PL-TV:

Nishimori aponta benefícios da Lei do Alimento
Mais Seguro no controle de pragas na agricultura


Brasília - A Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) discutiu, na última terça-feira, 18, a respeito das doenças transmitidas pela Cigarrinha-do-milho, e outros danos oriundos dessa praga.

Os convidados destacaram a importância da aprovação do Projeto de Lei (PL 6299/02), de relatoria do deputado federal Luiz Nishimori (PL-PR), que inova toda a sistemática relativa aos pesticidas.

Ponto crucial abordado no debate foram os benefícios que a Lei do Alimento Mais Seguro (PL 6299/2002) traria para o controle de pragas nas lavouras. A proposta foi tratada como fundamental pelos debatedores.

Nishimori, que acompanhou o seminário, defende que a burocracia está deixando o Brasil para trás. “Estamos atrasados em relação a outros países sobre o que pode ser usado no setor, precisamos de moléculas mais eficientes e menos tóxicas para o combate às pragas. Mas, atrelados à burocracia, não conseguimos usar”, pontuou.

O deputado liberal entende ser fundamental modernizar o marco legal dos pesticidas, e que tal atitude vai trazer melhorias em todas as fases na produção de alimentos. “A nova lei vai trazer avanços importantes para o país como um todo, que poderá produzir com mais eficiência no campo e levar comida mais segura e barata para a mesa da população brasileira”, concluiu.

Quem é e que danos causam à Cigarrinha-do-milho

O professor do departamento de entomologia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Marcelo Coutinho Picanço, apresentou quem é a Cigarrinha-do-milho, e explicou quais danos ela causa às plantas do milho. De acordo com Picanço, trata-se de uma “cigarrinha de quatro a cinco milímetros, que causa danos nas plantas de milho pela sucção da seiva”. Segundo Marcelo, é a forma direta de causar danos, na forma indireta, a cigarrinha atua como vetor dos enfezamentos – a ação mais importante e maléfica.

O enfezamento não era considerado uma doença de grande importância para as lavouras de milho, mas com o aumento das áreas cultivadas e de plantio sequencial, essa doença passou a fazer parte da vida do produtor rural, causando perdas consideráveis à lavoura. “O enfezamento do milho é uma doença que pode colocar todo o resultado da safra a perder, e tem a cigarrinha como seu principal transmissor”, explicou Marcelo.

O deputado Nishimori conclui com a certeza de que quem ganha com a aprovação da Lei do Alimento Mais Seguro é a sociedade brasileira. “Trata-se de uma proposta moderna, utilizada nos países mais avançados em tecnologia e leva em consideração que, quando utilizados dentro das normas corretas, esses produtos auxiliam na produção e garantem a segurança do alimento que chega às nossas mesas”, finalizou.

Fonte: Agência FPA

 




Provérbios LIBERAR O CMOMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO
Alvaro Valle

 
   
 
 
 
 
<
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
       
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados

Site e Conteúdos Desenvolvidos, Produzidos e sob Responsabilidade da LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing
Tel.: (61) 3202-9922
SHIN CA 09 Lt. 16 Sala 115 -  Edf. Greeen Hills
Lago Norte - CEP: 71503-509
Brasília, 26/05/2021 - PL-TV: O Rio em mãos do bem - Entrevista Cláudio Castro

TV-PL: Líder Liberal rechaça tese do "toma lá dá ca" em entrevista 
Brasília, 28/12/2020 - PL-TV: Portinho é convidado a assumir Liderança do PL no Senado
Nova Presidente do PL MUlher
Presidente do Partido Liberal, Tadeu Candelária (PL-SP)
Alvaro Valle
Veja aqui todos os nossos vídeos e nossas reportagens

Secretaria de Comunicação do Partido Liberal
FICHA DE FILIAÇÃO EM PDF Deputados Federais do Partido Liberal da 56ª Legislatura
Senadores do Partido Liberal VEJA NOSSO FACE
Veja nossos Vídeos no Youtube
  <area shape= Veja nossos Vídeos no Youtube Veja nossos Vídeos no Youtube veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram BAIXE O VÍDEO EM WMV
BAIXE O VÍDEO EM MOV
VEJA O VÍDEO NO YOUYUBE BAIXE O VÍDEO EM MP4 BAIXE O VÍDEO EM MOV BAIXE O VÍDEO EM FLV