PL-TV:

Avança PL de Maranhãozinho que prevê proteção
ambiental da bacia hidrográfica Tocantins-Araguaia


Brasília - A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4058/20, de autoria do deputado Josimar Maranhãozinho (PL-MA), que exige do poder público a conservação da bacia hidrográfica Tocantins-Araguaia.

O relator, deputado Pastor Gil (PL-MA), recomendou a aprovação da proposta. “É preciso proteger e assegurar a gestão adequada da vegetação, dos recursos hídricos, dos solos e da rica biodiversidade da bacia Tocantins-Araguaia”, disse.

O texto aprovado prevê o zoneamento ecológico-econômico, recuperação de áreas degradadas, monitoramento do remanescente de vegetação nativa, regularização das terras, fiscalização do uso de agrotóxicos e da mineração, planos hidrográficos e estímulo à criação de reservas ambientais particulares.

Para o autor do projeto, a região enfrenta atualmente inúmeros problemas ambientais, especialmente a falta de saneamento básico adequado. “A poluição gerada afeta a saúde da população, a conservação dos ecossistemas e o desenvolvimento do turismo”, avalia o liberal.

O deputado também destacou o avanço do desmatamento naquela área, que abrange 920 mil km² e abriga cerca de 8,6 milhões de habitantes em cinco estados (Goiás, Tocantins, Pará, Maranhão e Mato Grosso) e no Distrito Federal.

Sustentabilidade

Pelo projeto, as ações deverão ser realizadas por órgãos do Sistema Nacional de Recursos Hídricos (SNRH) e do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), como as secretarias estaduais, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Ministério do Meio Ambiente.

A proposta estabelece ainda metas a serem cumpridas em dois anos, como:

- a universalização dos serviços de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgotos;

- a universalização dos serviços de coleta seletiva, reciclagem e destinação final adequada dos resíduos sólidos em aterros sanitários;

- a adoção do pacto de desmatamento zero; e

- a proteção dos ecossistemas naturais em unidades de conservação de proteção integral em área correspondente a 17% da cobertura do bioma Cerrado e 17% da floresta amazônica.


Essas medidas visam incentivar o turismo e o desenvolvimento sustentável na bacia hidrográfica dos rios Tocantins e Araguaia, além de proteger o patrimônio cultural. O território inclui áreas como o Jalapão e a Chapada dos Veadeiros.

Proibições

A implantação de novos empreendimentos dependerá da adequação dos serviços de saneamento básico. Atividades de carvoejamento ou produção de lenha com vegetação nativa passarão a ser proibidas na região, e empresas que precisarem dessas fontes de energia deverão recorrer a florestas plantadas.

A construção de usinas hidrelétricas só será autorizada após a criação de um programa de reassentamento de comunidades atingidas pelo enchimento de reservatórios e de recomposição de perdas econômicas; e da implantação de medidas de conservação da ictiofauna, em especial das espécies migratórias.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Minas e Energia; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da Proposta: PL 4058/20

Fonte: Agência Câmara de Notícias




Provérbios LIBERAR O CMOMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO
Alvaro Valle

 
   
 
 
 
 
<
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
       
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados

Site e Conteúdos Desenvolvidos, Produzidos e sob Responsabilidade da LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing
Tel.: (61) 3202-9922
SHIN CA 09 Lt. 16 Sala 115 -  Edf. Greeen Hills
Lago Norte - CEP: 71503-509
Brasília, 26/05/2021 - PL-TV: O Rio em mãos do bem - Entrevista Cláudio Castro

TV-PL: Líder Liberal rechaça tese do "toma lá dá ca" em entrevista 
Brasília, 28/12/2020 - PL-TV: Portinho é convidado a assumir Liderança do PL no Senado
Nova Presidente do PL MUlher
Presidente do Partido Liberal, Tadeu Candelária (PL-SP)
Alvaro Valle
Veja aqui todos os nossos vídeos e nossas reportagens

Secretaria de Comunicação do Partido Liberal
FICHA DE FILIAÇÃO EM PDF Deputados Federais do Partido Liberal da 56ª Legislatura
Senadores do Partido Liberal VEJA NOSSO FACE
Veja nossos Vídeos no Youtube
  <area shape= Veja nossos Vídeos no Youtube Veja nossos Vídeos no Youtube veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram BAIXE O VÍDEO EM WMV
BAIXE O VÍDEO EM MOV
VEJA O VÍDEO NO YOUYUBE BAIXE O VÍDEO EM MP4 BAIXE O VÍDEO EM MOV BAIXE O VÍDEO EM FLV