PL-TV:

Avança relatoria de Romário que cria
semana de direitos humanos nas escolas


Brasília - De acordo com um projeto em tramitação no Senado, relatado pelo senador Romário (PL-RJ), o dia 5 de outubro poderá simbolizar mais do que um marco da promulgação da Constituição Federal de 1988, conhecida como Constituição Cidadã. A data poderá marcar as celebrações da Semana dos Direitos Humanos em todas as escolas do país.

A iniciativa é defendida pelo Projeto de Lei do Senado (PLS) 401/2015, que teve relatório favorável aprovado na última segunda-feira, 9, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). A proposta segue para o Plenário do Senado.

A ideia de envolver a comunidade escolar na reflexão sobre direitos humanos partiu de estudantes que participaram do projeto Jovem Senador em 2014. A sugestão acabou sendo encampada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e transformada em projeto de lei.

De acordo com o PLS 401/2015, as escolas terão liberdade para definir as atividades pedagógicas e culturais integrantes da Semana dos Direitos Humanos. Além disso, o texto prevê que os alunos que se engajarem nessas ações poderão ser agraciados com gratificações acadêmicas ou materiais, também concedidas a critério de cada unidade de ensino.

Solidariedade e respeito


Para o relator da proposta, a sugestão dos jovens senadores e senadoras merece apoio e aplausos. Sua avaliação parte do princípio de que o tema dos direitos humanos é um dos mais relevantes a serem debatidos pela sociedade e, em particular, nas escolas, onde a consciência de cidadania deve ser estimulada e cultivada.

“Ao se propor que os direitos humanos sejam divulgados e discutidos, abordados artisticamente e de outras formas nas escolas, estamos dando um passo importante para que a sociedade brasileira se torne mais solidária, mais consciente e respeitadora dos seus direitos, o que quer dizer: os direitos próprios a cada um e os direitos dos outros, seres humanos como nós, independentemente de gênero, raça, nacionalidade e de quaisquer outros condicionantes”, avaliou o senador Romário.

Verde e amarelo

O PLS 401/2015 recomendava ainda o uso das cores verde e amarelo como símbolo dessa data comemorativa. Apesar de reconhecer “louvável inspiração patriótica” nessa sugestão, Romário considerou não ser adequada para representar a luta em prol dos direitos humanos, “que têm no universalismo uma marca essencial e definidora”.

“O verde e o amarelo já são, como não podiam deixar de ser, as cores da Semana da Pátria, que transcorre cerca de um mês antes da Semana dos Direitos Humanos a ser instituída, sendo essa mais uma razão para firmar a conclusão de que a determinação das cores não é necessária”, argumentou o relator liberal.

A partir dessa convicção, Romário apresentou emenda para eliminar o uso do verde e amarelo como cores-símbolo da Semana dos Direitos Humanos nas escolas.

Íntegra da Proposta: PLS 401/2015

Fonte: Agência Senado




Provérbios LIBERAR O CMOMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO
Alvaro Valle

 
   
 
 
 
 
<
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
       
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados

Site e Conteúdos Desenvolvidos, Produzidos e sob Responsabilidade da LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing
Tel.: (61) 3202-9922
SHIN CA 09 Lt. 16 Sala 115 -  Edf. Greeen Hills
Lago Norte - CEP: 71503-509
Brasília, 26/05/2021 - PL-TV: O Rio em mãos do bem - Entrevista Cláudio Castro

TV-PL: Líder Liberal rechaça tese do "toma lá dá ca" em entrevista 
Brasília, 28/12/2020 - PL-TV: Portinho é convidado a assumir Liderança do PL no Senado
Nova Presidente do PL MUlher
Presidente do Partido Liberal, Tadeu Candelária (PL-SP)
Alvaro Valle
Veja aqui todos os nossos vídeos e nossas reportagens

Secretaria de Comunicação do Partido Liberal
FICHA DE FILIAÇÃO EM PDF Deputados Federais do Partido Liberal da 56ª Legislatura
Senadores do Partido Liberal VEJA NOSSO FACE
Veja nossos Vídeos no Youtube
  <area shape= Veja nossos Vídeos no Youtube Veja nossos Vídeos no Youtube veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram Veja todas a fotos da Filiação do Senador Romário (PL-RJ)
BAIXE O VÍDEO EM WMV
BAIXE O VÍDEO EM MOV
VEJA O VÍDEO NO YOUYUBE BAIXE O VÍDEO EM MP4 BAIXE O VÍDEO EM MOV BAIXE O VÍDEO EM FLV