Esta Matéria não tem vídeo
 Vereador Professor Samuel durante evento 


Vereador Professor Samuel durante evento
Esta Matéria não tem 
vídeo

 

Vereador

liberal alerta sobre importância da Semana de
Conscientização e Preservação dos Igarapés de Manaus


Amazonas - O vereador Professor Samuel (PL-AM), autor da Lei n° 2.130, fez um alerta no Jornal Câmara é Notícia, na manhã da última segunda-feira, 14, para a importância da conscientização e preservação dos igarapés da cidade de Manaus. Muito comum na vida do amazonense entre as décadas de 40 a 90, os igarapés tiveram seu apogeu e declínio.

Segundo o portal de notícias da Câmara Municipal de Manaus, atualmente a realidade é triste e preocupante. No último ano a prefeitura gastou R$ 12 milhões na modalidade de limpeza dos igarapés e orla da cidade, retirando em média 27 toneladas de lixo, por dia, a um custo de R$ 1 milhão por mês aos cofres públicos.

“Diante da realidade que se agrava a conscientização é o melhor caminho para preservação, ações durante todo o ano, uma reeducação para adultos e uma base para as crianças. O valor gasto por ano daria em média para construir 8 creches, reformar hospitais, investir em infraestrutura”, ressaltou o parlamentar.

De acordo com o portal, em 2021 quase todos os 150 igarapés da capital amazonense já estavam poluídos com lixo e outros rejeitos. Especialistas dizem que levará pelo menos 20 a 30 anos para que os cursos d’água se recuperem. Alguns, considerados “igarapés mortos”, dificilmente serão salvos, já que suas nascentes foram soterradas com lixo ou terra.

“Além da beleza natural, estamos perdendo oportunidades de transporte e turismo por não cuidarmos adequadamente dos nossos igarapés. A grande pergunta é: o que podemos fazer? Inúmeras leis já existem, como a da Semana de Preservação dos Igarapés, mas que muitas vezes passam despercebidas”, alertou o liberal. Desde que a lei foi instituída em 2016, o vereador Professor Samuel organizou diversas ações de conscientização, como panfletagem, tribunas populares e conscientização nos bairros em moradias próximas a igarapés e rip-raps.

“Neste ano faremos uma ação virtual, nas redes sociais, onde pretendemos alcançar muitas pessoas, com dicas de reciclagem, informações sobre os lixos descartados em áreas irregulares, a degradação a curto e longo prazo, além de divulgar nossos contatos para formalizarmos pedidos de retirada de lixo. As Ongs que tenham algum trabalho de recuperação e ações educativas ambientais que queriam nos ajudar, podem nos procurar pelas redes sociais, que quanto mais nos unirmos e buscarmos reeducar as pessoas em situação de vulnerabilidade social, teremos uma salubridade melhor e as águas da nossa Manaus, do nosso Amazonas, mais agradecidas”.

É inegável que a população não pode ser isentada e com a união junto ao poder público podemos gerar uma mudança que seja eficaz e definitiva na construção de uma cidade com melhor qualidade de vida.

Fonte: https://www.cmm.am.gov.br/professor-samuel-alerta-sobre-importancia-da-semana-de-conscientizacao-e-preservacao-dos-igarapes-de-manaus/




Provérbios LIBERAR O CMOMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO

 
   
 
 
 
 
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
Brasília, 26/05/2021 - PL-TV: O Rio em mãos do bem - Entrevista Cláudio Castro

Brasília, 18/01/2022 - PL-TV: Projeto de Altineu Côrtes propõe condições mínimas de trabalho para entregadores de aplicativos Brasília, 28/12/2020 - PL-TV: Portinho é convidado a assumir Liderança do PL no Senado
Nova Presidente do PL Mulher
Presidente do Partido Liberal, Tadeu Candelária (PL-SP)
Veja aqui todos os nossos vídeos e nossas reportagens

Secretaria de Comunicação do Partido Liberal
FICHA DE FILIAÇÃO EM PDF Deputados Federais do Partido Liberal da 56ª Legislatura
Senadores do Partido Liberal Veja todas Notícias no Facebook Veja nossos Vídeos no Youtube
  <area shape= Veja nossos Vídeos no Youtube Veja nossos Vídeos no Youtube veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram