Esta Matéria não tem vídeo
*Luiz Carlos Motta, deputado federal (PL-SP)

*Luiz Carlos Motta, deputado federal (PL-SP)
Esta Matéria não tem 
vídeo

 

Artigo

Luiz Carlos Motta: As lições
da crise


Infelizmente, sabemos que esta crise que estamos vivendo não será a última. A história tem mostrado que as adversidades só mudam de nome e de perfil. Podem ser graves, como a da Covid-19, numa combinação perigosa do caos sanitário, de desemprego e econômico. Em menor ou maior gravidade elas sempre estiveram presentes no mundo, principalmente, em países subdesenvolvidos como o Brasil. O que nos conforta é saber que estas ondas vêm e vão. Outro aspecto a considerar: é possível sair da crise com algum aprendizado. O brasileiro tem aprendido a ser mais solidário, a ser cidadão e participar dos movimentos que visam melhorar a vida, sobretudo, dos mais carentes.

Linha direta

O parlamento brasileiro é uma das alternativas mais práticas, eficientes e de fácil acesso para a participação popular. Experimente entrar no Portal da Câmara dos Deputados (www.camara.leg.br) para conferir as várias opções oferecidas com dois ou três cliques. É possível participar de enquetes, enviar perguntas para as audiências interativas, encaminhar mensagens diretamente para o gabinete do seu deputado e propor projetos de lei, entre outras ações que ajudarão o parlamentar a melhorar seu desempenho em prol da sociedade, fazendo com que a Câmara seja a caixa de ressonância das demandas de cada cidadão. Tem até uma área para conferir se uma notícia divulgada nas redes sociais ou por outros meios é falsa ou é fato, além de links de prestação de contas sobre o que é feito com o dinheiro que vem dos impostos que você paga.

Em época de crise, aumenta a justa cobrança de eleitores e não eleitores em relação aos três poderes, incluindo os parlamentares. Estando na linha de frente, conversando com um grande número de pessoas e de representantes de sindicatos, federações, associações e lideranças de diferentes segmentos, tenho observado pedidos por ações que promovam a ampliação do ritmo da vacinação, o auxílio emergencial e o apoio para as empresas evitarem a falência, freando assim a triste escalada do desemprego.

Uma ação muito divulgada nos últimos meses pela imprensa em geral diz respeito às emendas parlamentares, recursos solicitados pelos deputados, que saem do governo federal e vão diretamente para o município, atendendo as necessidades locais. Esta semana, por exemplo, o Congresso Nacional debate um dos temas mais importantes para o futuro do Brasil: o orçamento do Executivo.

Poder

Conhecimento é poder e conhecendo como funcionam as engrenagens da Câmara, o brasileiro pode cumprir melhor o seu papel de cidadão e, conseguir melhorias para a comunidade onde vive. Esse interesse deve levar em conta também o Senado, a Assembleia Legislativa e as Câmaras de Vereadores.

Mesmo não estando presente fisicamente nas casas legislativas, devido à pandemia, por meio da internet é possível interagir com o seu representado numa dessas Casas de Leis. Todas estão trabalhando de forma remota. A crise também serviu para aperfeiçoar as tecnologias dos portais e, assim, facilitar o contato entre a população e o parlamentar ou sua assessoria.

Mesmo que você não goste de política e, com razão, tenha sérias críticas a fazer, não se esqueça de uma frase do filósofo e matemático grego, Platão, que numa tradução livre revela: “Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam”.

*Luiz Carlos Motta, deputado federal (PL-SP)


Artigo publicado no blog do Fausto Macedo




Provérbios LIBERAR O CMOMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO

 
   
 
 
 
 
<
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
       
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados

Site e Conteúdos Desenvolvidos, Produzidos e sob Responsabilidade da LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing
Tel.: (61) 3202-9922
SHIN CA 09 Lt. 16 Sala 115 -  Edf. Greeen Hills
Lago Norte - CEP: 71503-509
Brasília, 26/05/2021 - PL-TV: O Rio em mãos do bem - Entrevista Cláudio Castro

TV-PL: Líder Liberal rechaça tese do "toma lá dá ca" em entrevista 
Brasília, 28/12/2020 - PL-TV: Portinho é convidado a assumir Liderança do PL no Senado
Nova Presidente do PL Mulher
Presidente do Partido Liberal, Tadeu Candelária (PL-SP)
Veja aqui todos os nossos vídeos e nossas reportagens

Secretaria de Comunicação do Partido Liberal
FICHA DE FILIAÇÃO EM PDF Deputados Federais do Partido Liberal da 56ª Legislatura
Senadores do Partido Liberal Veja todas Notícias no Facebook Veja nossos Vídeos no Youtube
  <area shape= Veja nossos Vídeos no Youtube Veja nossos Vídeos no Youtube veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram