Esta Matéria não tem vídeo
Projeto-piloto se inicia nesta semana na região norte do município
Projeto-piloto se inicia nesta semana na região norte do município
Esta Matéria não tem 
vídeo

 

Gestão liberal

de Suzano (SP) implementa ‘Monitoramento
do Cuidado’ na rede básica de Saúde


São Paulo - A rede básica de Saúde de Suzano, cidade sob gestão do prefeito Rodrigo Ashuchi (PL-SP) recebe nesta sexta-feira, 16, o projeto “Monitoramento do Cuidado”, executado pela Diretoria de Atenção à Saúde, em parceria com a Rede de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Doméstica e Sexual (RAPSVDS) e com a Rede de Urgência e Emergência.

A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a prevenção à violência contra segmentos populacionais mais vulneráveis, por meio da análise e acompanhamento multidisciplinar de cada caso.

Segundo a gestão liberal, o projeto-piloto do “Monitoramento do Cuidado” será implementado na região norte do município, contemplando a Unidade de Saúde da Família (USF) Eduardo Nakamura, no Cidade Miguel Badra, e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Dr. André Cano Garcia, no Boa Vista, Stelina Maria Barbosa, no Miguel Badra, e Isaack Oguime, no Parque Maria Helena. De acordo com a diretora de Atenção à Saúde, Flávia Verdugo, esta região concentra o maior contingente populacional de Suzano, mas a ideia é garantir a extensão do projeto para todas os demais territórios da cidade.

A iniciativa foi apresentada na última segunda-feira, 12, ao secretário municipal de Governo, Alex Santos, durante reunião que também contou com a presença da diretora da Rede de Urgência e Emergência, Cíntia Steffens Watanabe, além de Magna Barboza Damasceno, que é coordenadora da RAPSVDS, e Sandra Lopes Nogueira, presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres.

Na ocasião, o grupo pode conhecer detalhes da execução do projeto, que visa a qualificação e articulação da rede de atenção integral, com a implantação dos núcleos de prevenção à violência e implementação de fichas de notificação de violências interpessoais e autoprovocadas.

Segundo a diretora Flávia, o “Monitoramento do Cuidado” constitui uma interlocução entre os equipamentos de urgência e emergência, como o Pronto-Socorro Municipal (PS), o Pronto Atendimento (PA) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que notificaram 79% dos casos de violência. A partir disso, a RAPSVDS que recebe estes casos e distribui na rede de acordo com o território da ocorrência, construiu um monitoramento que considera o grau de vulnerabilidade e a classificação do grau do risco de cada caso.

Por meio deste relatório, que sinaliza a urgência e as especificidades de cada atendimento, o grupo condutor de cada unidade de saúde poderá traçar o melhor acompanhamento multidisciplinar, se atentando a todas as necessidades da vítima. A diretora finalizou explicando que cada unidade de saúde terá um grupo condutor local, que irá compor o ‘Núcleo de Prevenção à Violência’ do território. Flávia avalia que esse é um importante passo do município em prol do fortalecimento das ações para a promoção de saúde e cultura da paz.

O secretário de Governo, Alex Santos, parabenizou a equipe de Saúde e reforçou a importância do instrumento para a comunidade. Ele disse que o combate à violência, sobretudo aquela praticada contra grupos mais vulneráveis da sociedade, como mulheres, idosos e crianças, é uma pauta extremamente urgente. Alex acredita que, com o monitoramento desses casos, será possível conhecer melhor as características observadas em cada parte da cidade, e assim trabalhar diretamente na prevenção, além de prestar total respaldo às vítimas por meio dos equipamentos públicos.

O secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, também lembrou o caráter multidisciplinar da iniciativa. O chefe da pasta destacou que as análises levantadas pelas equipes de atendimento poderão resultar em dados importantes não só para o aprimoramento da Saúde, mas também para demais setores, como a Segurança e a Assistência Social, por exemplo. Para ele, esse é um grande trabalho em rede, que abre possibilidades para a construção de diferentes políticas públicas em Suzano.

Fonte: https://www.suzano.sp.gov.br/web/suzano-implementa-monitoramento-do-cuidado-na-rede-basica-de-saude/




Provérbios LIBERAR O CMOMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO

 
   
 
 
 
 
<
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
       
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados

Site e Conteúdos Desenvolvidos, Produzidos e sob Responsabilidade da LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing
Tel.: (61) 3202-9922
SHIN CA 09 Lt. 16 Sala 115 -  Edf. Greeen Hills
Lago Norte - CEP: 71503-509
Brasília, 26/05/2021 - PL-TV: O Rio em mãos do bem - Entrevista Cláudio Castro

TV-PL: Líder Liberal rechaça tese do "toma lá dá ca" em entrevista 
Brasília, 28/12/2020 - PL-TV: Portinho é convidado a assumir Liderança do PL no Senado
Nova Presidente do PL Mulher
Presidente do Partido Liberal, Tadeu Candelária (PL-SP)
Veja aqui todos os nossos vídeos e nossas reportagens

Secretaria de Comunicação do Partido Liberal
FICHA DE FILIAÇÃO EM PDF Deputados Federais do Partido Liberal da 56ª Legislatura
Senadores do Partido Liberal Veja todas Notícias no Facebook Veja nossos Vídeos no Youtube
  <area shape= Veja nossos Vídeos no Youtube Veja nossos Vídeos no Youtube veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram