Esta Matéria não tem vídeo
Nota conjunta sobre as ações do Governo Federal em Petrópolis
Nota conjunta sobre as ações do Governo Federal em Petrópolis
Esta Matéria não tem 
vídeo

 

Nota conjunta

sobre as ações do Governo Federal
em Petrópolis (RJ)


Brasília - As ações do Governo Federal em Petrópolis ocorrem desde a manhã da última quarta-feira, 16, quando uma equipe da Defesa Civil Nacional chegou à cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, para acompanhar pessoalmente as ações de socorro e atendimento à população e dar apoio ao município nas solicitações de recursos federais.

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), sob comando do ministro Marcos Rogério (PL-RN) reconheceu o estado de calamidade pública de Petrópolis, no Rio de Janeiro, após as fortes chuvas que atingiram a cidade. A portaria com o reconhecimento federal foi publicada na edição desta quinta-feira, 17, do Diário Oficial da União (DOU).

No final da tarde, o MDR autorizou o primeiro repasse de recursos para ações de defesa civil na cidade. Neste primeiro momento, serão destinados mais de R$ 2,3 milhões para assistência à população afetada e para início dos serviços de limpeza urbana. Outros repasses estão previstos para os próximos dias. O Ministério da Defesa esclarece que o auxílio das Forças Armadas no estado do Rio de Janeiro ocorre por ações de apoio à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Cerca de 800 militares das Forças Armadas atuam no socorro às vítimas das intensas chuvas que atingiram a cidade de Petrópolis. Na última quinta-feira, 17, conforme Portaria de Nº. 870 do Diário Oficial da União, foi ativado um Comando Conjunto com base na estrutura do Comando Militar do Leste, situado no Rio de Janeiro (RJ).

No mesmo dia, o Exército empregou homens e caminhões no auxílio de distribuição de donativos e na busca de vítimas. Também utilizou maquinário de engenharia para a liberação da Rua Dom Pedro, localizada na região central, via que servirá como alternativa de acesso para a cidade.

A Força Aérea instituiu um Centro de Controle de Tráfego Aéreo para coordenar o intenso tráfego aéreo e o deslocamento de helicópteros na região. Desde quarta-feira, 16, a Marinha apoia às vítimas da chuva, com a desobstrução das principais vias atingidas, como no bairro Valparaíso. Paralelamente, a Força Naval instalou um hospital de campanha de modo a apoiar o sistema público de saúde da região.

O Ministério da Saúde enviou dois kits de apoio com meia tonelada de medicamentos e insumos necessários para atender a população em caso de emergência. Além disso, equipes do Ministério estão trabalhando nas áreas atingidas para reforçar a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Pasta encaminhou, em cada kit, 32 categorias de medicamentos e 16 insumos preparados para serviços de emergência. A força-tarefa segue monitorando a situação de perto e fará novos envios de insumos e equipes, conforme o necessário nos próximos dias.

Segundo o levantamento feito pelo Ministério da Saúde, 13 Unidades Básicas de Saúde, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e dois outros serviços de saúde foram danificados pelas chuvas.

Também nesta quinta-feira, o Ministério das Comunicações instalou uma antena de comunicação via satélite no posto de comando criado no Colégio Estadual Dom Pedro, no centro de Petrópolis. Nesta sexta-feira, 18, mais antenas serão fornecidas pela Pasta.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Regional




Provérbios LIBERAR O CMOMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO

 
   
 
 
 
 
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
Brasília, 26/05/2021 - PL-TV: O Rio em mãos do bem - Entrevista Cláudio Castro

Brasília, 18/01/2022 - PL-TV: Projeto de Altineu Côrtes propõe condições mínimas de trabalho para entregadores de aplicativos Brasília, 28/12/2020 - PL-TV: Portinho é convidado a assumir Liderança do PL no Senado
Nova Presidente do PL Mulher
Presidente do Partido Liberal, Tadeu Candelária (PL-SP)
Veja aqui todos os nossos vídeos e nossas reportagens

Secretaria de Comunicação do Partido Liberal
FICHA DE FILIAÇÃO EM PDF Deputados Federais do Partido Liberal da 56ª Legislatura
Senadores do Partido Liberal Veja todas Notícias no Facebook Veja nossos Vídeos no Youtube
  <area shape= Veja nossos Vídeos no Youtube Veja nossos Vídeos no Youtube veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram