PL-TV: Fagundes

reprova proposta da PGR de
equiparar pantanal à Mata Atlântica


Brasília - O senador Wellington Fagundes (PL-MT) solicitou audiência com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio, para tratar de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) ingressada pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, que solicita que o Pantanal seja provisoriamente equiparado à Mata Atlântica.

A PGR (Procuradoria Geral da República) quer a concessão de medida cautelar e aponta omissão do Congresso Nacional em definir uma legislação que proteja o Pantanal.

Comissão

No ano passado, o senador presidiu a Comissão Temporária Especial do Senado que acompanhou a tragédia dos incêndios no pantanal e, no final do ano, apresentou projeto que cria o Estatuto do Pantanal, exatamente por entender que o bioma precisa de uma legislação que estabeleça formas de utilização sustentável de seus recursos naturais. O projeto está em tramitação no Senado e é resultado de discussões com a sociedade civil, organizações não governamentais e grupo de cientistas que indicaram os caminhos para a proteção do bioma.

Novas regras

A equiparação do pantanal à Mata Atlântica pode resultar na adoção de regras de licenciamento, estudo de impacto e compensação ambiental, bem como novas regras para utilização desses recursos naturais sem levar em consideração as características próprias do pantanal. A PGR alega que não há regulamentação até o momento para uso desses recursos naturais e aponta a necessidade de preservação do pantanal.

Preservação

“Isso seria uma catástrofe para a economia local”, avalia o senador. Segundo ele, as regras não podem ser iguais já que o pantanal registra atividades econômicas diferentes, como a bovinocultura e o turismo e, segundo ele, a adoção das mesmas regras da Mata Atlântica poderia inviabilizar essas atividades. “Hoje, 90% das áreas do pantanal estão nas mãos da iniciativa privada e 84% do bioma estão preservados”, lembra.

Fagundes considera que o Estatuto do Pantanal está estruturado no conhecimento de quem vive o dia-a-dia do bioma, além de pesquisas científicas e contribuições de toda a sociedade civil. O pedido da PGR está nas mãos do ministro Marco Aurélio Mello (STF).

Fonte: Da assessoria

 




Provérbios LIBERAR O CMOMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO
Alvaro Valle

 
   
 
 
 
 
<
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
       
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados

Site e Conteúdos Desenvolvidos, Produzidos e sob Responsabilidade da LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing
Tel.: (61) 3202-9922
SHIN CA 09 Lt. 16 Sala 115 -  Edf. Greeen Hills
Lago Norte - CEP: 71503-509
Brasília, 26/05/2021 - PL-TV: O Rio em mãos do bem - Entrevista Cláudio Castro

TV-PL: Líder Liberal rechaça tese do "toma lá dá ca" em entrevista 
Brasília, 28/12/2020 - PL-TV: Portinho é convidado a assumir Liderança do PL no Senado
Nova Presidente do PL MUlher
Presidente do Partido Liberal, Tadeu Candelária (PL-SP)
Alvaro Valle
Veja aqui todos os nossos vídeos e nossas reportagens

Secretaria de Comunicação do Partido Liberal
FICHA DE FILIAÇÃO EM PDF Deputados Federais do Partido Liberal da 56ª Legislatura
Senadores do Partido Liberal VEJA NOSSO FACE
Veja nossos Vídeos no Youtube
  <area shape= Veja nossos Vídeos no Youtube Veja nossos Vídeos no Youtube veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram BAIXE O VÍDEO EM WMV
BAIXE O VÍDEO EM MOV
VEJA O VÍDEO NO YOUYUBE BAIXE O VÍDEO EM MP4 BAIXE O VÍDEO EM MOV BAIXE O VÍDEO EM FLV