Esta Matéria não tem vídeo
Deputado estadual João Henrique (PL-MS)

Deputado estadual João Henrique (PL-MS)
Esta Matéria não tem 
vídeo

 

Liberal quer

obrigatoriedade na implantação de chip e proibir
uso de coleira de choque em cães e gatos no MS


Mato Grosso do Sul - Conhecido por ser um defensor da causa animal, tendo apresentado vários projetos em bloco que promovem a saúde e o bem-estar destes fiéis amigos, o deputado estadual João Henrique (PL-MS) protocolou nesta sexta-feira, 7, dois novos projetos de lei.

Um dos projetos apresentados pelo liberal é sobre a colocação de microchip e, o outro, proibindo o uso da coleira que promove choques em animais (antilatido), caracterizando tortura e maus tratos.

O primeiro projeto altera dispositivo da Lei n º 2.990, de 10 de maio de 2005, que sistematiza a posse responsável de cães e gatos. O novo texto coloca como obrigatória – e não mais alternativa -- a implantação de identificação por meio de chip nestes animais.

“Este é um recurso importante de segurança tanto para o animal quanto para seu dono, pode-se dizer que é também um ato de amor. É um recurso que tem cada vez mais importância para os donos de cachorros e gatos e para o setor público. O circuito eletrônico garante a segurança dos animais, podendo ser determinante em algumas situações, como fuga, roubo ou abandono”, explica o deputado João Henrique.

Segundo o projeto, cada chip tem um código exclusivo, que não pode ser alterado, colaborando para o trabalho dos responsáveis pela fiscalização e saúde pública animal de MS. Microchipar animais de estimação envolve colocar um pequeno chip de computador do tamanho de um grão de arroz sob a pele. “O microchip é facilmente implantado pelo veterinário e oferece dados únicos que serão lidos por meio de um scanner”.

Coleira de choque

O outro projeto de lei proposto pelo deputado João Henrique é sobre a proibição do uso de coleira antilatido em animais, mais conhecida como coleira de choque, coleira eletrônica ou de eletricidade estática, ou aquela usada em animais e que emite descarga elétrica por controle remoto ou automaticamente quando o cão ladra, com a finalidade de controlar seu comportamento a partir do dono. “Trata-se, mais uma vez, de uma proposição legislativa com mais um mecanismo para o avanço nas políticas públicas para animais em Mato Grosso do Sul, já que quer evitar o uso de métodos ultrapassados e cruéis, que causam dor e sofrimento aos animais, como as coleiras de choque”, diz o deputado.

Várias ações

Não é de hoje que o deputado vem trabalhando em benefício da causa animal. Entre suas propostas está a criação de um hospital público veterinário, apresentado durante sua campanha a prefeito da Capital em 2020, e que ele quer fazer um dia se tornar realidade. No interior, o castramóvel público também é uma realidade promovida por ele.

No mês passado, um projeto de lei que já foi aprovado por unanimidade na CCJR também beneficia os animais, já que pede a proibição do uso de fogos de artifício sonoros em todo o Estado. “Tudo o que for preciso e necessário fazer em benefício destes animais, faremos, apresentando projetos de proteção e campanhas de conscientização. É preciso combater os abusos frequentes a estes seres tão indefesos”.

Os dois projetos apresentados seguem para apreciação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Fonte: Assessoria de imprensa do deputado




Provérbios LIBERAR O CMOMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO

 
   
 
 
 
 
<
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
       
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados

Site e Conteúdos Desenvolvidos, Produzidos e sob Responsabilidade da LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing
Tel.: (61) 3202-9922
SHIN CA 09 Lt. 16 Sala 115 -  Edf. Greeen Hills
Lago Norte - CEP: 71503-509
Brasília, 26/05/2021 - PL-TV: O Rio em mãos do bem - Entrevista Cláudio Castro

TV-PL: Líder Liberal rechaça tese do "toma lá dá ca" em entrevista 
Brasília, 28/12/2020 - PL-TV: Portinho é convidado a assumir Liderança do PL no Senado
Nova Presidente do PL Mulher
Presidente do Partido Liberal, Tadeu Candelária (PL-SP)
Veja aqui todos os nossos vídeos e nossas reportagens

Secretaria de Comunicação do Partido Liberal
FICHA DE FILIAÇÃO EM PDF Deputados Federais do Partido Liberal da 56ª Legislatura
Senadores do Partido Liberal Veja todas Notícias no Facebook Veja nossos Vídeos no Youtube
  <area shape= Veja nossos Vídeos no Youtube Veja nossos Vídeos no Youtube veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram