Esta Matéria não tem vídeo
 Senador Wellington Fagundes e ministro Marcos Pontes

Senador Wellington Fagundes e ministro Marcos Pontes
Esta Matéria não tem 
vídeo

 

Wellington Fagundes

participa do lançamento de
vacina 100% nacional contra Covid-19


Brasília - O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, convidou o senador Wellington Fagundes (PL-MT) para participar do lançamento oficial do estudo clínico de fase 1 de uma vacina nacional contra a Covid-19, com a aplicação da primeira dose do imunizante, na última quinta-feira, 13, em Salvador (BA).

Fagundes foi o relator da Comissão Temporária da Covid-19 do Senado e um dos principais entusiastas da produção da vacina brasileira.

O imunizante a ser aplicado em grupo de brasileiros é o RNA MCTI Cimatec HDT. Ele é baseado na tecnologia de RNA replicon auto amplificante, capaz de codificar a proteína spike do coronavírus causador da Covid-19. Nesta etapa, serão avaliadas a segurança, reatogenicidade e imunogenicidade da vacina contra o coronavírus.

Ao convidar o senador para o evento, Pontes ressaltou que a RNA MCTI Cimatec HDT é uma vacina feita por cientistas brasileiros em parceria com cientistas americanos. Ele explicou que se trata de um imunizante importante para o desenvolvimento desse tipo de tecnologia, não só para a pandemia de Covid-19, mas também para outras pandemias. “É importante o Brasil dominar essas tecnologias”, afirmou Pontes.

O ministro reconheceu o trabalho da CT da Covid como fundamental nesse processo, sobretudo, no momento mais agudo, no ano passado, quando faltaram recursos para prosseguimento dos estudos. Liderados por Fagundes, senadores cobraram e conseguiram do Governo recomposição de parte do orçamento do ministério para sequência dos trabalhos de desenvolvimento da pesquisa.

“Conforme havíamos previstos, 2022 será um ano importante para vencer o novo coronavírus” – disse o senador mato-grossense ao destacar o intenso trabalho desenvolvido na CT da Covid-19 em apoio aos projetos de estudos e pesquisas para que o Brasil possa ter e produzir seu próprio imunizante. “Sempre defendemos que pudéssemos ter independência no combate à pandemia” – lembrou.

Fagundes previu que o Brasil será “independente na produção e comercialização de vacinas” e também servirá de referência a toda América Latina – criando um isolamento às novas cepas – como também precavendo o Brasil em caso de novas endemias e pandemias. “Estamos diante de novas variantes e as condições que estamos criando são estratégicas do ponto de vista da saúde da população” – frisou.

No começo da semana, a Fundação Oswaldo Cruz anunciou que deverá entregar já em fevereiro, para o Ministério da Saúde, as primeiras doses da vacina contra a covid-19 totalmente fabricadas com o Insumo Farmacêutico Ativo, IFA nacional, produzido por Bio-Manguinhos, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos. Em vigor também a Lei 14.187/21, de autoria do senador do PL, que autoriza fábricas que já produzem vacinas de uso veterinário a produzir imunizantes ou insumos farmacêuticos ativos (IFA) contra a Covid-19.

Fonte: Assessoria de imprensa do senador




Provérbios LIBERAR O CMOMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO

 
   
 
 
 
 
<
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
       
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados

Site e Conteúdos Desenvolvidos, Produzidos e sob Responsabilidade da LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing
Tel.: (61) 3202-9922
SHIN CA 09 Lt. 16 Sala 115 -  Edf. Greeen Hills
Lago Norte - CEP: 71503-509
Brasília, 26/05/2021 - PL-TV: O Rio em mãos do bem - Entrevista Cláudio Castro

TV-PL: Líder Liberal rechaça tese do "toma lá dá ca" em entrevista 
Brasília, 28/12/2020 - PL-TV: Portinho é convidado a assumir Liderança do PL no Senado
Nova Presidente do PL Mulher
Presidente do Partido Liberal, Tadeu Candelária (PL-SP)
Veja aqui todos os nossos vídeos e nossas reportagens

Secretaria de Comunicação do Partido Liberal
FICHA DE FILIAÇÃO EM PDF Deputados Federais do Partido Liberal da 56ª Legislatura
Senadores do Partido Liberal Veja todas Notícias no Facebook Veja nossos Vídeos no Youtube
  <area shape= Veja nossos Vídeos no Youtube Veja nossos Vídeos no Youtube veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram