Esta Matéria não tem vídeo
Presidente Jair Bolsonaro e o Vice-Presidente Hamilton Mourão  

Presidente Jair Bolsonaro e o Vice-Presidente Hamilton Mourão
Esta Matéria não tem 
vídeo

 

Presidente

Jair Bolsonaro embarca
em visita oficial à Rússia


Brasília - O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL-RJ), embarcou, na tarde da última segunda-feira, 14, para uma viagem oficial à Rússia, onde se reunirá com o presidente do país, Vladimir Putin. Na agenda, estão as relações econômica, comercial e política entre as duas nações. O Presidente deve permanecer na Rússia até a próxima quinta-feira, 17.

“Fui convidado pelo presidente Putin. O Brasil depende de grande parte de fertilizantes da Rússia até a Bielorrússia. Levaremos um grupo de ministros também para tratarmos de outros assuntos que interessam aos nossos países como energia, defesa e agricultura”, disse o Presidente Jair Bolsonaro.

O encontro entre os Presidentes Jair Bolsonaro e Vladimir Putin ocorreu na quarta-feira, 16, em Moscou, capital da Rússia. Os dois governos desejam intensificar a cooperação bilateral em áreas como ciência e tecnologia, energia, desenvolvimento sustentável, defesa, educação e cultura, ampliação e diversificação das trocas comerciais e do fluxo de investimentos, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores.

No programa da viagem também está prevista uma oferenda floral no Túmulo do Soldado Desconhecido e reunião com o presidente da Câmara Baixa do Parlamento (Duma do Estado). Durante a visita da comitiva brasileira, deve ocorrer reunião com empresários e a primeira reunião Brasil-Rússia de ministros das Relações Exteriores e ministros da Defesa.

O Brasil se tornou o primeiro país da América do Sul com o qual a Rússia formalizou relações diplomáticas, ainda em 1828. O relacionamento tem sido estreitado de maneira significativa por meio de visitas de altas autoridades e do diálogo no âmbito multilateral em foros internacionais como as Nações Unidas, o G-20 e as reuniões do Brics, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores.

Os Presidentes Jair Bolsonaro e Vladimir Putin mantiveram dois encontros presenciais, à margem da Cúpula do G20 em Osaka, no Japão, em junho de 2019, e da 11° Cúpula do Brics, em Brasília, em novembro de 2019. Houve também duas videoconferências, nas 12º e 13º Cúpulas do Brics, em novembro de 2020 e setembro de 2021.

Em outubro de 2021, na 11ª reunião da Comissão Intergovernamental Brasil-Rússia de Cooperação, que ocorreu em Brasília, discutiu-se a cooperação bilateral em comércio e investimentos, aduanas, ciência e tecnologia, espaço, temas técnico-militares, agricultura e energia.

Brasil e Rússia ainda estão juntos no grupo econômico Brics, formado também por Índia, China e África do Sul, grupo que busca fortalecer a influência geopolítica dos países integrantes.

Comércio entre os países

A Rússia é um dos 15 maiores parceiros comerciais do Brasil. As trocas estão concentradas na cadeia do agronegócio. O Brasil compra da Rússia, sobretudo, fertilizantes químicos e exporta, principalmente, grãos, carnes e açúcares. Em 2021, a corrente de comércio atingiu US$ 7,29 bilhões, em um forte crescimento com relação aos US$ 4,27 bilhões registrados em 2020 e o valor mais alto desde 2008.

Em detalhes, entre os produtos brasileiros mais exportados para a Rússia em 2021 estão a soja (22%), carnes de aves (11%), café não torrado (8,4%), amendoins (8,2%) e açúcares e melaço (8%). O que o Brasil mais comprou dos russos em 2021 foram os adubos e fertilizantes químicos (62%), carvão (8,4%), óleos combustíveis de petróleo ou de minerais betuminosos (7,6%), produtos semiacabados de ferro e aço (6,5%) e produtos da indústria de transformação (4,5%).

De acordo com o Ministério de Relações Exteriores, há interesse do Brasil em ampliar e diversificar o intercâmbio com produtos de maior valor agregado. O Presidente Jair Bolsonaro permanece na capital russa até a quinta-feira, 17, quando embarca para Budapeste, capital da Hungria.

Fonte: Planalto




Provérbios LIBERAR O CMOMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO

 
   
 
 
 
 
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
Brasília, 26/05/2021 - PL-TV: O Rio em mãos do bem - Entrevista Cláudio Castro

Brasília, 18/01/2022 - PL-TV: Projeto de Altineu Côrtes propõe condições mínimas de trabalho para entregadores de aplicativos Brasília, 28/12/2020 - PL-TV: Portinho é convidado a assumir Liderança do PL no Senado
Nova Presidente do PL Mulher
Presidente do Partido Liberal, Tadeu Candelária (PL-SP)
Veja aqui todos os nossos vídeos e nossas reportagens

Secretaria de Comunicação do Partido Liberal
FICHA DE FILIAÇÃO EM PDF Deputados Federais do Partido Liberal da 56ª Legislatura
Senadores do Partido Liberal Veja todas Notícias no Facebook Veja nossos Vídeos no Youtube
  <area shape= Veja nossos Vídeos no Youtube Veja nossos Vídeos no Youtube veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram