Prefeito
liberal de São Gonçalo (RJ) participa de evento que celebrou o Dia da Mulher
Rio de Janeiro - O prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson (PL-RJ) participou, nesta terça-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, de evento para homenagear as mulheres e conscientizar sobre a importância de cuidar da saúde.
Com tema da Mulher Maravilha, o evento para enfatizar que todas são heroínas, foi realizado no Espaço Rosa. As pacientes puderam realizar consultas com médica ginecologista e agendar exames de mamografia.
Na ocasião, o gestor liberal destacou a importância da mulher. “O homem, sem a mulher, não é nada. Sem a minha esposa eu não teria chegado aonde cheguei. Eu quero ressaltar aqui o excelente trabalho que a Marcela Brasil, diretora do Espaço, está desenvolvendo junto com a sua equipe. Nós chegamos aqui com uma fila enorme de gente aguardando para fazer exames. E essa equipe conseguiu zerar essa fila”, ressaltou o prefeito.
A diretora, que assumiu o espaço em outubro de 2021, destacou o tema do evento que coloca a mulher como heroína em tudo o que faz.
“Todas somos heroínas da nossa própria vida. Lidamos com lutas diárias na nossa saúde, na nossa casa, trabalho, filhos. Nossa intenção foi retratar essa batalha diária e como a mulher lida com isso. Se cuidar é muito importante! Hoje aqui estamos fazendo atendimento de ginecologia e todos que passarem por esse atendimento vão sair com o agendamento de mamografia e preventivo”.
A técnica de enfermagem Rita de Cássia dos Santos, há quatro anos trabalhando na saúde de São Gonçalo, recebeu uma homenagem do prefeito Capitão Nelson, que brincou: “Na vacinação, ela parecia que estava ligada na bateria. Sempre correndo de um lado para o outro, sem parar para que todos recebessem a imunização”.
“O nosso prefeito sempre faz isso, homenageia e valoriza o nosso trabalho. Isso dá um ânimo a mais pra gente ver que está no caminho certo. Eu fiquei surpresa com a homenagem”, disse Rita.
Segundo a prefeitura, no local, além de atendimento voltado para a saúde da mulher, também acontece a confecção de perucas para pacientes oncológicos.
Luciane Miranda está há mais de um ano trabalhando no Espaço produzindo as perucas e há quatro meses conta com a ajuda da voluntária Adriana da Silva.
Luciene explicou como podem ser feitas as doações. “O Espaço Rosa aceita doações de cabelos para a confecção de perucas e lenços para as pacientes oncológicas. Os cabelos precisam ter, no mínimo, 30 centímetros. A gente dá prioridade para os pacientes que se tratam aqui na unidade, mas quem vem de outros locais, trazendo o atestado como paciente oncológico, entra na fila para receber a peruca, a meia protetora e o lenço”.
Saiba mais
A unidade é destinada aos cuidados da saúde da mulher gonçalense e promove o bem-estar, autoestima e possibilita exames de prevenção ao câncer de mama. Nos últimos três meses do ano de 2021, foram realizados 7.572 atendimentos, entre exames e consultas, 5.548 a mais que no mesmo período de 2020. O espaço também recebe os homens que são acometidos pelo câncer de mama e podem procurar o espaço. No local, eles passam por consulta com mastologista em caso de nodulação ou qualquer complicação na mama, fazem mamografia e também têm acesso a ultrassom de próstata, de abdômen total e vias urinárias.
O exame de mamografia é indicado às mulheres a partir dos 40 anos; caso a paciente tenha histórico de câncer na família, a realização do exame é indicada a partir dos 35 anos. Para marcar exames é necessário levar o pedido médico do SUS, xerox do RG e CPF, e xerox do comprovante de residência.
|


|