Esta Matéria não tem vídeo
 Governador Cláudio Castro (PL-RJ) 
Governador Cláudio Castro (PL-RJ)
Esta Matéria não tem 
vídeo

 

Castro

sanciona lei que combate discriminação
contra pessoas autistas


Rio de Janeiro - Para combater atos discriminatórios contra pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o governador Cláudio Castro (PL-RJ) sancionou a Lei 9.600/22, que prevê multa e advertência a pessoas físicas e empresas que cometerem esse tipo de conduta. Se o ato for praticado por agente público, no cumprimento de suas funções, também será aberto um processo administrativo disciplinar (PAD) pelo órgão competente para apuração do fato. O texto foi publicado nesta sexta-feira (18/03) no Diário Oficial.

- É nosso papel combater a discriminação contra pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Essa é uma pauta que acompanha a minha vida e sempre vou lutar para garantir a inclusão e dignidade a todas essas pessoas. A lei tem essa função e ainda prevê mecanismos para orientar e educar quem cometer atos discriminatórios – declarou Cláudio Castro.

De acordo com a norma, a advertência será aplicada por escrito acompanhada de um folheto explicativo sobre o TEA. Haverá possibilidade ainda de o infrator ser encaminhado para participar de palestras educativas sobre o tema e para atuar como voluntário em centros de atendimentos a pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

Além disso, a multa chegará a R$ 4.091,50 para pessoas físicas e a R$ 8.183,00 para pessoas jurídicas. Os valores arrecadados serão revertidos ao Fundo de Integração da Pessoa Portadora de Deficiência ou para outro fundo que o substitua.

Caracteriza a discriminação qualquer forma de recusa, distinção ou exclusão, presencialmente, pelas redes sociais ou em veículos de comunicação que prejudique o exercício dos direitos das vítimas. Ainda de acordo com a lei, as punições ocorrerão também caso os atos sejam voltados contra pais, responsáveis e tutores de pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

De autoria da deputada Tia Ju (Republicanos), a medida tem como base a Lei 12.764/12, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, e a Lei 13.146/15, sobre a Inclusão da Pessoa com Deficiência.

Fonte: http://www.rj.gov.br/NoticiaDetalhe.aspx?id_noticia=20680&pl=castro-sanciona-lei-que-combate-discrimina%C3%A7%C3%A3o-contra-pessoas-autistas




Provérbios LIBERAR O CMOMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO

 
   
 
 
 
 
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
Brasília, 26/05/2021 - PL-TV: O Rio em mãos do bem - Entrevista Cláudio Castro

Brasília, 18/01/2022 - PL-TV: Projeto de Altineu Côrtes propõe condições mínimas de trabalho para entregadores de aplicativos Brasília, 28/12/2020 - PL-TV: Portinho é convidado a assumir Liderança do PL no Senado
Nova Presidente do PL Mulher
Presidente do Partido Liberal, Tadeu Candelária (PL-SP)
Veja aqui todos os nossos vídeos e nossas reportagens

Secretaria de Comunicação do Partido Liberal
FICHA DE FILIAÇÃO EM PDF Deputados Federais do Partido Liberal da 56ª Legislatura
Senadores do Partido Liberal Veja todas Notícias no Facebook Veja nossos Vídeos no Youtube
  <area shape= Veja nossos Vídeos no Youtube Veja nossos Vídeos no Youtube veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram