Carlos Portinho
garante ajuda federal para os municípios afetados pelas chuvas
Brasília - O líder do PL no Senado, Senador Carlos Portinho (PL-RJ) auxiliou as prefeituras de Miracema, Itaperuna, Laje do Muriaé e Italva, para garantir ajuda do Ministério do Desenvolvimento Regional, diante das fortes chuvas que atingiram os municípios da região Norte Fluminense, antes mesmo de Petrópolis, entre janeiro e fevereiro de 2022.
O portal de notícias “diariodepetropolis” repercutiu, que a negociação foi feita para a Defesa Civil Nacional dar início à reconstrução dos pontos afetados e fazer a limpeza.
Após a tragédia que atingiu a cidade imperial na última terça-feira, 15, o liberal fez a ponte entre Caixa Econômica Federal (CEF) e prefeitura para abertura de uma conta institucional para receber doações. Além disso, entrou em contato com MDR para agilizar o socorro.
Portinho também solicitou ao presidente da CEF, Pedro Guimarães, a instalação de um caminhão móvel para liberação de FGTS para as vítimas. O veículo deve chegar no local até esta sexta-feira, 18.
De acordo com a publicação, em 2021, o senador destinou R$3 milhões em emendas para Petrópolis, sendo R$1 milhão para área da saúde.
“Como senador do Rio, venho acompanhando a situação das chuvas desde o início do ano. No Norte Fluminense tivemos municípios que sofreram com tempestades, deslizamentos, óbitos e perdas materiais consideráveis. Ajudei no processo para ter auxílio da Defesa Civil Nacional. Desde às 17h de terça-feira, 15, comecei a fazer os pedidos para socorrer Petrópolis”, afirmou o senador, que concluiu “Na minha visão, a gente precisa investir em habitação social para evitar tragédias como essas. Precisamos tirar as pessoas das áreas de risco e dar moradias dignas”, ressaltou o senador.
“No primeiro momento, o meu foco era ajudar as vítimas das chuvas. Como senador, vou me mobilizar e agilizar o setor público no movimento de reconstrução de Petrópolis. Agora é preciso olhar o futuro para que tragédias como essa não voltem a acontecer. O caminho é a habitação popular. Precisamos tirar as pessoas das áreas de risco e garantir uma moradia segura. É urgente”, disse o líder liberal, por meio de suas redes sociais.
|


|