PL-TV: Fagundes

reprova proposta da PGR de
equiparar pantanal à Mata Atlântica


Brasília - O senador Wellington Fagundes (PL-MT) solicitou audiência com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio, para tratar de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) ingressada pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, que solicita que o Pantanal seja provisoriamente equiparado à Mata Atlântica.

A PGR (Procuradoria Geral da República) quer a concessão de medida cautelar e aponta omissão do Congresso Nacional em definir uma legislação que proteja o Pantanal.

Comissão

No ano passado, o senador presidiu a Comissão Temporária Especial do Senado que acompanhou a tragédia dos incêndios no pantanal e, no final do ano, apresentou projeto que cria o Estatuto do Pantanal, exatamente por entender que o bioma precisa de uma legislação que estabeleça formas de utilização sustentável de seus recursos naturais. O projeto está em tramitação no Senado e é resultado de discussões com a sociedade civil, organizações não governamentais e grupo de cientistas que indicaram os caminhos para a proteção do bioma.

Novas regras

A equiparação do pantanal à Mata Atlântica pode resultar na adoção de regras de licenciamento, estudo de impacto e compensação ambiental, bem como novas regras para utilização desses recursos naturais sem levar em consideração as características próprias do pantanal. A PGR alega que não há regulamentação até o momento para uso desses recursos naturais e aponta a necessidade de preservação do pantanal.

Preservação

“Isso seria uma catástrofe para a economia local”, avalia o senador. Segundo ele, as regras não podem ser iguais já que o pantanal registra atividades econômicas diferentes, como a bovinocultura e o turismo e, segundo ele, a adoção das mesmas regras da Mata Atlântica poderia inviabilizar essas atividades. “Hoje, 90% das áreas do pantanal estão nas mãos da iniciativa privada e 84% do bioma estão preservados”, lembra.

Fagundes considera que o Estatuto do Pantanal está estruturado no conhecimento de quem vive o dia-a-dia do bioma, além de pesquisas científicas e contribuições de toda a sociedade civil. O pedido da PGR está nas mãos do ministro Marco Aurélio Mello (STF).

Fonte: Da assessoria

 




Provérbios LIBERAR O CMOMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO
Alvaro Valle

 
   
 
 
 
 
<
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
       
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados

Site e Conteúdos Desenvolvidos, Produzidos e sob Responsabilidade da LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing
Tel.: (61) 3202-9922
SHIN CA 09 Lt. 16 Sala 115 -  Edf. Greeen Hills
Lago Norte - CEP: 71503-509
TV-PR: Tiririca está entre os 10 melhores deputados segundo pesquisa
TV-PL: Líder Liberal rechaça tese do "toma lá dá ca" em entrevista 
Brasília, 28/12/2020 - PL-TV: Portinho é convidado a assumir Liderança do PL no Senado
Nova Presidente do PL MUlher
Presidente do Partido Liberal, Tadeu Candelária (PL-SP)
Alvaro Valle
Veja aqui todos os nossos vídeos e nossas reportagens

Secretaria de Comunicação do Partido Liberal
Deputados Federais do Partido Liberal da 56ª Legislatura
Senadores do Partido Liberal VEJA NOSSO FACE
Veja nossos Vídeos no Youtube
  <area shape= Veja nossos Vídeos no Youtube Veja nossos Vídeos no Youtube veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram BAIXE O VÍDEO EM WMV
BAIXE O VÍDEO EM MOV
VEJA O VÍDEO NO YOUYUBE BAIXE O VÍDEO EM MP4 BAIXE O VÍDEO EM MOV BAIXE O VÍDEO EM FLV