PL-TV:

Wellington Fagundes reforça
importância de investimentos em infraestrutura


Brasília - O Senado realizou, última segunda-feira, 7, uma sessão especial para comemorar os 20 anos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), órgão do Ministério da Infraestrutura encarregado da construção, manutenção e operação dos modais rodoviário, ferroviário e aquaviário no Brasil.

A sessão foi requerida e presidida pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT), que preside a Frente Parlamentar de Logística de Transportes (Frenlogi).

Segundo o liberal, apesar da importância da infraestrutura para o desenvolvimento de um país, o Brasil vem reduzindo o volume de investimentos no setor. Em 2020, esse valor foi na ordem de R$ 6,7 bilhões – 31,7% menor ao investimento de dez anos antes – R$ 9,8 bilhões.

O parlamentar apresentou dados que indicam que o orçamento do Dnit é o menor dos últimos 20 anos. A Confederação Nacional dos Transportes aponta atraso em 60% das obras viárias no país, contribuindo para o aumento no número de acidentes no ano passado.

“No caso de Mato Grosso, os investimentos ganham ainda mais relevância por ser um estado de grande produção agrícola e estar distante de todos os portos de acesso ao mercado internacional”, ressaltou.

Ele lembrou a relevância das rodovias federais que cortam Mato Grosso, como a BR-163, que ainda necessita de sua duplicação em vários trechos, assim como a BR-242, 174, 158 e 080 que não estão totalmente pavimentadas. “Todas elas são importantes vias de escoamento da produção e fator de desenvolvimento”, enfatizou.

O parlamentar lembrou que grandes complexos agroindustriais do país se deslocaram para a região, o que indica a necessidade de ainda mais investimentos na logística de transportes. O Banco Mundial estima que o custo da ineficiência do transporte no Brasil é equivalente a 6% do Produto Interno Bruto por ano e o produtor de soja em Mato Grosso estima perder 40% do valor bruto de sua atividade para escoar os grãos até os portos.

Para minimizar o problema, o senador Wellington Fagundes é autor de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que determina que as concessões e eventuais privatizações sejam reguladas por lei complementar. O objetivo, segundo ele, é promover a infraestrutura como política permanente de Estado. Ele também é autor de outra PEC que determina que pelo menos 70% dos recursos obtidos com as concessões públicas seja reinvestido no setor.

Apesar do cenário, o senador lembrou a dedicação e o esforço dos servidores do Dnit, que construíram uma história de competência para um dos mais importantes órgãos do governo federal.

Fonte: Da Assessoria do Senador

 




Provérbios LIBERAR O CMOMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO
Alvaro Valle

 
   
 
 
 
 
<
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
       
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados

Site e Conteúdos Desenvolvidos, Produzidos e sob Responsabilidade da LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing
Tel.: (61) 3202-9922
SHIN CA 09 Lt. 16 Sala 115 -  Edf. Greeen Hills
Lago Norte - CEP: 71503-509
Brasília, 26/05/2021 - PL-TV: O Rio em mãos do bem - Entrevista Cláudio Castro

TV-PL: Líder Liberal rechaça tese do "toma lá dá ca" em entrevista 
Brasília, 28/12/2020 - PL-TV: Portinho é convidado a assumir Liderança do PL no Senado
Nova Presidente do PL MUlher
Presidente do Partido Liberal, Tadeu Candelária (PL-SP)
Alvaro Valle
Veja aqui todos os nossos vídeos e nossas reportagens

Secretaria de Comunicação do Partido Liberal
FICHA DE FILIAÇÃO EM PDF Deputados Federais do Partido Liberal da 56ª Legislatura
Senadores do Partido Liberal VEJA NOSSO FACE
Veja nossos Vídeos no Youtube
  <area shape= Veja nossos Vídeos no Youtube Veja nossos Vídeos no Youtube veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram BAIXE O VÍDEO EM WMV
BAIXE O VÍDEO EM MOV
VEJA O VÍDEO NO YOUYUBE BAIXE O VÍDEO EM MP4 BAIXE O VÍDEO EM MOV BAIXE O VÍDEO EM FLV