Esta Matéria não tem vídeo
Deputado estadual João Henrique (PL-MS)


Deputado estadual João Henrique (PL-MS)
Esta Matéria não tem 
vídeo

 

Projeto liberal

disciplina prazos de validade de
exames negativos para equídeos em MS


Mato Grosso do Sul - Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul o Projeto de Lei 8/2022, do deputado estadual João Henrique (PL-MS), que dispõe sobre a validade dos exames negativos para Anemia Infecciosa Equina (A.I.E.) e Mormo, em Mato Grosso do Sul.

Os exames negativos de A.I.E e Mormo, exigidos na Guia de Trânsito Animal (GTA), para a movimentação de equídeos dentro do Estado passarão a ter a validade de 180 dias, contados a partir da data que a amostra for colhida, ficando dispensados da realização de ambos exames os equídeos com idade inferior a seis meses, acompanhados de mãe com exame negativo para A.I.E. e Mormo.

Os equídeos procedentes de zonas livres de Mormo ficam dispensados da realização do exame de Mormo. A validade do exame negativo para AIE e Mormo também será de 180 dias nas participações de equídeos em eventos agropecuários, feiras, exposições, competições de qualquer natureza, atividades de montaria ou cronometragem, provas de laço, cavalgadas, rodeios ou qualquer tipo de aglomeração de equídeos, no Estado.

O parlamentar fala da competência concorrente da União, Estados e Distritos Federal em legislar sobre a proteção e defesa da saúde, prevista no artigo 24 da Constituição Federal (CF), conforme situação epidemiológica.

“A instrução normativa 6, de janeiro de 2018, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento [MAPA], descreve como norma geral o prazo de validade de 60 dias para o exame do Mormo, possibilitando que cada unidade da federação, conforme a sua situação epidemiológica, legisle de forma específica sobre o tema. Da mesma forma para a Anemia Infecciosa Equina, na instrução normativa 45/2004, do MAPA”, explicou.

Tramitação

A matéria segue para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Fonte: Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul




Provérbios LIBERAR O CMOMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO

 
   
 
 
 
 
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
Brasília, 26/05/2021 - PL-TV: O Rio em mãos do bem - Entrevista Cláudio Castro

Brasília, 18/01/2022 - PL-TV: Projeto de Altineu Côrtes propõe condições mínimas de trabalho para entregadores de aplicativos Brasília, 28/12/2020 - PL-TV: Portinho é convidado a assumir Liderança do PL no Senado
Nova Presidente do PL Mulher
Presidente do Partido Liberal, Tadeu Candelária (PL-SP)
Veja aqui todos os nossos vídeos e nossas reportagens

Secretaria de Comunicação do Partido Liberal
FICHA DE FILIAÇÃO EM PDF Deputados Federais do Partido Liberal da 56ª Legislatura
Senadores do Partido Liberal Veja todas Notícias no Facebook Veja nossos Vídeos no Youtube
  <area shape= Veja nossos Vídeos no Youtube Veja nossos Vídeos no Youtube veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram