Esta Matéria não tem vídeo
Deputado estadual Ivan Naatz (PL-SC)

Deputado estadual Ivan Naatz (PL-SC)
Esta Matéria não tem 
vídeo

 

Proposta liberal

estimula investimentos e
amplia opções turísticas em SC


Santa Catarina - Tramita na Assembleia Legislativa de Santa Catarina Projeto de Lei (nº 55/2021), do deputado estadual Ivan Naatz (PL-SC), que incentiva e regulamenta a implantação de recifes artificiais no Estado.

A assembleia destacou que o PL liberal já estimula investimentos nos municípios turísticos da orla marítima. A prefeitura de Balneário Piçarras anunciou a contratação de estudos técnicos para implantação de um projeto turístico inovador neste sentido, envolvendo a criação de recifes artificiais através de naufrágios controlados.

A exemplo de experiências que já existem no litoral da Bahia e do Paraná, o PL prevê estímulos e regulamentação de áreas para naufrágio artificial controlado de velhas embarcações e criação de recifes artificiais também por outros meios como blocos de concreto, aliando segurança náutica, conservação ambiental de espécies marinhas e estímulo ao mergulho turístico contemplativo, além de atividades econômicas no entorno.

“Balneário Piçarras tem tudo para ser a cidade sede do projeto piloto. O prefeito Tiago Baltt (MDB) tem visão de futuro e iniciativa de gestão neste sentido e tudo indica que o litoral do município também tem as condições técnicas, naturais e ideais para o desenvolvimento do projeto", ressalta o autor do projeto, que é presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc.

Turismo sustentável

Representantes da prefeitura e da iniciativa privada do setor náutico da cidade também já estiveram em visita técnica e de trabalho na localidade de Pontal do Paraná, no litoral paranaense, para conhecer e buscar subsídios no projeto de recifes artificiais implantado naquela região.

Ainda segundo Naatz, o principal benefício da implantação de recifes artificiais está diretamente relacionado à proteção e desenvolvimento de ecossistemas marinhos, já que eles proporcionam local para fixação, abrigo e alimento para diversas espécies de peixes, dificultando a pesca predatória. Desta forma, a implantação de projetos como esse beneficia diretamente os pescadores artesanais, praticantes do mergulho esportivo e contemplativo pesca, além de proporcionar o desenvolvimento sustentável da região.

Ao nível nacional, o estímulo à criação de recifes artificiais também vem sendo feito pelo ministério do Turismo em parceria com o Ministério da Marinha e da Pesca e Aquicultura, que já manifestou apoio à iniciativa do deputado Ivan Naatz em Santa Catarina, e ganhou ainda adesão da Capitania dos Portos e da Santur, que já identificou a possibilidade da criação de outros pontos para instalação do projeto no litoral catarinense.

Pontos estratégicos estão sendo mapeados entre Porto Belo e Bombinhas, além da região de Itajaí e de Laguna com investimentos previstos da ordem de R$ 4 milhões com aquisição de equipamentos. O deputado liberal acrescenta que a Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc também já aprovou a realização de audiência pública para ampliar o debate técnico sobre o tema e será realizada neste ano em data a ser marcada.

Fonte: https://agenciaal.alesc.sc.gov.br/index.php/gabinetes_single/projeto-de-ivan-naatz-estimula-investimentos-e-amplia-opcoes-turisticas-em




Provérbios LIBERAR O CMOMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO

 
   
 
 
 
 
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
Brasília, 26/05/2021 - PL-TV: O Rio em mãos do bem - Entrevista Cláudio Castro

Brasília, 18/01/2022 - PL-TV: Projeto de Altineu Côrtes propõe condições mínimas de trabalho para entregadores de aplicativos Brasília, 28/12/2020 - PL-TV: Portinho é convidado a assumir Liderança do PL no Senado
Nova Presidente do PL Mulher
Presidente do Partido Liberal, Tadeu Candelária (PL-SP)
Veja aqui todos os nossos vídeos e nossas reportagens

Secretaria de Comunicação do Partido Liberal
FICHA DE FILIAÇÃO EM PDF Deputados Federais do Partido Liberal da 56ª Legislatura
Senadores do Partido Liberal Veja todas Notícias no Facebook Veja nossos Vídeos no Youtube
  <area shape= Veja nossos Vídeos no Youtube Veja nossos Vídeos no Youtube veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram