PL-TV:

Articulação de Fagundes garante passaporte
humanitário a juízas, advogadas e estudantes afegãs


Brasília - A Casa Civil concedeu, em 9 de novembro, após uma articulação do senador Wellington Fagundes (PL-MT) junto ao grupo SOS Afegãs, passaportes humanitários para permitir que mulheres que trabalham no sistema de justiça do Afeganistão (juízas, advogadas, promotoras e estudantes) possam deixar o país em segurança.

Com a ascensão do Talibã, em agosto deste ano, milhões de mulheres passaram a correr risco de vida, pelo simples fato de trabalharem ou estudarem.

“Como senador da República e defensor da Constituição, estamos cumprindo com a palavra expressa na Carta Magna, e com todos os acordos de direitos humanos dos quais o país é signatário. Sabe-se que, desde que o Talibã retomou o controle do Afeganistão, milhares de mulheres - em especial aquelas ligadas ao sistema judiciário - correm um risco de vida iminente”, lembrou Fagundes. Segundo ele, é um trabalho que permitirá que a Justiça, em si, “permaneça respirando”.

O senador atendeu ao chamado do grupo SOS Afegãs, coordenado, entre outras, pelas juízas Amini Haddad, de Mato Grosso, e Shelma de Kato (primeira a atuar no Estado). Segundo Amini, o trabalho iniciou-se em um manifesto convocando todas as instituições possíveis que tivessem, em seu quadro, objetivos de defender os direitos humanos - associações, instituições, ONGs, e até mesmo o Estado, em todas as suas esferas.

“A partir desse grupo, e com o apoio do senador, diversos formulários foram elaborados para a solicitação dos vistos, e agendas importantíssimas foram articuladas, como a que tivemos com o ministro general Braga Neto (da Defesa), com o Ministério das Relações Exteriores e a própria Casa Civil da Presidência”, comemorou Amini.

“Apoios diplomáticos e financeiros da Organização Internacional para Migrações (OIM/ONU) devem garantir ao menos 200 passagens para atender o sistema de justiça e familiares desses representantes. Todo esse trânsito junto ao Governo Federal e a mobilização de pessoas que estão na linha de frente dessas decisões foi assegurada pela atuação do nosso senador Wellington Fagundes”, completou a juíza.

Segundo ela, deste modo foi possível abrir um canal também para o orçamento das passagens, construindo pontes para formulação dessas políticas em curto prazo. Amini destacou, ainda, o trabalho da senadora Soraya Thronicke, que foi autora de uma comissão no Senado especificamente para as afegãs.

Fonte: Assessoria de imprensa do senador

 




Provérbios LIBERAR O CMOMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO
Alvaro Valle

 
   
 
 
 
 
<
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
       
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados

Site e Conteúdos Desenvolvidos, Produzidos e sob Responsabilidade da LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing
Tel.: (61) 3202-9922
SHIN CA 09 Lt. 16 Sala 115 -  Edf. Greeen Hills
Lago Norte - CEP: 71503-509
Brasília, 26/05/2021 - PL-TV: O Rio em mãos do bem - Entrevista Cláudio Castro

TV-PL: Líder Liberal rechaça tese do "toma lá dá ca" em entrevista 
Brasília, 28/12/2020 - PL-TV: Portinho é convidado a assumir Liderança do PL no Senado
Nova Presidente do PL MUlher
Presidente do Partido Liberal, Tadeu Candelária (PL-SP)
Alvaro Valle
Veja aqui todos os nossos vídeos e nossas reportagens

Secretaria de Comunicação do Partido Liberal
FICHA DE FILIAÇÃO EM PDF Deputados Federais do Partido Liberal da 56ª Legislatura
Senadores do Partido Liberal VEJA NOSSO FACE
Veja nossos Vídeos no Youtube
  <area shape= Veja nossos Vídeos no Youtube Veja nossos Vídeos no Youtube veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram BAIXE O VÍDEO EM WMV
BAIXE O VÍDEO EM MOV
VEJA O VÍDEO NO YOUYUBE BAIXE O VÍDEO EM MP4 BAIXE O VÍDEO EM MOV BAIXE O VÍDEO EM FLV