtorno Invasivo do Desenvolvimento ou outras síndromes;

Projeto de Lei nº 393/2021 que Institui o Cadastro Único Estadual das pessoas com Síndrome de Down. Atualmente o PL encontra-se na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Assembleia Legislativa do Amazonas, aguardando parecer;

A parlamentar também apresentou um Projeto de Resolução Legislativa (PRL) nº 43/2021 que cria a Frente Parlamentar Mista de Atenção à Pessoa com Síndrome de Down. Além de um indicativo ao Governador do Amazonas, Wilson Lima, para a Implantação de Turmas de Brigadistas com Pessoas com Síndrome de Down, intitulada “Brigada 21”.

Fonte: Por Assessoria de Comunicação




Provérbios LIBERAR O CMOMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO

 
   
 
 
 
 
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
Brasília, 26/05/2021 - PL-TV: O Rio em mãos do bem - Entrevista Cláudio Castro

Brasília, 18/01/2022 - PL-TV: Projeto de Altineu Côrtes propõe condições mínimas de trabalho para entregadores de aplicativos Brasília, 28/12/2020 - PL-TV: Portinho é convidado a assumir Liderança do PL no Senado
Nova Presidente do PL Mulher
Presidente do Partido Liberal, Tadeu Candelária (PL-SP)
Veja aqui todos os nossos vídeos e nossas reportagens

Secretaria de Comunicação do Partido Liberal
FICHA DE FILIAÇÃO EM PDF Deputados Federais do Partido Liberal da 56ª Legislatura
Senadores do Partido Liberal Veja todas Notícias no Facebook Veja nossos Vídeos no Youtube
  <area shape= Veja nossos Vídeos no Youtube Veja nossos Vídeos no Youtube veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram